quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Talento de Edson Cordeiro no Auditório de Olhão

É já na próxima segunda-feira, 7 de Dezembro, que a voz inconfundível de Edson Cordeiro sobe ao palco do Auditório Municipal de Olhão. A partir das 21h30, o público vai poder render-se ao espectáculo «The Woman’s Voice», onde homenageia mulheres como Edith Piaf, Madonna ou Amália.
Diz-se que só existe uma palavra apropriada para descrever Edson Cordeiro: fenómeno. E não é exagero, Edson é uma daquelas raras pessoas onde um talento maior do que a vida, características especiais como uma voz ímpar, um carisma profundo e uma sensibilidade literalmente à flor da pele, se combinam para gerar um artista total.
O espectáculo que tem por título «The Woman’s Voice» é uma viagem, acompanhada pelo piano de Broder Kuhne, pelo mundo e pelas vozes de mulheres como Edith Piaf, Yma Sumac, Billie Holiday, Shirley Bassey, Madonna e Amália, por quem o cantor afirma ser apaixonado desde criança. Com uma capacidade única, sua voz já foi apontada como a mais alta entre os contratenores da actualidade. A Europa rendeu-se, como se pode comprovar por esta descrição: “Imaginem Freddie Mercury cruzado com Maria Callas com o resultado filtrado pelo espírito livre de Janis Joplin e começarão a aproximar-se do enigma que é Edson Cordeiro”.
Edson, nascido em Santo André, no estado de S. Paulo, Brasil, em 1967, foi nomeado para os Grammys Latinos em 2006, um dos pontos altos de uma carreira que há muito começou a impressionar. Actuou nos Estados Unidos, Europa e em vários países da América Central. Em 1990, já com significativa experiência de palco acumulada, Edson estreou um espectáculo a solo e os aplausos choveram. As editoras estavam atentas e as propostas de edição começaram a chegar. As digressões pela Europa passam a ser frequentes e de imediato conquista o público da Alemanha. A imprensa alemã não hesitou em descrever a sua voz como “a oitava maravilha do mundo”.
“Dê-se ao Luxo” (2001) marca o reconhecimento dos seus pares: lendas como Ney Matogrosso e Rita Lee, além de um líder da nova escola como DJ Patife, participaram nesse álbum, sublinhando o apreço que sentiam por Edson Cordeiro. O álbum “Contratenor” (2005) foi inteiramente dedicado ao estilo barroco e mostrou-se impressionante a interpretar peças de Haendel, Bach, Mozart e outros grandes compositores.
Agora Edson chega a Portugal com um espectáculo muito especial, que já arrasou corações por essa Europa fora: «The Woman’s Voice», é uma sentida e intensa homenagem às mulheres. O Berliner Morgen-Post não teve dúvidas e escreveu que “vozes como a de Edson soam como se fossem de outro mundo. Um cantor sem limites!” É impossível não nos sentirmos tentados a assistir a este grandioso espectáculo no Auditório Municipal de Olhão!