quarta-feira, 14 de abril de 2010
VR Stº. António: Exposição "Plantas que curam. Usos e saberes na medicina popular"
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, preside à inauguração da exposição “Plantas que curam. Usos e saberes na medicina popular”, que se realizará no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, localizado na Antiga Escola Primária de Santa Rita, na próxima sexta-feira, dia 16 de Abril pelas 18.00. Estarão presentes o ervanário Mestre Salgueiro, a benzedeira D. Toletina Pereira e outros elementos da comunidade local.
Existiu até há bem pouco tempo, nos meios rurais, um saber empírico, transmitido de geração para geração, sobre as propriedades medicinais das plantas. Gentes do campo e do mar acudiam a curandeiros ou a endireitas, em busca de benzeduras de afitos ou de nervos torcidos, dos quebrantos com maus-olhados ou das curas dos ouvidos, numa altura em que a crença era parte do remédio. É este o mote para uma nova exposição “Plantas que curam. Usos e saberes na medicina popular” no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela. Serão abordadas as antigas utilizações terapêuticas que as populações rurais têm vindo desenvolver em torno das plantas, tendo-se para o efeito recolhido testemunhos de ervanários, curandeiras e benzedeiras que ainda hoje detêm estes valiosos saberes. Será ainda recriada uma antiga ervanária com as várias ervas utilizadas para a preparação dos tratamentos, e uma casa de fogo – o local onde muitas das mezinhas eram preparadas e aplicadas.
A exposição nasce na sequência do projecto educativo “Para que servem as plantas? Usos antigos da flora algarvia”, desenvolvido pelo CIIPC com a comunidade educativa do concelho de 2008-2010 e poderá ser visitada no edifício do CIIPC, localizado na Antiga Escola Primária de Santa Rita, durante os dias da semana, das 9h00 às 17h00 até Outubro de 2010.