quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ALGARVE RECEBEU 3 PRÉMIOS DO TURISMO DE PORTUGAL


MUSEU DE PORTIMÃO TAMBÉM FOI AGRACIADO

PALÁCIO - POUSADA DE ESTOI-FARO, FOI UM DOS PREMIADOS

O Algarve recebeu hoje três «Prémios Turismo de Portugal» numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. A Pousada do Palácio de Estoi, o Hotel Tivoli Victoria e o Museu de Portimão foram os projectos algarvios distinguidos na 5.ª edição dos prémios.

A Pousada do Palácio de Estoi venceu na categoria «Prémio Especial Turismo de Portugal», atribuído a um investimento que tenha recebido apoio financeiro do instituto nos últimos três anos.

A nova pousada resultou da recuperação do Palácio de Estoi – exemplo da arquitectura romântica, civil e eclética do século XVIII – e custou 15 milhões de euros, postos ao serviço da valorização do património histórico da região.

O «Novo Projecto Privado» que mais contribuiu para o desenvolvimento do turismo em 2009 foi o Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura. A luxuosa unidade de cinco estrelas está localizada sobre os fairways do campo de golfe Oceânico Victoria, que recebe anualmente o «Portugal Masters», e integra o projecto Vilamoura XXI.

E o Museu de Portimão – recentemente agraciado com o «Prémio Museu do Ano do Conselho da Europa» – conquistou uma menção honrosa como «Novo Projecto Público». Uma antiga fábrica de conservas cedeu as suas instalações a este equipamento cultural e numa área de cinco mil metros quadrados surgiu o abrigo para um importante espólio arqueológico, naval, industrial, subaquático, etnográfico e iconográfico de Portimão.

Os prémios foram entregues hoje durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre até domingo na FIL (Parque das Nações), depois da escolha do júri composto por André Jordan, José Carlos Pinto Coelho (presidente da Confederação do Turismo Português), António Perez Metelo (jornalista) e Luís Patrão (presidente do Turismo de Portugal, IP).

A 5.ª edição do evento recebeu 192 candidaturas de todo o país, 19 das quais algarvias.

Museu de Portimão recebe
mais uma distinção

O Museu de Portimão recebeu hoje uma menção honrosa na categoria “Novo Projecto Público”, durante a 5ª edição dos Prémios do Turismo de Portugal, cuja cerimónia integrou o programa do primeiro dia da 22ª BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL até ao próximo domingo, 17 de Janeiro.
O galardão nesta categoria foi entregue ao empreendimento Portas do Mar, de Ponta Delgada (Açores), e destina-se a premiar projectos de excelência desenvolvidos em Portugal nos últimos dois anos, que se demarquem pela sua inovação, qualidade e contributo para a atractividade turística dos destinos nacionais.
Na entrega da menção honrosa ao Museu de Portimão, foi sublinhada a sua mais-valia no que toca à valorização do património do município e ao contributo para a diversidade da oferta cultural da cidade, tendo ainda sido destacada a importância das parcerias que têm sido estabelecidas com diversas unidades hoteleiras, no sentido de que os turistas visitem o Museu e conheçam melhor a identidade local.
Recorde-se que em Dezembro passado o Conselho da Europa distinguiu o equipamento com o “Prémio Museu do Ano 2010”, devido à relevância dos temas que têm inspirado as exposições apresentadas e pelo programa educacional em benefício da comunidade.
Como resultado dessa distinção, o Museu de Portimão exibirá durante um ano a estatueta de bronze “La femme aux beaux seins”, do consagrado escultor espanhol Joan Miró, recebendo ainda um diploma e um cheque de 5 mil euros, numa cerimónia marcada para Abril próximo em Estrasburgo, aquando da sessão primaveril do Parlamento Europeu.
Já em Novembro, a infra-estrutura cultural tinha recebido outra menção honrosa, respeitante ao “Prémio Melhor Museu Português”, instituído pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia.
Investimento de 10 milhões de euros, co-financiados pela Câmara de Portimão e pelo Programa Operacional da Cultura, o Museu de Portimão foi inaugurado em Maio de 2008.