quinta-feira, 14 de maio de 2009

“Pescar… para vender ou rejeitar?”











Café Oceano: 15 de Maio, a partir das 18h30, no Pátio das Letras, em Faro
Realiza-se amanhã, dia 15 de Maio, mais uma edição do Café Oceano. Esta edição, com início marcado para as 18h30, no Pátio das Letras, é dedicada ao tema "Pescar… para vender ou rejeitar". A convidada da sessão é Sónia Olim, investigadora do grupo Biopescas, que tem desenvolvido estudos sobre a problemática das rejeições nas artes de pesca na costa do Algarve.
Sónia Olim, que iniciou em 2007 o seu estudo de doutoramento sobre o tema: “Estudo bio-socio-economico das capturas acessórias e rejeições nos arrastos de crustáceos na costa do Algarve” explica que “a percentagem de espécies capturadas que são deitadas de novo ao mar, sem serem aproveitadas ou comercializáveis” motiva e justifica a discussão desta edição do Café Oceano. Dados obtidos em projectos desenvolvidos pelo grupo de investigação Biopescas, em várias artes de pesca, como o cerco, o rapa, o arrasto de peixe e o arrasto de crustáceos, “têm demonstrado que, em média, 50% do que é capturado é rejeitado”, afirma Sónia Olim. Os números são problemáticos e podem mesmo constituir uma ameaça “não só para as espécies não comercializáveis, mas também para os juvenis das espécies comerciais”, conclui. Tal facto motivou já a edição do livro Biodiversidade nas pescas do Algarve (Sul de Portugal), centrado no estudo das espécies da costa do Algarve.

Sobre o Café Oceano
O Café Oceano é um espaço de discussão informal sobre assuntos relacionados com o oceano que nasceu de uma ideia original dos alunos de Oceanografia da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (FCMA) e da Prof.ª Cristina Veiga Pires, também docente naquela faculdade. Esta tertúlia decorre normalmente uma vez por mês, ao fim do dia, num café/bar de Faro. Para participar não é preciso ser especialista, só é necessária curiosidade e interesse pelas matérias em debate. O painel de especialistas que faz a apresentação mensal de cada tema, assim como a moderação da discussão (sempre assegurada por Cristina Veiga Pires), incentiva à participação de toda a população. “Quanto maior a diversidade de perspectivas melhor”, sublinha a mentora do projecto. A primeira edição do Café Oceano teve lugar no dia 19 de Maio de 2005, no Bar do Álvaro, em Gambelas.