quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

“A CRISE” É A CONVIDADA ESPECIAL DO CARNAVAL DE LOULÉ 2010


A poucos dias do Carnaval, a Câmara Municipal de Loulé, entidade promotora do evento, anuncia o nome da convidada especial do mais antigo corso do país. Depois de grandes estrelas da televisão e do mundo artístico terem já desfilado na Avenida José da Costa Mealha, este ano o centro das atenções vai ser “A Crise”, artista de renome internacional que está a dar muito que falar por esse mundo fora.
Naquele que será “o cachet mais elevado de toda a história do Carnaval de Loulé”, “A Crise” que está a afectar o país surge aqui ao jeito de sátira ao actual panorama económico internacional, mas sobretudo português.
Esta convidada vai desfilar entre os 15 carros alegóricos cuja decoração remete para o tema escolhido para esta edição - “No Mundo do Espectáculo”. O Fado, o Samba, o Ilusionismo e outras vertentes do espectáculo estarão retratados nestes carros onde a criatividade é uma imagem de marca.
Cabeçudos, gigantones, escolas de samba, grupos de animação trarão a alegria, cor e ritmo à artéria principal da cidade, nos dias 14, 15 e 16, num corso marcado pelo humor e pela sátira social e política.
Mas este ano a Câmara Municipal de Loulé pretende reviver o passado em que festa era feita sobretudo graças à participação da comunidade, que se reunia para criar os carros e trajes dos tripulantes, numa manifestação de orgulho pela sua festa, num período anterior à profissionalização do Carnaval. Nesse sentido, algumas associações desportivas, culturais e sociais do Concelho formaram grupos de animação que estão a confeccionar os seus fatos carnavalescos e a ensaiar coreografias e animações que servirão de base à sua participação no corso.
Ao mesmo tempo, é feito um apelo aos residentes na Avenida para que participem, colorindo e decorando as suas varandas com motivos alusivos ao Carnaval e ao tema deste ano.
Refira-se que para além de ser uma das mais enraizadas tradições louletanas, ao longo dos tempos o Carnaval de Loulé tornou-se no maior cartaz turístico da região durante a época baixa e um período do ano importante para a dinamização comercial da cidade.

Programa diversificado

A animação na cidade começa logo na sexta-feira, 12 de Fevereiro, pelas 22h00, com um Arraial de Carnaval organizado pelos estudantes do INUAF e que terá lugar na Cerca do Convento. O grupo Axé Baía vai animar a festa com o ritmo da música brasileira.
No sábado, 13, no Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, o Motoclube de Loulé organiza o 19º Encontro Motard Cidade de Loulé, um evento que marca também o programa de animação de Carnaval.
Àtarde, a partir das 15h00, a Avenida José da Costa Mealha recebe um mini-corso, naquela que é mais uma edição do Carnaval Infantil. As escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do Concelho participam nesta festa e as crianças terão a oportunidade desfilar com os fatos criados para o propósito e inspirados nas mais diversas temáticas. Ao longo da tarde, os mais novos vão poder assistir ainda a um espectáculo infantil e brincar nos insufláveis.
Esta tarde é também de folia para os idosos, já que a Divisão de Acção Social, Saúde e Família da Câmara de Loulé organiza um Baile de Carnaval Sénior, no Salão de Festas de Loulé, às 16h00, integrado no Projecto “Bem Me Quer, com vista a promover o convívio entre a população desta faixa etária.
A partir das 22h00, o Convento de Santo António recebe a Festa de Carnaval dedicada aos “Ícones do Cinema”. Este é o mote para uma noite animada por DJ’s, em que quem aqui vier poderá mascarar-se de acordo com a temática e encarnar uma das personagens que marcaram a história da sétima arte.
O Domingo Gordo começa com o Grande Prémio Carnaval de Atletismo Loulé Concelho, que se realiza na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 10h00. Esta prova destina-se a vários escalões - Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.
E às 15h00 arranca o desfile do corso, que voltará à Avenida na segunda-feira (dia 15) e na terça-feira (dia 16).
Na véspera de Carnaval, segunda-feira, a partir das 22h00, o Palácio do Nera, na Zona Industrial de Loulé, vai engalanar-se para receber os foliões num Baile de Gala dedicado ao Cinema. A “Arte & Música Big Band com Quarteto de Cordas” e “Revolution” são os artistas convidados.
Neste programa de animação de Carnaval há ainda a referir mais duas iniciativas: a 7ª Prova Internacional de Velocidade em Patinagem, no dia 16, às 10h00, na Avenida José da Costa Mealha, e a 36ª Semana Internacional de Vela, que acontece na Marina de Vilamoura, nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro.
RECEITAS DO CARNAVAL DE LOULÉ 2010 REVERTEM A FAVOR DA INSTITUIÇÂO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DA SERRA DO CALDEIRÃO

A Câmara Municipal de Loulé deliberou atribuir a receita proveniente da realização da edição de 2010 do Carnaval de Loulé à Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão.

À semelhança do que aconteceu no ano transacto com a Santa Casa da Misericórdia de Loulé, pretende-se apoiar as actividades desta instituição particular de solidariedade social, nas suas áreas de intervenção.

A iniciativa vai de encontro à génese do Carnaval, num período em que o evento tinha um cariz marcadamente social, o chamado “Bodo dos Pobres”. Durante muitos anos, foi a Santa Casa da Misericórdia a organizadora e beneficiária dos proveitos retirados da sua realização, podendo desta forma prosseguir os seus objectivos ligados à assistência, benemerência e intervenção social alargada.

Agora, a Autarquia de Loulé recupera esta tradição, que ganha uma maior relevância num período de crise, onde são muitas as dificuldades por parte das ipss em dar resposta aos problemas das populações mais desfavorecidas.

O preço das entradas no Carnaval é de 2 euros, e em média, em cada ano, entram no corso cerca de 90 mil visitantes.

A Instituição de Solidariedade da Serra do Caldeirão, com sede no Barranco do Velho, tem levado a cabo um assinalável trabalho de beneficência nas freguesias de Salir e Ameixial, envolvendo actividades como a ocupação saudável de tempos livres, apoio domiciliário a idosos e incapacitados e até apoio alimentar. A instituição trabalha sobretudo junto da terceira idade, numa área territorial marcada pelo envelhecimento da população e pela desertificação.

Recorde-se que está em curso o projecto desta instituição para a construção de um Lar para Idosos e Lar Residencial para Deficientes, equipamentos que surgem como uma extensão funcional de valências do Centro Comunitário de Nossa Senhora da Conceição. As receitas do Carnaval serão, de certo, um pequeno mas importante contributo para esta obra.