domingo, 27 de junho de 2010

Portimão: Gilmour vence etapa portuguesa do World Match Racing Tour


Final do Portimão Portugal Match Cup disputada entre australianos
A final do Portimão Portugal Match Cup terminou esta tarde e Peter Gilmour (AUS) da YANMAR Racing sagrou-se o grande vencedor desta prova. Gilmour derrotou o seu aprendiz Torvar Mirsky (AUS) da Mirsky Racing Team, que tinha vencido a etapa portuguesa no ano passado. Numa eliminatória em que o vencedor seria o que primeiro a obter dois pontos, Gilmour venceu o segundo e o terceiro “flight”, e perdeu no primeiro. Esta 4ª etapa do World Match Racing Tour, “special event” da ISAF (Federação Internacional de Vela) decorreu na Marina de Portimão, entre 23 e 27 de Junho.
O terceiro e o quarto lugar disputado por Ian Williams e Adam Minoprio, numa eliminatória de “morte súbita” ditou que o vencedor do World Match Racing Tour 2009 ficasse no terceiro lugar na etapa portuguesa.
Este último dia começou com a disputa dos últimos “flights” das Meias Finais logo pela manhã, sob ventos muito fracos, entre as quatro equipas apuradas – Torvar Mirsky versus Ian Williams e Peter Gilmour versus Ian Williams. Tanto Mirsky como Gilmour conseguiram vencer as equipas adversárias nos três primeiros “flights (3 - 0).
“Foram intensos dias de competição com todas as tripulações profundamente empenhadas na vitória. O Portimão Portugal Match Cup reuniu todos os requisitos fundamentais para uma competição de nível internacional, reconhecida por todos os intervenientes e elogiada por todos os que a puderam acompanhar de perto. É com um sentimento de enorme satisfação que damos os parabéns a tripulação liderado por Peter Gilmour que em muito dignificou a etapa portuguesa do circuito internacional do World Match Racing Tour”, comenta Justino de Sá Machado, presidente da Sun Sailing Team, empresa do Grupo Sá Machado que detém os direitos de organização do evento em Portugal.
O australiano Peter Gilmour é um dos mais respeitados e temidos concorrentes no World Match Racing Tour, tendo sido por três vezes campeão mundial de Match Racing. Este conhecimento não vem só do circuito de Match Race, mas também dos consagrados campeonatos do America´s Cup. Durante 25 anos foi um adversário formidável para todos, alcançando sistematicamente o topo do ranking mundial. Três vitórias em circuitos de Match Racing Grau 1 da ISAF e por duas vezes em 3º lugar são a prova do seu sucesso. Gilmour começou a velejar com sete anos de idade em Perth. Aos 16 anos de idade, competiu no seu primeiro campeonato mundial, tendo terminado em 21º lugar.