segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Futebol de Praia - Brasil: Sporting Representa Portugal no I Mundialito de Clubes
A primeira edição do Mundialito de Clubes de Futebol de Praia irá acontecer entre 20 e 27 de Março, na Represa de Guarapiranga, em S. Paulo.
Portugal será representado pela equipa do Sporting. Outros nove grandes clubes estão inscritos na prova: o Corinthians, o Flamengo, o Vasco da Gama e o Boca Juniores, do Brasil; o Barcelona, de Espanha; o Lokomotiv, da Rússia, o AC Milão de Itália, o Seattle Sanders, dos EUA e o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
O Sorteio ocorreu hoje e de acordo com as regras estabelecidas, o Sporting pôde escolher inicialmente Madjer, Alan e Belchior, cabendo-lhe por sorteio os restantes: Makarov (RUS), Corosiniti (ITA), Mo (SUI), Fernando Dedei (BRA), Agustin (SLV), e Graça (POR).
Esta é a maior prova de clubes até hoje realizada na modalidade e traz consigo um diferente tipo de aspirações e expectativas. Uma nova dimensão à competições de Futebol de Praia.
Mercado Municipal de São Brás de Alportel recebe II Demonstração Gastronómica
Na manhã do próximo sábado, 26 de Fevereiro, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel prepara-se para se deixar invadir pelos mistérios da alquimia dos sabores… numa proposta de cozinha de fusão…
A 2.ª Demonstração Gastronómica no espaço de animação do Mercado Municipal conta com a participação do chef executivo Valdemar Guerreiro, um viajante pelos sabores do mundo, que acredita, tal como nos diz que “só se conhece verdadeiramente a cultura de um povo pela sua gastronomia!”
As demonstrações gastronómicas do Mercado Municipal de São Brás de Alportel são saborosas manhãs de sábado, à descoberta das propostas que os chefs de cozinha criam a partir dos saudáveis produtos do mercado. Quando a milenar alimentação se junta à arte gastronómica o resultado só poderia ser… irresistível!
Não falte! Entre as 10h30 e as 12h00, conheça as propostas do chef para mais uma refeição com sabor, qualidade e requinte, à sua mesa!
Numa iniciativa do Município de São Brás de Alportel, com a colaboração do Gabinete de Nutrição da Administração Regional do Algarve e do Curso CEF Cozinha do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
ALBUFEIRA INOVA NA BTL
Promoção do concelho na mais importante Feira de Turismo de Portugal
O município volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2011, com uma imagem renovada e uma programação de destaque. Desde apresentações de eventos, a uma demonstração de Arte Gastronómica, passando pela actuação dos dois finalistas do ‘Ídolos’ e pela realização de actividades para os mais novos, a presença de Albufeira na mais importante Feira de Turismo nacional promete marcar pela diferença.
Albufeira aposta na diferença na edição deste ano da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que irá decorrer de 23 a 27 de Fevereiro, na FIL – Parque das Nações. Este evento, o mais importante do género a nível nacional, atrai anualmente milhares de visitantes que procuram informação acerca dos diferentes destinos turísticos nacionais e estrangeiros.
Com uma nova decoração e totalmente renovado, o stand do município de Albufeira, localizado no Pavilhão 1, vai ser palco de diversas acções.
O dia 24, quinta-feira, ficará marcado pela apresentação da Parceria entre a Câmara Municipal e a empresa ‘A Vida é Bela’, pelas 12h15, que representará uma mais-valia para a promoção do concelho.
Pelas 12h50, a autarquia vai apresentar ao público o ‘IX Congresso Europeu de Confrarias Eno -Gastronómicas’, a ter lugar no concelho de 4 a 6 de Novembro, cuja temática central será ‘A Rota das Especiarias – a importância na gastronomia tradicional europeia’.
Na parte da tarde, pelas 18h15, o stand de Albufeira vai receber a visita do único cozinheiro a trabalhar em Portugal galardoado com duas estrelas Michelin. Dieter Koschina, Chefe de Cozinha do Vila Joya, vai realizar uma demonstração ao vivo de ‘Arte Gastronómica’, permitindo aos visitantes assistir à preparação dos alimentos, interagir com o chefe, e, no final, degustar as especialidades gastronómicas confeccionadas. Refira-se que no passado mês de Janeiro, o Vila Joya foi palco do mediático Festival Internacional Gourmet - Tribute to Claudia, onde desfilaram os mais conceituados nomes da gastronomia mundial. Esta unidade hoteleira na Praia da Galé, em Albufeira, é reconhecida como um dos melhores espaços turísticos do mundo. Pelo quinto ano consecutivo, os “World Travel Awards” (WTA), considerados os Óscares do turismo, distinguiram-na com o prémio de Melhor Boutique Resort do Mundo.
Durante o fim-de-semana, os visitantes que se deslocarem ao espaço de Albufeira vão ter a oportunidade de assistir às actuações dos dois finalistas do programa ‘Ídolos’, cuja Final foi transmitida em directo da Praia dos Pescadores, em Albufeira, na noite da Passagem de Ano. A grande vencedora, Sandra Pereira, vai mostrar os seus dotes vocais no sábado, dia 26, enquanto o ex-concorrente Martim Vicente, actuará no domingo, 27. Os artistas vão ainda conceder uma sessão de autógrafos a todos os fãs presentes no certame.
