quinta-feira, 29 de julho de 2010
O MELHOR MARISCO NO PALCO DE EXCELÊNCIA QUE É A RIA FORMOSA
FRANCISCO LEAL MOSTRA A QUALIDADE DO MARISCO QUE VAI SER SERVIDO NO FESTIVAL
OS "AMIGOS DO FESTIVAL" CONTINUAM A MARCAR PRESENÇA NO CERTAME COM UM PAVILHÃO PRÓPRIO
O jardim Pescador Olhanense, na baixa da capital da Ria Formosa, volta a ser palco, de 10 a 15 de Agosto, do Festival do Marisco de Olhão, que este ano comemora as bodas de prata, continuando a ser, também por isso, considerado um dos melhores e maiores ventos gastronómicos e musicais do país.
Na apresentação da 25ª edição, ontem á tarde, no salão nobre da autarquia, o edil
olhanense Francisco Leal recordou que o Festival do Marisco de olhão "tornou-se ponto de passagem obrigatório para milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que visitam a região algarvia nesta época do ano", assumindo que "o Festival é parte importanmte de todo um grande programa de eventos que, durante o ano, colocam Olhão entre as cidades mais visitadas da região".
O autarca salientou a oferta dos "melhores bivalves e mariscos da Ria Formosa, confeccionados das mais variadas formas, sempre com a garantia de total qualidade e muita variedade", com o evento a ser um ponto de referência especial na rota turística do Algarve.
Aliás, Vítor Lopes, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, Fesnima, presente na cerimónia de apresentação do Festival, admitiu que este ano, apesar da crise, tal como aconteceu na edição anterior, o certame possa "receber cerca de 60 mil visitantes".
Até porque, ciente das dificuldades financeiras por que passam as famílias, além da "redução dos preços dos ingressos" (ver caixa), a organização anunciou a "criação de um pak familiar, com direito ao ingresso, pão manteigas e bebidas, iniciatíva que minimizará ainda o tradicional incómodo das filas", disse Vitor Lopes, que admitiu a diminuição do orçamento de "750 mil euros gastos no ano passado, para os 620 mil previstos para esta edição", tudo por culpa da crise.
Mas o espectáculo não pára e, além dos mariscos e da doçaria típica da região, todos os dias a partir das 19h30, os visitantes do certame encontrarão muito artesanato local e regional, bem como bazares para adquirirem a tradicional caneca alusiva ao evento, que esta ano tem a cor prata, alusiva aos 25 anos do evento.
Os tradicionais espectáculos, com artistas portugueses e estrangeiros de nomeada (ver programa), são outro ponto de referência do Festival do Marisco de Olhão, uma iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, com a organização da Fesnima.
Outro atractivo do certame, tal como aconteceu o ano passado, será "a tenda Allgarve Gourmet, que traz grandes 'chefs' à cidade cubista e ao evento", sublinhou Francisco Leal, que destacou ainda "o apoio do programa Allgarve'10".
Horário: 19h30-01h30
Preço: €8
Crianças: €3 (dos 7 aos 12 anos)
Até aos 6 anos de idade entrada grátis, desde que acompanhados.
Programa
10/08 – Platinumm ABBA
11/08 – Mickael Carreira
12/08 – Netinho
13/08 – Idolomania
14/08 – Xutos & Pontapés
15/08 – Europe
10/08 – 15/08 – Allgarve Gourmet
Kung-Fu: ATLETAS ALGARVIOS FECHAM ÉPOCA DESPORTIVA COM CHAVE DE OURO
Atletas do C.A.M.A. conquistam 5 medalhas no Campeonato Internacional de Kungfu
Durante o fim de semana passado, dia 24 e 25 de Julho, realizou-se o "4º Campeonato de Kung-Fu tradicional YMAA Portugal" no Pavilhão Torre da Marinha – Seixal.
Este campeonato internacional, no qual diversos países do mundo participaram (Estados Unidos de América, França, Polónia, e.o.), é o quarto a ser organizado pela "Associação de Artes Marciais Yang Portugal", contendo provas de formas e combate e participante de todos os escalões.
Os atletas algarvios do Clube de Artes Marciais de Albufeira foram convidados também este ano e fizeram um excelente trabalho, conseguindo finalizar a época desportiva de 2009/2010 com a chave de ouro, conquistando um total de 5 medalhas:
Beatriz Santos
1º Lugar, Punhos Tradicionais - Estilos Externos Sub-15 & Sub-17 Iniciados Fem.
Hélio Barreto
2º Lugar, Armas Tradicionais - Estilos Externos Séniores Masc. Iniciados
3º Lugar, Punhos Tradicionais - Estilos Externos Séniores Masc. Iniciados
3º Lugar, Punhos Tradicionais - Estilos Internos
Christopher Bowe
3º Lugar, Armas Tradicionais - Estilos Externos Séniores Masc. Iniciados
Márcia Carrola
5º Lugar, Punhos Tradicionais - Estilos Externos Séniores Fem. Iniciados
Destaca-se a atleta Beatriz Santos do Clube de Artes Marciais de Albufeira, uma atleta de 10 ano, que participou pela primeira vez num campeonato internacional e que consegui vencer no escalão sub-17 (atletas até as 17 anos de idade) no escalão de formas estilos exteriores femininos iniciados.
www.artesmarciaisalbufeira.com.
