sábado, 15 de maio de 2010
APOS - Conferência sobre Boris Skossyreff: o homem que quis ser Rei em Andorra e foi mano-rei em Olhão!
Próximo sábado (dia 22 de Maio), às 15h, na Sociedade Recreativa Olhanense.
Em 1934, um aventureiro intelectual e romântico de origem russa chamado Boris Skossyreff ocupa o poder em Andorra e é proclamado Rei Boris I. Depois duas semanas de “reinado”, foi preso e expulso para Portugal, acabando por permanecer alguns meses em Olhão, em 1935, até sair para França. Este efémero “rei” teve uma vida deveras atribulada e nunca esqueceu a ajuda que muitos portugueses, particularmente os olhanenses Francisco Fernandes Lopes e Carlos Fuzeta, lhe prestaram nos momentos mais difíceis. Devido à correspondência trocada com Francisco Fernandes Lopes, a APOS pôde desvendar alguns pormenores de uma página da História de Andorra que até ao momento, permanecia nebulosa.
Faz este ano precisamente 75 anos que Boris passou pelo Algarve.
Atendendo a todas as informações inéditas que a APOS encontrou nas suas pesquisas, o antigo Embaixador de Andorra em Portugal, Jaume Gaytan, veio a Olhão no dia 19 de Maio de 2008.
No próximo sábado, dia 22 de Maio, às 15h, o presidente da APOS (António Paula Brito) dará uma conferência sobre Boris Skossyreff na Sociedade Recreativa Olhanense, com entrada livre e um interesse adicional: esta conferência poderá também ser vista em directo pela internet, no site da APOS, em www.olhao.web.pt .