sábado, 26 de novembro de 2011
Águas do Algarve recebe Menção Honrosa
Pela quinta vez a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) atribuiu os “Prémios APDA – Tubos de Ouro”, nas temáticas de “Melhor sítio na internet, e “Melhores acções de educação ambiental nas quais a Águas do Algarve SA, obteve o 1º Prémio na edição anterior de 2009.
Este ano, a Águas do Algarve obteve uma menção Honrosa na categoria Melhores Acções de Educação Ambiental.
A educação ambiental é fundamental na sociedade actual, com a crise ambiental, o aquecimento global, o aumento da população mundial e outros factores intrínsecos a uma sociedade contemporânea. Educar para a sustentabilidade e cidadania é um dos desafios da educação ambiental promovida pela Águas do Algarve SA, através do desenvolvimento de acções diversas que promovam o constante diálogo com a sociedade.
Através da educação ambiental, a Águas do Algarve pretende formar cidadãos conscientes sobre os problemas do meio ambiente e muito objectivamente acerca da água para consumo humano, criando perspectivas e novas dinâmicas para uma mudança de paradigma global, através de consumidores conscientes e pró-activos.
A Águas do Algarve S.A., como entidade gestora do ciclo urbano da água no Algarve, a sua actividade depende dos recursos naturais e contribui para a sua preservação, pelo que a conservação dos recursos é também um requisito ao desenvolvimento da actividade da Empresa.
Nesta conformidade, o desenvolvimento de variadas acções de Educação Ambiental, dirigidas a diferentes públicos-alvo de forma a poder abranger toda a população do Algarve, quer se trate de população residente (480 mil hab.), quer flutuante ( + de 1.500 milhões em época alta= Junho-Julho-Agosto), são uma constante.
Para apreciação no âmbito do Concurso Tubos de Ouro 2011 foram apresentadas algumas das iniciativas desenvolvidas, pela Águas do Algarve no âmbito da educação ambiental:
1. Canal Educativo da Águas do Algarve
2. Stand Gourmet da Água
3. Festival da Água - Estoi 2011
4. Viagem ao Ciclo Urbano da Água
5. Olimpíadas do Ambiente
6. Água a Seiva da Terra
7. Água da Torneira - A sua escolha
8. Águas do Algarve SA sensibiliza ciclistas para o consumo de água da torneira
9. Escolas Amigas da Água
10. Edição do Concurso de fotografia ambiental: A Água – Tesouro da Humanidade
11. Projecto Eco família-Água
IV FiTUALLE: ESPÍRITO ACADÉMICO INVADE CINE-TEATRO LOULETANO
A TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé organiza, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Cine-Teatro Louletano, o IV FiTUALLE - Festival Internacional da Tuna Universitária Afonsina de Loulé, evento inserido nas comemorações do seu 12º aniversário.
A concurso vão estar cinco tunas universitárias, vindas de diferentes pontos do país: SEMPER TESUS – Tuna da Escola Agrária de Beja, T.U.S.A. – Tuna Universitária Agrariarum da Universidade dos Açores, BAGATUNA – Tuna Masculina da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, TUSA – Tuna Académica da ESTGF, VERSUS TUNA – Tuna Académica da Universidade do Algarve e, naturalmente, a TUALLE, enquanto tuna anfitriã.
Para além das atuações no Cine-Teatro, que têm início pelas 22h00, em ambos os dias, os participantes serão avaliados ainda durante o “pasa-calles” previsto para o sábado de manhã, entre as 10h00 e as 12h00, num desfile entre o Largo de S. Francisco e o Mercado Municipal de Loulé.
A interpretação, a participação e a simpatia serão alguns dos critérios de avaliação do júri. Os prémios serão atribuídos após a votação do júri, no segundo dia, e constam dos seguintes: Tuna mais Tuna – Grande Prémio TUALLE, Melhor Tuna, 2ª Melhor Tuna, Melhor Original, Melhor Solista, Melhor Instrumental, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte e Melhor Desfile (Pasa-Calles).
O preço dos bilhetes é de 10 euros (um dia) e 15 euros (dois dias)
Recorde-se que este Festival leva já três edições, tendo a primeira acontecido no ano de 2000, a segunda em 2003, que deu origem à edição de um CD, e a última no ano de 2005. Regressa novamente neste ano de 2011 numa nova data, integrando as comemorações de mais um aniversário da TUALLE. A organização, que conta com o apoio da Câmara Municipal, garante que estas duas noites estão reunidas as condições para muita música, boa disposição e espírito académico.
actividade física adaptada no Lar da Santa Casa da Misericórdia
Numa política de proximidade e cooperação com as instituições particulares de solidariedade social do concelho, a Câmara Municipal de Castro Marim, pelo segundo ano consecutivo, tem em desenvolvimento um Programa de Actividade Física Adaptada de Apoio ao Lar da Santa Casa da Misericórdia.