TESE lança iniciativa inédita em Portugal: Incentivar os jovens para o voluntariado e para a acção cívica. Do Something!
Jovens + Internet + Acção No Terreno = Do Something é o mote deste novo projecto
Promovido pela organização não governamental TESE, o Do Something tem como objectivo mobilizar os jovens dos 15 aos 30 anos para o voluntariado, utilizando acções de rua, a internet e as redes sociais.
O projecto Do Something acredita que os jovens de todo país podem ser o motor de transformação social e podem contribuir para as questões que nos afectam a todos, como Ambiente, Pobreza, Discriminação, Cidadania e Direitos Humanos.
O Do Something pretende:
• Usar a internet (www.dosomething.pt), redes sociais e telemóveis para mobilizar os jovens a participar e a desenvolver acções que tenham impacto real na comunidade;
• Realizar campanhas sobre causas sociais, disponibilizar formações para jovens líderes, organizar eventos para premiar os jovens activos e empreendedores e criar Clubes Do Something para atribuir subsídios para actividades sociais;
• Oferecer recursos e oportunidades de participação à medida de cada jovem (Onde, Quando, com Quem, e Quanto tempo quiser);
• Educar e formar uma geração de jovens activos que identificam problemas e decidem fazer algo para mudar.
Como forma de divulgação do projecto está a ser realizado um tour, que até ao final de Agosto irá visitar as principais cidades do país (Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Santarém, Beja e Faro), praias e festivais de verão. Com esta acção pretende-se divulgar o Do Something e incentivar os jovens para acções de voluntariado, assim como desenvolver uma campanha nacional pela imagem positiva dos jovens, através da recolha e difusão dos seus testemunhos.
Datas e cidades do Tour Do Something.pt
Coimbra de 23 a 25 de Julho
Porto de 26 a 28 de Julho
Braga de 29 a 31 de Julho
Beja de 4 a 7 de Agosto
Algarve 12 e 13 de Agosto
Portimão: Festival da Sardinha no seu melhor
O melhor da gastronomia algarvia junta-se este ano à melhor música portuguesa, africana e brasileira no 16º Festival da Sardinha de Portimão, que decorrerá na Zona Ribeirinha, entre 6 e 15 de Agosto.
Xutos & Pontapés, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa com Comité Caviar, Deolinda, Ana Moura, José Cid, Quim Barreiros e Netinho são alguns dos artistas que actuarão nesta festa, uma iniciativa do Município de Portimão.
Dia 10 acontecerá o primeiro de dois espectáculos únicos, programados para este Festival: Rua da Saudade e Fernando Tordo. O intérprete de Ary dos Santos vai juntar-se às quatro intérpretes que recriaram as canções do poeta - Susana Félix, Viviane, Luanda Cozetti e Mafalda Arnauth – e cantar com elas Ary dos Santos. Pela primeira vez.
O Festival termina dia 15 com outro espectáculo ímpar: Boss AC, que actuará com Yuri da Cunha (artista angolano que tem feito a primeira parte da tournée europeia de Eros Ramazzotti), Tito Paris e a cantora cabo-verdiana Ana Firmino, que é também mãe de Boss AC. Os dois interpretarão “Sodade”.
Um magnífico espectáculo de fogo-de-artifício, na noite de 15 de Agosto, assinalará o encerramento do 16º Festival da Sardinha, que este ano conta ainda com uma zona de animação radical e um Menu Kid para os mais novos.
Alcoutim tem exposição “Mais Saber”
“Mais Saber” estará patente na Casa dos Condes até ao dia 12 de Agosto e poderá ser visitada entre as 09.30h e as 12.30h e as 13.30h e as 17.30h.
À inauguração compareceram, alé do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, centena e meia de formandos dos 12 cursos sócio-educativos, que mostraram nesta exposição alguns dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
Na galeria de exposições da Casa dos Condes figuram agora trabalhos de macramé, bordados, azulejos pintados, bonecas de juta e trabalhos em barro, entre outras obras inspiradoras da tradição alcouteneja.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Albufeira: ESTÁDIO CHEIO PARA VER OS CAMPEÕES NACIONAIS
Benfica conquista ‘Albufeira Summer Cup’
Os campeões nacionais derrotaram em Albufeira a equipa inglesa de Sunderland. O Estádio Municipal encheu-se de espectadores para assistirem a este jogo de pré-época, que deu a conhecer o novo plantel encarnado.
Mais de 6 mil pessoas deslocaram-se ontem, dia 27 de Julho, ao Estádio Municipal de Albufeira para assistirem ao jogo de pré-temporada entre o SL Benfica e o Sunderland. A equipa lisboeta venceu os “black cats” por 2-0 e conquistou a Summer Cup.
As águias adiantaram-se aos 29 minutos, pela acção da dupla Coentrão -Cardozo e, já em cima do apito final, Carlos Martins protagonizou um remate forte que colocou a bola no fundo das redes da formação inglesa.
Durante o intervalo da partida, o Presidente da Câmara Municipal, Desidério Silva, entregou um cheque aos Bombeiros Voluntários de Albufeira, no valor de 5.140,00 Euros. “Procuramos apoiar esta Instituição sempre que possível, para que a mesma possa continuar a desempenhar o seu importante papel na comunidade. Há que reconhecer e elogiar o esforço daqueles que trabalham em prol da população”, frisou.
