terça-feira, 8 de dezembro de 2009
PRESÉPIO VIVO E ILUMINAÇÃO PROPORCIONAM UM NATAL DIFERENTE EM OLHÃO
I TORNEIO KARATE RIA SHOPPING
O Clube Karate de Olhão realizou, em parceria com o centro comercial Ria Shopping, o I Torneio Ria Shopping, que se realiza em duas etapas, sendo a próxima dia 23 de Janeiro no mesmo local (zona da restauração do Ria Shopping). Com este evento pretende o clube pôr em movimento crianças dos 6 aos 11 e descobrir novos valores para a competição, ficando os resultados para segundo plano.
A participação foi de 90 atletas divididos em vários escalões e provas, resultando em mais uma boa iniciativa do clube que é perito em organizações deste género e que se prepara ao longo da época fazer mais provas e festivais lúdicos que movimenta um número enorme de crianças.
Para além de tudo isto o clube iniciou um protocolo com o agrupamento de Escolas José Carlos da Maia tendo em vista a prática de karate no pavilhão da escola para todos os alunos deste agrupamento a custos reduzidos.
Sensei Carlos Cadete
ANIMAÇÃO DE NATAL E ANO NOVO EM PECHÃO
Iluminação Natalícia, Exposição de Presépios, Mostra de Artesanato, Festa de Natal para as Crianças da Freguesia, Desfile de Pais Natais Motard, Concerto de Natal, X Encontro de Charolas
Assim, no passado dia 1, o programa iniciou com a iluminação natalícia nas principais ruas e edifícios da freguesia. Já dia 8 teve lugar a abertura de dois presépios, o das Figurinhas e o das Searinhas, na Casa‑Museu de Pechão. Este é um trabalho realizado por três mulheres de Pechão que já alguns anos vêm fazendo este magnífico trabalho, não deixando assim morrer a tradição. Nesse mesmo dia, também na Casa-Museu, iniciou uma Mostra de Artesanato, de seis artesãos da freguesia, com trabalhos em porcelana, acrílico, cerâmica, escultura, artes decorativas e bijutaria. Os Presépios e o Mercado de Artesanato poderão ser visitados até 6 de Janeiro, de terça a domingo, das 16 às 19h.
Já a Festa de Natal, para todas as crianças da freguesia, decorre a 17, no multiusos da Junta, e conta com uma mão cheia de surpresas para os mais pequenos: muita música, dança, poesia, teatro e a participação especial de Afonso Dias. O Pai Natal virá de mota e distribuirá prendinhas a todas as crianças.
Logo a
A encerrar o programa o X Encontro de Charolas e outros Cantares ao Menino a 03 de Janeiro, a partir das 14h30, no Largo da Igreja.
Este programa conta com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, da Igreja Paroquial, do Clube Oriental de Pechão, do Grupo Motard de Pechão, da Cruz Vermelha - Núcleo de Pechão, do Jardim-de-Infância e da Escola E.B.1 Nº1 de Pechão.
"Música Pais para Filhos" Na Biblioteca Municipal de Olhão
As inscrições são limitadas e deverão ser efectuadas no Museu da Cidade.
O 5.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" é uma organização do Município de Olhão, com produção da Associação Cultural Música XXI.
Com o intuito principal de promover, através da música, a interacção entre pais e filhos pretende-se também estimular as capacidades e competências dos bebés.
Acompanhando o saudável crescimento dos bebés, estes Concertos potenciam o seu contacto sensorial e afectivo com o mundo dos sons estimulando, ao mesmo tempo, a desejável interacção entre pais e filhos.
TUALLE ARRECADOU TRÊS PRÉMIOS EM BEJA
Tuna de Loulé volta aos palcos em alta
Após dois anos e meio de interregno em festivais, a TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé regressou em grande a casa, com três prémio na bagagem, depois da participação no VII FiTAL PAX JVLIA em Beja, que teve lugar nos dias 4 e 5 de Dezembro.
Num regresso muito desejado à cidade de Beja, que começou na sexta-feira com a noite de serenatas, a TUALLE executou o "Riso de Menina", seguindo-se os "Parabéns a Você" à organizadora "Semper Tesus", tuna que apadrinha a Afonsina de Loulé. A festa continuou até altas horas num bar local sempre com boa disposição e espírito académico.
No sábado, a TUALLE apresentou a concurso no auditório do Instituto Politécnico de Beja aqueles que são os seus temas mais emblemáticos. Iniciou a sua actuação com "Tive Medo de Acordar", seguido da primeira serenata "Riso de Menina".
A noite já ia alta quando foram anunciados os prémios, tendo a TUALLE arrecadado os Prémios de Melhor Estandarte, Melhor Pandeireta e Melhor Instrumental.
