
No âmbito do Cittaslow, Tavira recebeu, no dia 12 de Agosto, uma comitiva representativa das sete cidades da Coreia do Sul que integram este movimento.
A vinda desta delegação prende-se com a necessidade de reforçar a parceria existente, os conhecimentos e a troca de experiências, assim como dar a conhecer o modo de vida dos tavirenses.
Tavira aderiu, em 2008, juntamente, com os municípios algarvios de São Brás de Alportel, Silves e Lagos a este movimento internacional, sendo um dos fundadores da Associação Cittaslow Portugal.
As Cittaslow são cidades de pequena/média dimensão, com menos de 50 mil habitantes, que partilham a preservação da tradição, tranquilidade e qualidade gastronómica.
A Associação Internacional Cittaslow foi criada, em 15 Outubro de 1999, tendo como seu fundador Paolo Saturnini, presidente de Greve, em Chianti (Itália), conjuntamente com os presidentes de Bra, Orvieto e Positano em colaboração com Carlo Petrini, pai do movimento “slow food”.
Actualmente encontram-se na rede Itália, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos da América, Espanha, França, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça e Turquia, num total de 135 cidades, que partilham vivências no âmbito do conceito “slow”.
Para saber mais sobre as Cittaslow e Slowfood consulte: www.cittaslow.net e www.slowfood.com.