sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Olhão: Homenagem a Eduardo Conceição Pires


O Município de Olhão e a Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO) vão homenagear, no dia 13 de Novembro, Eduardo Conceição Pires. O ilustre olhanense foi o primeiro presidente da Assembleia Municipal de Olhão e da Assembleia-Geral da ACASO.
Do programa da homenagem constam, às 15h30, o descerramento de uma placa toponímica numa rua da cidade de Olhão (ver mapa abaixo) e às 16h00 uma sessão solene no Auditório da Biblioteca Municipal.
Natural da Freguesia de Olhão, onde nasceu em 8 de Dezembro de 1934, Eduardo Conceição Pires sempre viveu na sua terra natal. Casou com Júlia Tavares Sobral Arcanjo, professora do ensino primário, já falecida. Do matrimónio nasceram uma filha e um filho. Tem cinco netos. Frequentou, em Faro, a antiga Escola Tomás Cabreira, onde concluiu o curso comercial.
Desde muito novo, mal atingiu a maioridade, iniciou a actividade comercial no estabelecimento do pai, situado na Baixa do Comércio de Olhão (Rua Teófilo Braga). Primeiro, a colaborar com o pai no comércio a retalho e, depois, assumindo a gerência, foi pioneiro em Olhão no pronto-a-vestir.
Durante 45 anos manteve a sua actividade comercial até 1999, data em que se reformou.
O seu trato afável e generoso, a sua honestidade, humildade e carácter granjearam-lhe estima, prestígio e consideração dos que com ele conviviam, mostrando sempre solidariedade e espírito de ajuda, quer no exercício profissional, quer no sentido de ser útil à sua terra e aos seus conterrâneos, que o levaram a ter uma participação cívica muito activa, tanto em colectividades ou instituições de que foi dirigente ou atleta. Foi com esse espírito de servir a causa pública que, certamente, aceitou o convite para se candidatar a Presidente da Assembleia Municipal de Olhão nas primeiras eleições autárquicas pós-25 de Abril, em 1976, tendo sido eleito e exercido o mandato de Janeiro de 1977 a Dezembro de 1979, com isenção e competência, por todos reconhecida.
Foi, portanto, o primeiro Presidente da Assembleia Municipal de Olhão. Nunca se filiou em qualquer partido político. Foi também o primeiro Presidente da Assembleia-Geral da ACASO, cargo para o qual foi eleito várias vezes.
Desde muito jovem teve uma acção muito diversificada na vida social e desportiva da sua terra, como a seguir se pode exemplificar, discriminando-se as inúmeras entidades, clubes e colectividades de que foi dirigente ou atleta, para além dos cargos já referidos na Assembleia Municipal e na ACASO:
Direcção do Grupo Naval de Olhão, dos extintos Clube de Amadores de Pesca de Olhão e Clube Recreativo Olhanense (Grémio); Presidente do Conselho Fiscal da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e da Sociedade Recreativa Progresso Olhanense; Secretário da Mesa da Assembleia-Geral do Clube de Caçadores Portugueses, Delegação de Olhão; jogador de futebol júnior do Sporting Clube Olhanense; jogador de basquetebol do Ginásio Clube Olhanense e do Clube Desportivo “Os Olhanenses”; pertenceu aos Escuteiros de Portugal – grupo n.º 6.