O regresso a Loulé foi feito no domingo, não sem antes passar pelo Cercal do Alentejo para merecida e revigorante açorda à alentejana.
Este projecto teve início em meados de Novembro de 1999, com algumas ideias formadas por parte de elementos da TUNAAF, Tuna Académica Dom Afonso III. Estas ideias foram finalmente concretizadas numa reunião levada a cabo por cinco estudantes: Carlos Viegas, Emiliano Silva, Hugo Lopes, João Rodrigues e Júlio Guerreiro. Esta reunião realizou-se no dia 01-12-99 (data da fundação da Tuna) num dos mais emblemáticos cafés da cidade de Loulé, onde em tempos o conhecido poeta Aleixo declamava os seus poemas, o Café Calcinha. Desta reunião nasceu o Concílio Magno, entidade fundadora da Tuna.
Contando com a preciosa ajuda do amigo Jorge Semião começaram os ensaios e no dia 19 de Março de
“Encontros com Sumo” em Quarteira
A participação é gratuita. Não é necessária inscrição prévia.
Máquina que mata vírus da Gripe A chega a Portugal
Salário mínimo sobe para 475 euros
Ano Novo: Ryanair lança viagens a 5 euros para 500 destinos na Europastinos
A companhia irlandesa Ryanair anunciou ontem uma promoção de Ano Novo, com bilhetes a cinco euros para mais de 500 destinos na Europa.
A campanha tem início hoje e disponibiliza 500 mil lugares a cinco euros cada com taxas já incluídas. Segundo o comunicado a Ryanair, os voos realizam-se às terças, quartas e quintas-feiras de Janeiro.
Para usufurir desta campanha, os passageiros deverão reservar os bilhetes no site oficial da empresa (www.ryanair.com) antes da meia-noite da próxima quinta-feira, dia 10.
A companhia refere também que para evitarem o pagamento de despesas opcionais e pagarem apenas os cinco euros da promoção, os passageiros devem levar apenas a mala de mão e abdicar do embarque prioritário.
fonte: msn
Mortes por sarampo descem 78%
A Iniciativa do Sarampo, uma parceria empenhada em reduzir as mortes por sarampo no mundo, anunciou que as mortes por esta doença infecciosa caíram 78%, em todo o mundo, passando de um número estimado de 733 mil mortes, em 2000 para 164 mil em 2008.
No entanto, especialistas em imunização global advertem para a possibilidade de um ressurgimento de mortes por sarampo se as campanhas de vacinação não se mantiverem.
Todas as regiões, com excepção do Sudeste Asiático (liderado pela Índia, Indonésia e Bangladesh), alcançaram a meta das Nações Unidas - reduzir a mortalidade por sarampo em 90% entre 2000 e 2010 - dois anos antes da data prevista.
Vacinar cerca de 700 milhões de crianças contra o sarampo, através de campanhas de imunização em larga escala e o aumento da cobertura vacinal de rotina, impediu 4,3 milhões de mortes por sarampo em menos de uma década.
Para Margaret Chan, Directora-Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), “muito já foi conseguido nos últimos anos, graças ao trabalho árduo e empenho dos governos nacionais e doadores. Mas com apenas dois anos até 2010, há sinais de perda de dinamismo".
A Iniciativa do Sarampo está, actualmente, a lidar com um défice de financiamento de 59 milhões dólares para 2010, o que pode levar ao reaparecimento das mortes por sarampo.
Peritos em imunização temem que o efeito combinado da diminuição do empenho político e financeiro possa resultar num número estimado de 1,7 milhões de mortes por sarampo entre 2010 e 2013, o que significa mais meio milhão de mortes em 2013, comparadas com as 164 mil em 2008.
O sarampo é, entre as doenças mais contagiosas, uma das principais causas de morte em crianças no mundo inteiro. Em populações vulneráveis, a doença torna-se mortal, razão pela qual a grande maioria das mortes por sarampo ocorre em países em desenvolvimento. Apesar dos progressos impressionantes no mundo, mais de 400 crianças continuam a morrer, todos os dias, devido a esta infecção evitável.
msn
Roubos em supermercados aumentaram 10%
Dados avançados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP) dão conta de um aumento, este ano, de 10% de furtos em supermercados. Em termos concretos, houve mais 100 ocorrências do que em 2008.
De acordo com a PS, os furtos no interior de veículos aumentou de 3%, até Setembro último, correspondendo a mais de 500 ocorrências.
Por seu turno e também até Setembro último, os furtos no interior de residências a PSP diminuiram 21%, tendo sido registados menos cerca de dois mil crimes do que no ano passado.