O Programa contempla um conjunto bastante diversificado de actividades físicas que tem como finalidade o desenvolvimento da massa muscular, o desenvolvimento da flexibilidade, da coordenação geral e, ainda, o aumento da auto-estima e o reforço das relações afectivas entre os utentes daquela instituição da vila de Castro Marim.
Esta acção, na qual participam quatro dezenas de idosos, realiza-se às segundas e quartas-feiras, sendo ministrada por um técnico da Unidade Orgânica de Cultura e Desporto da Autarquia.
O Programa de Actividade Física Adaptada é bem revelador das preocupações de ordem social que o executivo municipal tem para com uma faixa importante da população do concelho, os idosos, cidadãos que tiveram um papel activo na construção da nossa comunidade, os quais queremos continuar a apoiar e a acarinhar para que possam dispor de qualidade de vida e cuidados de saúde nas IPSS’s onde vivem, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.
Apoio aos Infantários da Rede Pública
Apostando numa política educativa, enquanto pilar fundamental do desenvolvimento integral da personalidade do indivíduo, a Câmara Municipal tem em curso um Programa de apoio aos infantários da Rede Pública de Castro Marim e Altura.
À semelhança de anos anteriores, a acção desenrola-se durante o ano lectivo e consiste na realização de aulas destinadas a potenciar as fases sensíveis do crescimento da criança, através da ludicidade, do manuseamento e contacto com diferentes materiais, bem como o desenvolvimento da motricidade fina e grossa e, ainda, a definição de normas.
O Programa de apoio aos infantários da Rede Pública é dirigido a mais de uma centena de alunos do ensino pré-escolar de Castro Marim e Altura, cuja coordenação está a cargo de dois técnicos de educação física da Autarquia.
Refira-se, ainda, a circunstância desta operação consagrar, para o presente ano lectivo, o desenvolvimento de uma bateria de testes para aferir os níveis motrizes das crianças, em especial, os alunos que estejam em risco de pré-obesidade e obesidade.
"VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA AS MULHERES PRECEDE A VIOLÊNCIA FÍSICA"
Tendo em vista assinalar o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres, que se celebrou no dia 25 de Novembro, Mendes Bota, presidente da Comissão para a Igualdade da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, fez uma declaração a propósito.
“Devemos lutar contra qualquer forma de violência contra as Mulheres, mesmo quando não deixa traços visíveis”, afirmou Mendes Bota (Portugal, PPE(DC), Presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, que se encontra em Edimburgo a participar numa reunião da Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, durante a qual será aprovado um relatório sobre a Violência Psicológica.
“O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres é uma recordatória de quão disseminada está a violência contra as mulheres por todo o mundo. A violência psicológica não deixa sinais exteriores, apesar de as suas cicatrizes durarem mais tempo. Trata-se de um crime particularmente insidioso e disruptivo, difícil de detectar – até pelas vítimas – e difícil de provar. Provoca um enorme desgaste e é, muitas vezes, o primeiro passo na escalada da violência. Não há uma única vítima de violência física numa relação íntima, que não tenha sido primeiro uma vítima de violência psicológica.
A Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, aberta à assinatura em 11 de Maio de 2011, cobre todas as formas de violência, incluindo aquelas que não estão previstas em certos sistemas legais, tais como a violência psicológica. Providencia novas ferramentas para a erradicação deste flagelo.
A Assembleia Parlamentar não poupa esforços para promover esta Convenção, e insta todos os Estados, no Conselho da Europa ou fora dele, a proceder à sua assinatura e ratificação o mais rapidamente possível. Quando a Convenção entrar em vigor, nascerá um melhor dia para milhões de vítimas de todas as formas de violência. “
NOISERV NO CINE-TEATRO LOULETANO
A 10 de dezembro, pelas 21h30, o Cine-Teatro Louletano recebe um dos mais inovadores projetos do atual panorama musical português.
Em 2005, Noiserv ganha forma quando David Santos decide gravar algumas ideias num álbum demo. Meses mais tarde, esses três temas são editados na internet, pela Merzbau. Em 2008, Noiserv edita o seu primeiro longa-duração, “One Hundred Miles from Thoughtlessness”, disco incrivelmente bem recebido pelo público, pela imprensa e crítica.
Já em 2009, sucederam-se as aparições em palcos estrangeiros, nomeadamente na Alemanha, Áustria, Inglaterra, Escócia. Um percurso internacional que, estando ainda no início, foi, também em 2009, complementado com a edição de um single (7”) pela editora escocesa Autumn Ferment Records.