Recorde-se que este valor resultou de uma campanha dinamizada pela Autarquia, em que todos os que adquiriram bilhete para o jogo contribuíram com 1 Euro para a Associação. O SL Benfica também se juntou à causa, oferecendo uma camisola autografada por Saviola e uma bola assinada por todos os jogadores e equipa técnica aos Bombeiros Voluntários, para que estes as possam usar em futuros eventos de angariação de fundos.
FICHA DE JOGO
Estádio Municipal de Albufeira
SL BENFICA SUNDERLAND
2
Golos: Cardozo (29’)
Carlos Martins (89’) 0
Júlio César
(Moreira INT)
Rúben Amorim
Sidnei
David Luiz
(Roderick 80’)
Fábio Coentrão
(Fábio Faria 61’)
Javi Garcia
(Airton INT)
Felipe Menezes
(Carlos Martins INT)
César Peixoto
(Aimar INT)
Jara
(Saviola INT)
Cardozo
(Kardec INT)
Weldon
(Gaitán INT; Nuno Gomes 74’)
Mignolet
Angeleri
Turner
Ferdinand
Richardson
(Liddle 82’)
El-Mahamady
Colbeck
Zenden
Malbranque
(Cattermole 61’)
Henderson
Jones
(Waghorn 34’)
TREINADORES
Jorge Jesus Steve Bruce
ÁRBITRO: Hugo Miguel (AF Lisboa)
AL-BUHERA CONQUISTA PÚBLICO
Edição deste ano bateu recorde de visitas
Chegou ao fim mais uma edição do Al-Buhera. O Festival que, todos os anos, traz a Albufeira diferentes culturas e formas de arte foi novamente um sucesso. A originalidade dos “Deolinda”, a irreverência de “Macaco”, o ritmo de “Bonga” e as boas vibrações dos “The Original Wailers” surpreenderam os milhares de espectadores que diariamente se deslocaram ao Centro Antigo da cidade. Para terminar, a Banda Alhada recordou a tradição.
Cinco dias de Festival, cinco noites de cultura e muita animação. Depois das fantásticas actuações dos “Deolinda”, “Macaco”, “Bonga” e “The Original Wailers”, o Al-Buhera despediu-se do público com a “Banda Alhada”. Treze músicos em palco cantaram os temas tradicionais do nosso país ao som dos adufes, sarronca, ferrinhos, pandeireta, viola clássica, cavaquinho, acordeões, bandolim, entre muitos outros instrumentos.
Mas se o encerramento do Festival aconteceu em ambiente de festa, os dias anteriores não lhe ficaram atrás. Música de diferentes países e culturas fez-se ouvir pelo Centro Antigo, onde artistas de rua exibiram performances para todas as idades e os artesãos locais divulgaram a sua arte, expressa nas mais variadas formas. “The Original Wailers” foi a banda que mais público juntou na Praça dos Pescadores, transformando o espaço numa verdadeira pista de dança, onde o reggae foi rei.
O Al-Buhera chegou assim ao fim, mas promete regressar para mais uma edição. “Este Festival continua a ser uma aposta ganha, comprovado pelo número de pessoas que por aqui passaram ao longo deste cinco dias. Artistas de referência e uma feira de artesanato diversificada tornam o Al-Buhera numa iniciativa singular e cada vez mais procurada”, destaca Desidério Silva, Presidente da Autarquia.
ENCONTRO DE CULTURAS EM LOULÉ PROMOVE INCLUSÃO SOCIAL
É já no próximo domingo, 1 de Agosto, entre as 16h00 e as 21h00, que decorre a Tarde Intercultural, no Centro Paroquial de Loulé.
Com esta iniciativa dirigida à população imigrante, minorias étnicas, beneficiários do Rendimento Social de Inserção e população residente nos bairros sociais de Loulé, Quarteira e Salir, pretende a Câmara Municipal de Loulé promover a inclusão das diferentes culturas radicadas no Concelho de Loulé.
A Tarde Intercultural constará num momento de convívio que será, acima de tudo, um encontro de culturas, nas suas diversas vertentes, como a dança, mostra de artes e gastronomia.
Para levar a cabo esta iniciativa, a Câmara Municipal de Loulé, enquanto entidade organizadora, conta com a colaboração de alguns parceiros como é o caso da Fundação António Aleixo, Projecto ECOS, Associação DOINA, Apalgar e Projectos Asas para Amanhã.
De referir que a Tarde Intercultural é uma actividade delineada em Plano de Acção 2010 da Rede Social do Concelho de Loulé, integrado nas comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Tavira: Visita à freguesia da Conceição marca abertura da Facarte
No dia 30 de Julho, data da abertura da Feira de Agricultura, Caça e Artesanato da Conceição (Facarte), a Câmara Municipal de Tavira tem preparada uma visita de autarcas a esta freguesia, a partir das 17h30.
A estrada de ligação entre a Casa Queimada e Eirões é o primeiro local de passagem, pelas 18h00. Esta teve um custo que rondou os 350 mil euros, enquadra-se no plano de rede viária do Concelho de Tavira e pretende dar resposta a questões de segurança e facilidade de circulação no interior desta freguesia.
