segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Mais de 5000 adultos certificados pelos Centros Novas Oportunidades do Turismo de Portugal




Só em 2009, mais de mil formandos obtiveram certificação - Turismo de Portugal
Os três Centros Novas Oportunidades (CNO) do Turismo de Portugal, instalados nas Escolas de Lisboa, Coimbra e Algarve, certificaram um total de 5300 adultos ao longo dos últimos oito anos, ao nível do ensino básico e secundário. Mais de 50 por cento dessas certificações ocorreram nos últimos três anos, quando cerca de 2900 candidatos dos dois níveis de ensino concluíram os seus estudos.
Se no ano de abertura, apenas 50 adultos foram certificados nos centros da rede escolar do Turismo de Portugal, só no ano passado mais de 1100 formandos obtiveram aqui a sua certificação escolar e/ou profissional. O número de adultos certificados pelos CNO do Turismo de Portugal tem vindo a crescer sistematicamente desde 2001, quando este Instituto aderiu à rede dos então Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
Seja pelas necessidades pessoais e profissionais da população adulta ou pelas novas exigências do mercado empregador, há cada vez mais interessados em regressar à escola, o que justifica um reforço do investimento do Estado na sua formação. A melhoria, certificação e validação de competências nas Escolas do Turismo de Portugal é um dos eixos prioritários da sua estratégia de abertura e relacionamento com as comunidades envolventes, contribuindo para o seu desenvolvimento social e económico.
Os CNO do Turismo de Portugal estão abertos a todos os adultos que preencham os requisitos e aos profissionais do sector que queiram ver as suas competências certificadas até ao 12.º ano de escolaridade. O objectivo é contribuir para aumentar o nível de qualificação escolar e profissional da população adulta através da valorização da aprendizagem ao longo da vida, realizada em contextos formais e informais.
O Turismo de Portugal incentiva a inscrição dos profissionais do sector do Turismo nos seus CNO, para reforçar a sua qualificação, em articulação com a formação continua de activos existentes nas escolas. As equipas dos CNO estão, actualmente, a adaptar os conteúdos programáticos de todos os cursos das Escolas do Turismo de Portugal para que os profissionais do sector do Turismo obtenham a sua validação de forma rápida a eficaz, valorizando todos os que investiram na sua formação ao longo da vida.
Os Centros Novas Oportunidades do Turismo de Portugal são tutelados pela Agência Nacional das Qualificações, cumprindo as orientações constantes na Carta de Qualidade, que servem de indicadores de qualidade para os CNO.