sexta-feira, 5 de março de 2010

São Brás de Alportel convida a desvendar os mistérios “Da Forma da Escrita à Escrita da Forma”


Amanhã, sábado, dia 6, pelas 17h00, o Centro Museológico do Alportel inaugura a exposição colectiva “Da Forma da Escrita à Escrita da Forma”, do Grupo do Sudoeste.
A paixão pelas artes e pelo poder de criação uniu cerca de 12 elementos, que constituem o Grupo do Sudoeste. Este grupo surgiu no âmbito do módulo de Cerâmica Raku, orientado pelo professor Alberto Lino, e do módulo de Escultura e Cerâmica, do Departamento de Cerâmica da Escola Artística António Arrio, leccionado pela professora Elsa Gonçalves, que resultou de uma visita ao Museu da Escrita do Sudoeste, em Almodôvar.
O Fascínio pelas formas e pela riqueza plástica dos objectos do museu deu origem a este módulo de estudo, mas também a um grupo dinâmico que explora e dá continuidade às características da Escrita do Sudoeste nas suas obras artísticas.
A Escrita do Sudoeste foi utilizada entre os séculos VII e V Antes de Cristo, apresentando-se da direita para a esquerda sobre estelas, monumentos feitos de pedra trabalhados com imagens e inscrições.
É com base neste mundo escrito em pedra que o Grupo do Sudoeste apresenta um conjunto de esculturas e cerâmicas criadas a partir de conceitos e símbolos históricos. Os vestígios arqueológicos, as letras e os signos, as técnicas de cerâmica Raku aplicadas à escrita do sudoeste são alguns dos temas explorados pelos artistas.
Os visitantes podem contar com a presença dos autores “Da Forma da Escrita à Escrita da Forma”, no dia da inauguração, dia 6, pelas 17h00, e saber um pouco mais sobre o conteúdo simbólico patente nas peças expostas e ainda partilhar perspectivas artísticas sobre esta nova forma de transportar para a arte vestígios do passado.
A exposição estará patente ao público, no Centro Museológico do Alportel, até dia 13 de Maio, de 3ª feira a domingo, entre as 14h00 e as 17h00, ou ainda mediante a marcação prévia da visita através do Tel. 289 843 711 ou 962 471 272.