A obra compreendeu trabalhos de terraplenagem, drenagem, pavimentação, obras acessórias e equipamentos de sinalização e segurança, assim como o alargamento da plataforma da via. Possui uma extensão de cerca de 2kms de comprimento e 5m de largura (faixa e bermas).
Pelas 18h30, inaugura-se a primeira fase da obra do Sistema de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais Domésticas, na Corte António Martins, pelo montante de €131.298,07, executada pela Taviraverde – Empresa Municipal de Ambiente, E. M.
A obra consistiu na implantação de redes que servirão as populações da Corte António Martins, Portela, Fontanais, Palheiros, Carrapateira, Alfarrobeira, Estorninhos, Faz-Fato, Nora, Monte Novo, Várzea e Casas de Baixo, estimando-se que venha a servir uma população total de 635 habitantes. Pensado para um horizonte de trinta anos, este empreendimento entrará ao serviço após conclusão de empreitada similar da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
Pelas 19h00, é a vez de inaugurar a pavimentação do caminho agrícola do Carapeto, pelo valor de €49.628,24. Este funciona como elo de ligação entre o Monte do Carapeto e os caminhos municipais existentes na periferia. No âmbito desta intervenção e tendo como finalidade o alargamento da plataforma existente, foi necessária a ocupação de uma parcela de terreno particular, na zona da curva, de forma a permitir o cruzamento de dois veículos. Como contrapartida, o Município vedou o terreno com a edificação de um muro e de uma vedação com 1,20 m de altura, resultando num investimento de €12.650,00.
Pelas 19h30, o programa contempla uma visita às obras no Centro de Dia e Creche da Associação “O Pontão”, cujo terreno foi cedido pela Câmara Municipal. No montante de €806.342,00, este equipamento terá capacidade para acolher 66 crianças e 30 idosos, num total de 96 utentes. A criação desta nova infra-estrutura funcionará como uma resposta às necessidades sociais das freguesias de Conceição e Cabanas.
A visita termina, pelas 22h00, com a abertura da Facarte, a qual conta com a presença de 80 pavilhões.
PRAIA DE FARO- CENTRO NÁUTICO: FARO COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
O Municipio de Faro irá assinalar, em parceria com a Junta de Freguesia de Montenegro, o Dia Internacional da Juventude, oferecendo aos jovens diversas actividades, ao longo de todo o dia 12 de Agosto, na Praia de Faro, junto ao Centro Náutico.
O programa tem início pelas 09:30 e conta com iniciativas desportivas, recreativas e culturais, tais como oficinas de dança, paintball, actividades náuticas, xadrez, concertos, entre outras pensadas especialmente para dar resposta aos desejos e necessidades crescentes dos jovens do Concelho de Faro.
Recorde-se que o Dia Internacional da Juventude foi declarado em 17 de Dezembro de 1999 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, na sua Resolução n.º 54/120 e na sequência da recomendação emanada da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (Agosto 1998).
A ONU declarou o período compreendido entre o dia 12 de Agosto de 2010 e o dia 12 de Agosto de 2011 como o Ano Internacional da Juventude, dedicado ao tema “Diálogo e Compreensão Mútuos”.
PRAIA DE S. RAFAEL ENTRE AS MELHORES DO MUNDO
Portal de reservas hoteleiras elogia qualidade de uma das praias de Albufeira
A Praia de São Rafael, em Albufeira, é uma das duas praias portuguesas a constar na lista das 20 Melhores Praias do Mundo. A selecção é feita anualmente pelo website “hoteis.com” que galardoa as zonas balneares com mais qualidade.
O portal “hoteis.com” elegeu a Praia de São Rafael, em Albufeira, como uma das melhores do mundo. O site, que apresenta conteúdo detalhado sobre milhares de hotéis em todo o mundo, descreveu São Rafael como uma praia ideal para relaxar e esquecer o stress e “uma das imagens mais mágicas de Portugal, graças à textura e cor da areia”.
Esta é uma das duas únicas zonas balneares portuguesas incluídas na lista do portal de reservas hoteleiras, que anualmente distingue as 20 Melhores Praias do Mundo.
Além das duas praias nacionais, ambas localizadas no Algarve, a lista inclui também praias no Brasil, México, República Dominicana, Canadá, Grécia, Itália, Reino Unido, França, Malta, Espanha, Marrocos, Tanzânia e África do Sul. Todas elas possuem certificação de qualidade e a selecção teve ainda em conta aspectos como a presença de unidades hoteleiras e equipamentos de apoio ao turismo.
Refira-se que Albufeira é o concelho do Algarve com maior número de praias com qualidade da água de Ouro, segundo análise da Quercus, e com mais galardões de qualidade balnear, somando 19 bandeiras azuis.
A Autarquia de Albufeira congratula-se com estes resultados, fruto do forte investimento na qualidade das suas águas balneares, melhoria das infra-estruturas, segurança das praias, e informação e sensibilização dos utentes.
16º Festival Internacional de Jazz de Loulé apresenta Géraldine Laurent – Time Out Trio
A jazzwoman francesa actua na próxima sexta-feira no centro histórico de Loulé apresentando uma formação de saxofone alto, contrabaixo e bateria.
O terceiro fim-de-semana que compõe o cartaz do festival vai receber na próxima sexta-feira, dia 30 de Julho, no Monumento Engº Duarte Pacheco, às 22h00, uma das mais estimulantes e recentes revelações do jazz francês. O trio liderado por Geraldine Laurent vai mostrar o porquê das excelentes críticas ao álbum homónimo “Time Out Trio”.
