sábado, 20 de março de 2010
Em Vilamoura: Ana Jorge anunciou "para breve a publicação da regulamentação das UCSPs"
Ministra da Saúde, hoje, no encerramento do 27º Encontro Nacional de Clínica Geral
Recursos humanos e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde foram as palavras-chave no final do maior evento português da Medicina Geral e Familiar. Ana Jorge aproveitou também a oportunidade para anunciar para breve a publicação da regulamentação das UCSPs.
No seu discurso, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, reconheceu a longa história deste encontro e as circunstâncias que proporcionam a reunião de médicos de Medicina Geral e Familiar na partilha de conhecimentos.
Ana Jorge aproveitou também a oportunidade para anunciar para breve a publicação da regulamentação das UCSPs e para se pronunciar sobre a medida de carácter excepcional aprovada esta semana pelo Governo que permitirá ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) contratar, durante os próximos três anos, médicos aposentados ou que pediram reforma antecipada. Esta medida garante uma maior autonomia ao SNS e os direitos dos profissionais estarão assegurados.
Durante quatro dias, o 27º Encontro Nacional de Clínica Geral, subordinado ao tema “Projectar uma década”, reuniu mais de 1500 médicos e profissionais ligados à área da Saúde, em Vilamoura, com o objectivo de preparar os próximos dez anos de trabalho que serão pontuados pela evolução tecnológica, pela rápida partilha de conhecimento e pelas crescentes e diversificadas necessidades médicas da sociedade.
No encerramento do Encontro, João Sequeira Carlos, Presidente da Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG), entidade organizadora do evento, reafirmou o balanço positivo da iniciativa: “O sucesso desta edição do Encontro Nacional de Clínica Geral derivou de todos os congressistas e participantes que, de forma dinâmica, contribuíram para o desenvolvimento da especialidade na sua dimensão política, organizacional, académica e técnico-científica.”