domingo, 25 de julho de 2010

Teatro: O Homem da Capa Verde em Lagoa


Associação Cultural de Lagoa, com o seu grupo de teatro experimental, irá apresentar nos dias 30 e 31 de Julho de 2010 (ambos os dias às 21h30), no Auditório do Convento S. José (Lagoa), um trabalho final, produto de três Laboratórios de teatro para Principiantes, realizados em 2009, sob a forma de uma peça de Teatro adaptada e encenada por Rui Mimoso, intitulada "O Homem da Capa Verde", a partir de um texto de Fernando de Paços.
Segundo o encenador, a ideia geral do texto está relacionada com o universo do dinheiro e com vários elementos objectivos e subjectivos inerentes a esse bem ou mal. O jovem soldado Lindolfo regressa da guerra e ao procurar um merecido descanso perto duma pequena horta, é subitamente, surpreendido por uma voz que ecoa de um milheiral. Será um diabo endiabrado, ou um tarelho matreiro como se de gente se tratasse? Mais parece a voz do Diabo que nos conta a história duma capa verde que deita dinheiro pelos bolsos. Fica por saber quem é mais manipulado: se o soldado, se o diabo?
Nesta adaptação de um conto, designado de infantil, o encenador pretende por um lado, focar o tema mais repetitivo da actualidade: A Economia, a crise e a eterna questão se afinal, dinheiro traz felicidade. É, também, sugerido a reflexão sobre as diversas catalogações que recentemente invadem o universo do teatro em Portugal, tais como: teatro científico, teatro performativo, teatro para a terceira idade, teatro infantil e até mesmo teatro dentro do teatro, só para citar algumas. Para o encenador, a forma de estar no teatro é tão mais simples, quanto efémera. E acrescenta que, o melhor barómetro da qualidade de uma peça de teatro, são as crianças. Quer pela sua disponibilidade e pureza de aceitar as coisas tal como são, quer pela crueldade de criticarem com verdade aquilo que viram.
A entrada para o espectáculo é realizada estritamente através de uma pré-reserva (ou convite) e é limitada a uma lotação máxima de 100 lugares (para maiores de 6 anos), por espectáculo, sendo sugerido contactar, o número 282010080 (de Segunda a Sexta-feira, das 18h às 20h) para mais informações (e/ou para efectuar a pré-reserva) ou em alternativa, sugere-se o envio de um SMS para o 965017845 com a seguinte informação: Nome, dia do espectáculo, e quantidade de pessoas. Não existe valor definido para a entrada, mas o público será convidado a deixar um donativo.