A artista galardoada em 2006 com o Django d’ Or e Mestre em Musicologia, com influências que recuam até Parker, passando por Ornette, Coltrane, ou mesmo Paul Desmond, traz consigo uma formação sem instrumento harmónico. O seu Saxofone alto é acompanhado por Yoni Zelnik no contrabaixo e Laurent Bataille na bateria.
A 31 de Julho, o F16º Festival Internacional de Jazz de Loulé termina de forma grandiosa com McCoy Tyner Trio com Joe Lovano – um concerto do programa ALLGARVE’10 – pelas 22h00, Monumento Engº Duarte Pacheco. Alfred McCoy Tyner é considerado um dos mais influentes pianistas de Jazz do século XX, comparável a Coltrane, com quem tocou e gravou, no saxofone.
Os bilhetes podem ser adquiridos ou reservados na Casa da Cultura de Loulé, para o e-mail ccloule@ccloule.com ou por telefone através do número 289415860.
Futebol de Praia em Portimão: Areias da Praia da Rocha esperam Mundialito
A Praia da Rocha em Portimão acolhe, entre 6 e 8 de Agosto, a XV edição do Mundialito de Futebol de Praia. A competição conta com a participação de quatro selecções: Portugal, actual campeão em título, Brasil, Argentina e Estados Unidos da América (EUA).
Pelo quinto ano consecutivo, Portimão assume-se como palco da mais emblemática prova de futebol de praia no nosso país. Portugal defende o título de campeão, mas é o Brasil, equipa com mais Mundialitos arrecadados, que dá o pontapé de saída da competição, pelas 14 horas do dia 6 de Agosto, defrontando a Argentina.
O ambiente único e vibrante que o espectáculo do Futebol de Praia proporciona, tem vindo a captar cada vez mais adeptos. Quem estiver nos extensos areais de Portimão poderá contar, à semelhança dos anos anteriores, com muita animação e com entrada gratuita no estádio montado propositadamente na Praia da Rocha.
O Mundialito é um marco no calendário algarvio, proporcionando a todos espectáculos de grande emoção. Desde 2005 que Portimão acolhe a prova, afirmando-se anualmente como um evento desportivo que atrai os amantes do desporto e do Sol de Verão.
Tavira: Beneficiação da Rede Viária
Realiza-se hoje, dia 28 de Julho, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura pública dos autos de consignação das empreitadas de pavimentação do caminho existente entre as povoações de Alcaria Fria e Alcaria do Cume, na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, bem como de beneficiação da EM 515 entre Tavira e Santa Luzia, nas freguesias de Santiago e Santa Luzia.
Caminho entre a Alcaria Fria e Alcaria do Cume
A intervenção a realizar, na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, será adjudicada a José de Sousa Barra & Filhos, Lda., pelo valor de €692.716,94.
O caminho existente, em terra batida, não permite uma circulação segura, nem a fluidez do tráfego. Para além da pavimentação da via, a obra contempla o seu alargamento e a introdução da rede de drenagem de águas pluviais. A estrada terá uma extensão de cerca de cinco quilómetros e uma largura de aproximadamente seis metros. Esta inicia-se no próximo mês de Agosto e estima-se que esteja concluída em Maio de 2011.
A empreitada insere-se num conjunto de caminhos que a Câmara Municipal de Tavira pretende pavimentar no sentido de melhorar as acessibilidades no concelho, fechando um importante eixo viário iniciado há cerca de vinte anos.
Beneficiação da EM 515 entre Tavira e Santa Luzia
A obra de requalificação da Estrada de Santa Luzia será adjudicada a José de Sousa Barra & Filhos, Lda., pelo montante de €646.904,93.
Com uma extensão de 2.500m, prevê-se que esta intervenção se inicie em Agosto e esteja concluída em Maio do próximo ano.
A empreitada surge no enquadramento da requalificação da marginal de Santa Luzia e pretende dar resposta a uma série de premissas de ordem prática e funcional, designadamente, pavimentação e alargamento da ligação entre Tavira e Santa Luzia, faixa de circulação estritamente pedonal, ciclovia, criação de 23 lugares de estacionamento, espaços verdes, mobiliário urbano, iluminação pública e rede de drenagem de águas pluviais.
MATT BIANCO AO VIVO EM ALBUFEIRA
A banda britânica “Matt Bianco” vem a Albufeira apresentar os seus maiores êxitos, com Mark Fisher e Marcos Reilly em dueto, acompanhados por dez excelentes músicos. Um concerto Allgarve a não perder!
O Hotel Real Santa Eulália foi o local escolhido para, dia 3 de Agosto, pelas 22h30, receber “Matt Bianco”. O grupo, famoso na década de 80 e que lançou recentemente o seu "Greatest Hits", trará pela primeira vez ao Algarve o seu registo pop com influências latinas.
Desde o seu álbum de estreia, "Whose Side Are You On?", em 1984, que os “Matt Bianco” se tornaram numa das bandas mais badaladas da Europa.
