Foi esta quinta-feira entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, material ortopédico a várias instituições e munícipes carenciados do concelho.
O material, recebido no passado mês de Fevereiro da Fundação AGAPE – ONG Escandinava, é proveniente de hospitais e lares escandinavos, onde existe uma política de constante renovação. O mesmo encontra-se em perfeitas condições de utilização e ascende a um valor total de 600.000 euros.
O Presidente de Vila Real de Santo António entregou andarilhos; cadeiras de rodas a crianças, paraplégicos e tetraplégicos; cadeiras de banho; camas articuladas, entre muito outro material, e afirmou “ser uma grande honra poder entregar a todos aqueles que têm necessidades e poucos recursos financeiros um elemento que vai melhorar o seu dia-a-dia”.
Para Luís Gomes, “o nosso objectivo é poder proporcionar apoio a pessoas em situação de dependência permanente ou temporária, cuja situação de saúde requeira a utilização de ajudas técnicas; é minorar as dificuldades de mobilidade; é melhorar os cuidados na dependência de terceiros; é envolver a família e a comunidade através da doação de material relativo aos cuidados de dependência e/ou mobilidade, cuja utilização deixou de ser uma necessidade. É, acima de tudo, contribuir para que existam mais sorrisos nos rostos dos Vila-realenses”.
Esta iniciativa insere-se no projecto implementado pelo Município, denominado de Banco de Ajudas Técnicas, que tem como propósito apoiar todas as pessoas carenciadas, no sentido de terem uma vida mais digna.
O Banco de Ajudas Técnicas do Município de Vila Real de Santo António pretende assim dar resposta às pessoas cuja situação de saúde imponha a utilização de serviços, produtos, dispositivos, equipamentos ou sistemas de produção especializado, atenuando as dificuldades de mobilidade e facultando uma melhoria de cuidados e qualidade de vida. Destina-se a todas as pessoas em situação de dependência, residentes no concelho de Vila Real de Santo António, e que pertençam a agregados familiares com dificuldades financeiras, e também a IPSS’s ou Associações, que comprovem a necessidade do equipamento para o melhor funcionamento das valências que possuem.
Os munícipes ou as instituições interessados em beneficiar de equipamento existente no Banco de Ajudas Técnicas deverão entrar em contacto com a Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.