sexta-feira, 10 de setembro de 2010

EXPOSIÇÃO “FOTÓGRAFOS E FOTOGRAFIA – RETRATOS DE PRESIDENTES” DESPEDE-SE DE FARO COM ENTRADAS LIVRES




Por ocasião da celebração do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portugueses 10 de Junho -, em que Faro foi sede das Comemorações Oficiais, o Museu da Presidência da República inaugurou a exposição “Fotógrafos e Fotografia – Retratos de Presidentes”, a qual está patente no Paço Episcopal (junto ao Largo da Sé) até ao próximo dia 12 de Setembro.
Esta exposição irá despedir-se de Faro oferecendo a todos os farenses e demais visitantes a possibilidade de visitarem este espaço nos dias 11 e 12 de Setembro (Sábado e Domingo) gratuitamente.
Dar a conhecer e valorizar o acervo fotográfico do Museu da Presidência da República é o objectivo desta iniciativa que mostra pela primeira vez ao público os originais de algumas das mais relevantes e curiosas fotografias dos chefes de Estado portugueses.
Num total de quase duas centenas de imagens, e cobrindo um período que se estende de meados do século XIX à actualidade, mostram-se fotografias de estúdio, retratos oficiais e fotos publicadas na imprensa, relativas a vários aspectos da vida pública e privada dos Presidentes da República. Esta exposição é, por isso, um valioso contributo para a história da fotografia em Portugal, tendo servido de pretexto para se recensear, estudar e dar a conhecer o trabalho de mais de 70 fotógrafos e estúdios fotográficos, nacionais e estrangeiros. Estão representados nomes como Alfred Fillon, João Francisco Camacho, Eugène Pirou, Joshua Benoliel, Arnaldo Garcez, Firmino Marques da Costa ou Beatriz Ferreira, já falecidos, ou Eduardo Gageiro e Alfredo Cunha ou do luso descendente Pete Souza, fotógrafo oficial de Barack Obama.
"Fotógrafos e Fotografia – Retrato de Presidentes" apresenta também extractos de entrevistas aos profissionais que, desde 1976, exerceram as funções de fotógrafos oficiais do Presidente da República, tendo por missão acompanhá-lo em todos os actos oficiais. Eduardo Gageiro, Luís Vasconcelos, Alfredo Cunha, Jorge Brilhante e Luís Filipe Catarino – fotógrafo oficial de Aníbal Cavaco Silva – reflectem sobre os momentos mais relevantes dos seus percursos profissionais.
Tratando-se de uma exposição de fotografia centrada na figura dos Presidentes, complementada com registos audiovisuais das suas actividades e dos momentos mais significativos do seu mandato, esta é, também, uma boa ocasião para revisitar alguns dos momentos históricos mais relevantes da República Portuguesa, no ano em que se comemora o seu primeiro centenário.