Depois de lançarem “Hi Fi Bossanova”, em 2009, Marcos Reilly e Mark Fisher regressam em dueto para cantarem os seus temas mais famosos, compostos ao longo de 26 anos de carreira. A banda promete uma viagem ao passado ao som de músicas como "Don’t blame it on that Girl", "More than I can bear" ou "Half a Minute".
Mais um evento Allgarve em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira, Turismo de Portugal e Grupo Grande Real.
Os bilhetes podem ser adquiridos pelo preço de 25,00 Euros na Fnac, Worten, El Corte Inglês, Dolcevitta, Estações de CTT, Agências Abreu e Pontos Megarede. Encontram-se também disponíveis online, em http://www.ticketline.pt e no Grande Real de Santa Eulália.
Os interessados poderão ainda optar por jantar no hotel e assistir ao concerto (65,00 Euros). Para mais informações contactar o Grande Real Santa Eulália.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Palmeiras Resort/Prio na Volta a Portugal em Bicicleta
Vem aí mais uma Volta a Portugal em Bicicleta, entre os dias 4 e 15 de Agosto. Depois de vencer por três vezes esta competição, duas ao serviço da equipa profissional de Tavira, David Blanco volta a ser um dos favoritos à vitória.
Blanco diz estar optimista, bastante bem fisicamente, e preparado para a competição, no entanto confessa que “não se deve descurar os adversários, há que manter sempre a luta e o sacrifício”. Quanto aos companheiros, o ciclista sente-se confortável: “o grupo é formidável e todos juntos vamos fazer o melhor pela equipa, a ajuda mútua entre todos será a nossa base de trabalho”.
Cândido Barbosa também é um dos trunfos do plantel algarvio que conta dar alegrias à Palmeiras Resort/Prio: “a temporada está a correr muito bem, com várias vitórias, espero continuar a corresponder nesta corrida tão importante”.
Para o director desportivo, Vidal Fitas, “a equipa está preparada, tem treinado para poder estar em forma nesta altura do ano. O resultado nunca se sabe qual será, mas a preparação é boa e todos os elementos são fundamentais”.
Assim, os atletas escolhidos são David Blanco, Cândido Barbosa, Alejandro Marque, André Cardoso, Luís Silva, Samuel Caldeira, David Livramento, Nelson Vitorino, e Ricardo Mestre.
Na 72ª edição, a Volta a Portugal arranca em Viseu, no dia 4 de Agosto com o prólogo, um Contra-relógio Individual de 5,5 quilómetros. O final chega 1613.6 quilómetros depois com o cortar da meta da última etapa, de 154.2 quilómetros que faz a ligação entre Sintra e Lisboa.
Pelo meio, os atletas vão encontrar, como habitualmente, as dificuldades inerentes às subidas à Sra. da Graça, no dia 8, de primeira categoria, e à Serra da Estrela, no dia 12, de categoria especial. Uma já tradicional etapa com mais de 200 quilómetros também não irá faltar, acontecendo no dia 11, entre Moimenta da Beira e Castelo Branco, nuns longos 221.1 quilómetros.
O Clube de Ciclismo de Tavira recorda que a equipa profissional tem a designação de Palmeiras Resort / Prio, conforme inscrição na UCI (Union Cycliste Internationale), agradecendo desde já a correcta denominação da mesma.
“Jazz no Palácio” pela primeira vez no Verão em Tavira
De 28 a 31 de Julho, pelas 22h30, o terraço do Palácio da Galeria é o cenário escolhido para acolher bons momentos de jazz.
O evento inicia-se com o concerto de Angles (Suécia), no dia 28 de Julho. Os Angles são instrumentistas da frente jazzística escandinava, líderes de importantes projectos e integram diversas formações de projecção internacional.
Desidério Lázaro Trio actua, no dia 29. Este grupo surgiu, em Amesterdão (Holanda), em meados de 2006. A sua música resulta de uma fusão expressiva de linguagens do jazz e do rock. Após sucedidas tournées, em 2008 e 2009, esta formação regressa aos palcos portugueses com novas composições originais.
No dia 30 de Julho, é a vez de Carlos Barretto e “Lokomotiv” cativarem os amantes do jazz. Carlos Barretto, com Mário Delgado e José Salgueiro, cria um som de grande maturidade e alicerçado pelo trabalho intenso de anos. Esta conjugação faz deste trio um dos mais interessantes da actualidade, sendo Carlos Barretto um valor incontornável do panorama artístico português.
O concerto do grupo El Fad, liderado pelo guitarrista José Peixoto, encerra o primeiro “Jazz no Palácio”. El Fad conta com a colaboração do violinista Carlos Zíngaro, do percussionista José Salgueiro, do contrabaixista Miguel Leiria Pereira e, na sua nova formação, com mais um contrabaixista, António Quintino.
Os bilhetes podem ser adquiridos, antecipadamente, no stand da Câmara Municipal de Tavira (Praça da República) ou no Palácio da Galeria, pelo valor unitário de cinco euros, sendo o valor do ingresso para os quatro espectáculos de quinze euros.
Ainda no âmbito desta iniciativa, está prevista a realização de uma oficina de percussão com o músico José Salgueiro, no dia 31 (Sábado), pelas 15 horas. Esta dirige-se a jovens com idade superior a oito anos. A participação é gratuita, sendo necessária inscrição na Divisão de Cultura e Turismo.
