quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Portugal e Espanha vão debater cooperação em matéria de segurança


O ministro do Interior espanhol vem a Lisboa, na próxima quinta-feira, para abordar a cooperação bilateral em matéria de segurança. O “combate à ETA” será um dos temas abordados no encontro.

A visita do ministro do Interior espanhol a Lisboa na quinta-feira decorre de um convite do Estado português, que pretende abordar a cooperação bilateral em matéria de segurança, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Ministério da Administração Interna.

“O convite endereçado ao Ministro do Interior Espanhol tem como objectivo efectuar um balanço da cooperação entre os dois Estados em matéria de segurança, pretendendo-se ainda analisar as perspectivas de cooperação futura”, lê-se no comunicado divulgado pelo Ministério da Administração Interna, tutelado por Rui Pereira.

O “combate à ETA” será um dos assuntos abordados no encontro.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detectou no início do mês uma moradia na zona de Óbidos onde estavam armazenados mais de mil quilos de material explosivo e que, segundo as autoridades espanholas, tinha sido alugada a dois membros da ETA, organização considerada terrorista que defende a independência do País Basco.
msn

Ainda segundo o Governo de Madrid, esta casa era a nova fábrica de bombas da ETA e os dois suspeitos de terem ocupado a moradia trabalhariam com Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barrón, detidos em Torre de Moncorvo em meados de Janeiro depois de terem fugido à Guardia Civil de Espanha. Os dois estão detidos em Portugal, tendo as autoridades espanholas pedido a sua extradição.