Conta já com a presença em alguns dos mais carismáticos palcos nacionais como Coliseu dos Recreios, Coliseu do Porto, Cinema de S. Jorge, Santiago Alquimista, Music Box, entre outros, tendo partilhado o palco com nomes incontornáveis como Perry Blake, Camera Obscura, Bill Callahan, I Like Trains, Tara Jane O’neil, Yndi Halda, Your Ten Mofo, Julianna Barwick, The Swell, Damon & Naomi, entre muitos outros.
No início de julho de 2010, Noiserv editou o EP intitulado “A day in the day of the days”. Em novembro desse ano concluiu a sua participação na banda sonora do Documentário "José&Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, sobre José Saramago, em que escreveu grande parte das letras, das quais "Palco do Tempo”.
Ainda na área do cinema, participou em 2011 no filme "Noiserv {Sessão Dupla}", de Paulo Dias, onde a partir dos temas de Noiserv, conta-se a história de três personagens com diferentes ambições. Numa viagem entre memórias e sonhos, a ficção é intercalada num filme concerto que poderia ser a banda-sonora para o dia-a-dia.
Em 2011, Noiserv estreou a editora LebensStrasse Records com a edição de um 7" do tema "Mr. Carousel". Em abril regressou às edições reunindo num disco duplo o "One Hundred Miles from Thoughtlessness" e o EP "A day in the day of the days" e ainda alguns extras: duas remisturas internacionais e uma colaboração portuguesa para um tema extra "Little Maestro".
Este projeto tem vindo a afirmar-se como um dos mais criativos e estimulantes, de entre os surgidos em Portugal na última década. O seu percurso tem sido marcado por concertos de elevadíssima intensidade atingindo cada individuo na sua intimidade, relembrando-lhe vivências, momentos e memórias intrincadas entre a realidade e o sonho. Com um vasto leque de instrumentos inusuais e outros tantos, Noiserv cria em tempo real uma teia sonora que envolve o público e o transporta para o seu próprio mundo.
Recorde-se que Noiserv participou na edição de 2011 do Festival MED.
QUARTEIRA: EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE GABRIEL ROSA
“Início da Abstração” é o nome da exposição de trabalhos de Gabriel Rosa, que vai estar patente ao público na Galeria da Praça do Mar, em Quarteira, de 26 de novembro a 8 de janeiro.
O jovem artista é natural de Quarteira e tem-se dedicado à pintura e desenho, dando particular enfoque ao estudo das técnicas e perspetivas dos grandes nomes da pintura abstrata.
O seu trabalho acaba por refletir essas aprendizagens e a forma como foram compreendidas pelo artista que agora foi convidado para apresentar os seus trabalhos na sua cidade natal.
Esta é a primeira exposição individual de Gabriel Rosa que, desde 2009, se tem dedicado à pintura expressionista abstrata.
Esta exposição pode ser visitada das 15h00 às 22h00, de segunda a sexta-feira, e ao sábado, das 10h00 às 22h00.
Consultas de Ortopedia e Medicina Física e Reabilitação com novas instalações
O Serviço de Medicina Física e Reabilitação, incluindo a atividade de consulta externa, vai funcionar a partir do próximo dia 28 de Novembro, nas novas instalações situadas no 3º piso do Edifício das Consultas Externas/Ambulatório.
A atividade de consulta terá início logo na segunda-feira e os tratamentos de reabilitação iniciar-se-ão na terça.
Instalado numa área muito mais ampla e completamente nova, o serviço vai contar com:
• 1 Sala de eletroterapia (com 8 boxes individuais)
• 1 Ginásio
• 1 Sala de Cinesioterapia respiratória
• 3 Gabinete de Consulta
• 1 Gabinete de Terapia da Fala
• 1 Gabinete para Neuropsicologia e Terapia da Fala
• 1 Área de Terapia Ocupacional
• Áreas de Apoio para profissionais e utentes, incluindo zonas de espera
Consulta Externa de Ortopedia também com novas instalações
Recorde-se que neste mesmo piso (3º), direcionado para o atendimento de utentes com patologias do foro neuro-musculo esqueléticas, também já funciona, em área distinta, a Consulta Externa de Ortopedia.
A nova área da Consulta Externa de Ortopedia dispõe de cinco gabinetes médicos, uma ampla sala de tratamentos (gessos), uma área multidisciplinar e infraestruturas de apoio.
A criação destas novas áreas e infraestruturas insere-se na política de requalificação que tem vindo a ser desenvolvida pelo Hospital de Faro com o objetivo proporcionar melhores condições de acolhimento e tratamento para os utentes e, simultaneamente, melhorar as condições de trabalho para os nossos profissionais.
A deslocalização da Consulta de Medicina Física e Reabilitação para o 3º piso do Edifício das Consultas Externas/Ambulatório, permitirá, a readaptação do espaço anteriormente ocupado por esta especialidade serviços com a criação de uma nova unidade consignada à saúde da mulher.