Antes dos concertos, haverá ainda oportunidade para assistir a visitas orientadas às exposições “Personagens à procura de autor” do artista plástico Noé Sendas (dia 30, 22h00) e “Cidade e Mundos Rurais” (dia 31, 22h00), patentes no Museu Municipal de Tavira/ Palácio da Galeria.
Taça de Portugal de Downhill Urbano: PAULO DOMINGUES VENCE EM VILA DO BISPO
Paulo "Amarelo" Domingues venceu, no domingo, dia 25 de Julho, a primeira edição do DHU de Vila do Bispo, segunda etapa da Taça de Portugal de Downhill Urbano Vodafone, cimentando a sua liderança no escalão de elites masculinos, depois do triunfo na prova de abertura, realizada em Sesimbra.
A luta pela vitória foi bastante interessante, com Paulo Domingues a fazer uma primeira descida cautelosa, não arriscando nas zonas mais escorregadias de calçada, acabando por ser batido por Rui Cabrita, ainda que por escassos 83 centésimos de segundo. Na derradeira manga, Domingues deu tudo por tudo, arriscando de forma evidente e acabou por levar a melhor sobre Cabrita que, mesmo melhorando a sua marca, não evitou a derrota por quase segundo e meio.
Com mais este triunfo, o segundo noutras tantas provas, Paulo "Amarelo" Domingues reforçou a liderança na Taça de Portugal de Downhill Urbano Vodafone, à frente de Rui Cabrita, Alexandre Oliveira e Afonso Ferreira.
Nos juniores e depois de uma primeira manga com problemas, Rui Domingues acabou por conseguir o segundo sucesso da época na Taça, batendo Francisco Silva e Leonel Henrique, numa categoria muito equilibrada, pois a diferença entre os lugares do pódio foi inferior a um segundo.
A decisão entre os Veteranos A também foi muito discutida, com os quatro primeiros a terminarem separados por meio segundo: Tiago Grácio, Miguel Santos e Hugo Manteigas ocuparam, por esta ordem, os lugares do pódio.
José Reis impôs-se entre os Veteranos B/C, Guilherme Dias foi o mais rápido entre os Cadetes e João Avelino venceu entre os atletas não federados.
De referir que esta prova, organizada pela Downstream e apoiada pela Câmara Municipal de vila do Bispo e pelo Moto Clube “Os Corvos de S. Vicente” agradou bastante aos participantes, pois apesar do desnível não ser grande, foi possível elaborar um traçado com um apreciável grau de dificuldade, muitos e variados saltos e "relevés" de grande qualidade, que permitiram manter a velocidade mesmo nas zonas mais delicadas.
A próxima prova da Taça de Portugal de Downhill Urbano Vodafone está agendada para o dia 29 de Agosto, em Viseu.
Abertura das grandes superfícies aos Domingos e Feriados – Mais uma machadada no Comércio Local - ACRAL
"A aprovação do decreto-lei, no dia 22-07-2010, em Conselho de Ministros, que permite a abertura das grandes superfícies aos Domingos e Feriados, é mais uma machadada no comércio tradicional que irá ter um impacto negativo fortíssimo", adverte a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) através de uma nota de imprensa.
"A ACRAL enquanto Associação Comercial de maior representatividade no Algarve lamenta que o mesmo tenha sido aprovado sem que todas as partes envolvidas neste processo tenham sido ouvidas e responsabiliza o Governo por passar a “batata quente” que tinha nas mãos, através do lobby da grande distribuição, para a esfera das autarquias.
O Algarve é a região do país com a maior taxa de metros quadrados de grandes superfícies por mil habitantes, e uma das maiores da Europa, e por isso as autarquias têm de ter consciência do impacto negativo que esta medida irá ter na nossa região e ao contrário do que foi feito no passado tomar as medidas necessárias para evitar que casos como o da ALiccop/Alisuper voltem a acontecer. Temos de ter uma região que privilegie a economia local e não os interesses dos grandes grupos de distribuição alimentar.
Neste ponto a AMAL enquanto entidade que congrega todos os municípios tem aqui uma oportunidade de dar directrizes muito claras e definir uma politica macro económica para a região, no que diz respeito, à abertura e horário das grandes superfícies. Este tem sido o grande calcanhar de Aquiles, na politica económica e comercial da região, porque nunca houve uma politica integrada da região e cada município, mediante os interesses locais que tem, foi aprovando grandes superfícies sem terem em conta o impacto negativo que isso iria trazer ao comercio local.
Os principais prejudicados com a aprovação deste decreto-lei são o Comércio Local que vê cada vez mais dificultada a árdua tarefa de lutar contra as grandes superfícies e por arrastamento a economia nacional que irá sofrer pela destruição de inúmeras micro e pequenas empresas que irão criar mais desemprego e todos os problemas sociais a ele associado", conclui o documento.
150 crianças realizam filme de animação no Museu de Portimão
Desde 26 de Junho e até 30 de Julho, 150 crianças dos 7 aos 12 anos, divididas em dez grupos, estão a realizar um filme de animação promovido pelo Município, no âmbito do Programa de Férias de Verão do Museu de Portimão.
