quarta-feira, 7 de abril de 2010

Albufeira: AUTARQUIA E APAL ASSINAM PROTOCOLO




Promoção turística e Desenvolvimento Económico envolve Autarquia e Associação

O protocolo de colaboração entre o Município e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira foi assinado na passada 2ª feira. A Agência ficará dotada de verba para promover de modo mais eficaz as potencialidades de Albufeira. Desde já, a certeza de uma reconquista: o mercado escandinavo.
Foi assinado em cerimónia pública, o protocolo de colaboração entre o Município de Albufeira e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira. A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos paços do Concelho e envolveu diversas entidades e empresários locais. O documento implica uma comparticipação financeira, por parte da autarquia que atingirá os 120 mil euros.
Este protocolo vai permitir a continuidade das acções de promoção do destino Albufeira, junto do mercado interno e estrangeiro. Nos últimos anos, o trabalho realizado por APAL e Município de Albufeira tem permitido a aproximação junto de mercados com potencial, nomeadamente na vizinha Espanha, onde Albufeira tem trabalhado em Parceria com cidades como Sevilha e Vigo.
Na sua intervenção, Desidério Silva abordou a recente visita à Tur - Feira Turística, na cidade sueca de Gotemburgo, certame que decorreu entre os dias 25 e 28 de Março. “Para minha grande decepção, naquele mercado escandinavo que foi já um dos grandes pilares do turismo algarvio, encontrava-se apenas um pequeno stand a representar Portugal e fazendo apenas referência aos Açores e à Madeira. Eu pensei que ia encontrar o Algarve. Era o mínimo”, lamentou-se Desidério Silva frente aos empresários. Esta é, de resto uma das próximas apostas de Município e Agência que desenvolverão contactos comerciais e institucionais com várias cidades nórdicas. Em simultâneo, Albufeira assegurou já presença na edição 2011 da Tur.
O autarca aproveitou o ensejo para divulgar que em Maio seria dado a conhecer o Programa de Verão estando também a ser trabalhada uma campanha inovadora para dinamizar a época baixa. Mas deixou o alerta: “não cheguem ao fim do ano e encerrem os restaurantes e os hotéis para férias, caso contrário, andamos a desperdiçar dinheiro e esforços”.
Por seu turno, a APAL, pela voz do seu Vice-Presidente, José Santos, congratulou-se pelo facto de mais empresários hoteleiros se terem associado a esta Agência, mas lamenta que o mesmo não aconteça com os empresários da restauração. Reconhecendo que a cidade de Albufeira está cada vez mais apelativa, mais limpa e mais agradável, os empresários agradeceram este novo impulso financeiro dado à Agência e mostraram-se dispostos a fazerem mais e de modo mais pró-activo.