“As Fantásticas Histórias do Rio Arade e da Estrela Dilar” é o titulo desta super produção com cerca de 15 minutos que os “estúdios” da Oficina Educativa do Museu de Portimão propõem aos pequenos cineastas e realizadores, possibilitando-lhes a confecção dos cenários, dos personagens e dos ambientes para, de uma forma criativa, pedagógica e divertida, conhecerem a evolução de Portimão e das suas gentes, desde a pré-história até à actualidade, dando forma a uma interessante conversa entre o Rio Arade e uma estrela-do-mar, de seu nome Dilar.
Os jovens participantes, seus familiares e amigos vão ter a oportunidade de visualizarem pela primeira vez o resultado final do seu trabalho na apresentação pública agendada para 7 de Agosto, em três sessões que terão lugar no Auditório do Museu de Portimão, às 15h00, 16h00 e 17h00.
Depois de “A Festa” e “À Conversa com Manuel Teixeira Gomes”, este será o terceiro filme realizado integralmente por jovens locais no Museu de Portimão, sendo que aqueles dois primeiros filmes foram inscritos no Art&Tur - Festival Internacional de Filmes de Turismo, a ter lugar em Barcelos de 23 a 27 de Setembro, fazendo parte de uma lista de 169 películas enviadas a concurso em representação de 38 países, das quais serão seleccionadas 70.
Tavira: “Amália Hoje” e “Rua da Saudade” na Fábrica Balsense
No âmbito da programação do Verão em Tavira, a Fábrica Balsense acolhe, no dia 04 de Agosto, pelas 22h30, o concerto “Amália Hoje” e, no dia 14 de Agosto, pela mesma hora, o projecto “Rua da Saudade”.
Os Hoje (Sónia Tavares, Fernando Ribeiro, Paulo Praça e Nuno Gonçalves) apresentam ao vivo as canções do disco “Amália Hoje”. Neste espectáculo haverá espaço para guitarra eléctrica e bateria portuguesa, um coro e dezenas de músicos que representam uma nova forma de cantar “pop” em Portugal.
“Rua da Saudade” conta com as interpretações de quatro vozes femininas: Mafalda Arnauth, Susana Félix, Viviane e Luanda Cozzeti que darão um concerto especial, recordando o talento de um dos maiores poetas e letristas portugueses, José Carlos Ary dos Santos.
Os bilhetes poderão ser adquiridos no stand da Câmara Municipal de Tavira, na Praça da República, entre as 19h00 e as 24h00; na recepção do Museu Municipal de Tavira / Palácio da Galeria, de Terça-feira a Sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e as 15h00 e as 18h30, bem como no local, uma hora antes do concerto.
Castro Marim: Baesuris Recebe DJ de Black Eyed Peas
Após 15 dias de pura adrenalina nocturna e ao ar livre, o Baesuris, Clube de Verão de Castro Marim, prepara a sua primeira grande noite de arromba. Se os concertos de Martinho da Vila, André Sardet e Rita Guerra encantaram o público presente, a qualidade do evento “Enjoy the Spirit of Ibiza” ou a performance do DJ Zé Pedro, mítico guitarrista dos Xutos & Pontapés, surpreenderam pela classe e profissionalismo, a noite de dia 30 de Julho tem tudo para ser a grande festa de abertura de Verão do Algarve.
Assim, na próxima 6ª-feira, dia 30 de Julho, o DJ Motiv8 irá revolucionar as noites algarvias com uma actuação que se espera estrondosa, ou não fosse o mesmo, o DJ oficial de Black Eyed Peas. Assinale-se que DJ Motiv8 iniciou a sua carreira em 1984, e é mundialmente reconhecido, não só pelo seu enorme talento, mas também por ter sido um dos elementos fundadores dos Black Eyed Peas, sendo também o primeiro DJ oficial da banda.
Motiv8 está, desde sempre, habituado a actuar com outros grandes nomes da música electrónica e não só, como Bob Sinclar, Yves La Rock, Sean Kingston ou No Doubt.
A sua preferência e estilos musicais passam, essencialmente, pelo House, Electro, e claro, pelo Hip-Hop.
Para quem queira marcar presença na maior festa de Verão do Algarve, o Baesuris dispõe do sistema de aquisição de pré-venda de bilhetes, através do contacto telefónico directo, 281 957 254, ao preço de € 10 ou à entrada no recinto pelo montante de € 12.50, sempre com direito a uma bebida.
Recorde-se que o Baesuris, empreendimento promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim, através da empresa municipal NovBaesuris, fica situado no antigo parque aquático Aqua Line e irá estar aberto todos os dias da semana com animação constante e personalizada e festas temáticas de 5ª a Domingo, até ao final do mês de Agosto, sempre das 23 às 6 horas da manhã.
Um rol infinito de concertos também pautará o ritmo arrebatador do melhor espaço de sempre de animação do Algarve, onde a música de dança será uma constante nas noites quentes daquela localidade do Sotavento algarvio, nunca esquecendo que a estrutura VIP será uma das atracções do novo e moderno espaço de animação algarvio.
Num ambiente descontraído, o convívio e o entretenimento serão as palavras de ordem, uma vez que grande parte da animação decorrerá numa tenda totalmente inovadora e moderna, de forma orbital, complementada por um ecrã de 24 m2 e um sistema de som surrond, onde também um espaço lounge conferirá um requinte inigualável ao Baesuris – O Clube de Verão de Castro Marim, onde as zonas verdes terão o seu destaque num trilho que se quer para o Baesuris: Diversão em Paz com a Natureza!