E para que as crianças também possam participar no evento, a autarquia reservou um espaço inteiramente dedicado aos mais novos. De 25 a 27 de Fevereiro, a ‘Kids Area’ vai servir de cenário a um conjunto de actividades relacionadas com Educação Ambiental e a diversas acções de promoção das praias do concelho.
Albufeira apresenta, assim, um programa de recepção aos seus visitantes que pretende dar a conhecer as potencialidades do concelho enquanto destino turístico de referência. Para além do sol e da praia, o município apresenta uma diversidade de atracções que passam pela gastronomia, golfe, comércio, paisagem, animação nocturna, actividades culturais e desportivas.
Biblioteca Municipal de Faro: Desenhos e novo livro de Ramos Rosa em destaque
A Biblioteca Municipal de Faro vai ter patente a partir de 4 de Março e até ao fim do mês – Rostos da Escrita - uma exposição de desenhos do seu patrono, o poeta António Ramos Rosa.
A exposição, que integra cerca de 100 desenhos, tem a coordenação de Gisela Ramos Rosa, sobrinha do poeta, da Linguagem de Cálculo /Sulscrito e da Associação de Artistas Plásticos do Algarve, sendo comissariada por José Bívar.
«Em António Ramos Rosa palavra, pintura e desenho dialogam entre si e com o mundo, tocam a condição humana, tocam-nos», escreve Gisela Ramos Rosa num esclarecedor texto que integra o catálogo da exposição, e onde confidencia que Ramos Rosa, «tem revelado o desejo de expor de novo os seus trabalhos, pois em cada desenho há um poema em projecção, que pretende chegar aos seus leitores».
Uma oportunidade para o público tomar contacto com uma faceta menos conhecida da personalidade artística deste poeta maior da cultura portuguesa.
Também no dia 4 de Março pelas 18 horas, terá lugar, na Biblioteca Municipal, a apresentação do novo livro de Ramos Rosa, Prosas seguidas de diálogos, uma edição da 4Águas, que reúne textos de reflexão sobre a poesia, a linguagem, o papel dos poetas na sociedade, diálogos e memória de vivências e de praxis política.
A apresentação estará a cargo de Manuel Madeira e de Fernando Esteves Pinto.
Município de Lagos atribui Bolsas de Estudo
As listas ordenadas e definitivas dos candidatos a bolseiros para o ano lectivo 2010/2011 foram já a conhecimento público, na Reunião de Câmara que decorreu ontem, dia 16, sendo agora fixadas no site oficial da autarquia em www.cm-lagos.pt.
Ao todo serão apoiados 61 estudantes do concelho, que passam a receber mensalmente, ao longo de 10 meses do ano lectivo, um valor na ordem dos 237,50€.
De referir que, além dos 15 novos candidatos, o Júri de Atribuição de Bolsas de Estudo para este ano lectivo sugeriu a alteração da deliberação anterior de modo a permitir a atribuição de mais uma bolsa de continuidade, que passam assim a ser 46.
A atribuição de bolsas de estudo, por concurso público, a estudantes residentes na área do Município de Lagos que frequentem o ensino superior público, particular ou cooperativo (Bacharelato, Licenciatura e Mestrado), decorre anualmente, conforme o Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo e de Investigação.
Albufeira: INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE DOCE TÍPICO ESTÃO A TERMINAR
Está a terminar o prazo das inscrições para o concurso de ideias para a criação de um doce típico de Albufeira. Na próxima segunda-feira, a Câmara Municipal receberá as últimas propostas. Entretanto, já foi nomeado o júri que irá avaliar as criações originais.
Na próxima segunda-feira, termina o prazo de inscrições para o concurso ‘Doce Típico de Albufeira’. Os interessados podem ainda assegurar a sua participação, entregando a respectiva ficha de inscrição até às 15h00 de dia 28 de Fevereiro, no GAM, ou através do site www.cm-albufeira.pt, juntamente com a receita do doce ou bolo.
Num segundo momento, os concorrentes têm que confeccionar dois exemplares do seu doce e entregá-los no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), entre as 10h00 e as 15h00 de dia 10 de Março.
O júri que irá avaliar as propostas é composto por cinco elementos, entre eles, o presidente da Associação de Pasteleiros e Cozinheiros do Algarve chefe Henrique Leandro, o gastrónomo Renato Costa, o responsável pelo Curso de Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve chefe Filipe Martins, o jornalista Martim Cabral, e a Chefe da Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Albufeira Carla Ponte.
Cada um dos doces a concurso será pontuado individualmente pelo Júri, de 0 a 5, de acordo com os critérios de originalidade, degustação, apresentação, viabilidade de produção/comercialização a nível empresarial, e condições de conservação/durabilidade.
A autarquia irá atribuir um nome à receita vencedora, relacionado com a história e o património de Albufeira. Os resultados do concurso serão divulgados a 11 de Março, pelas 17h00, no EMA.
Recordamos que o concurso de ideias está aberto a todos os residentes em Albufeira, que podem participar a título individual ou em grupo. Cada concorrente terá que confeccionar uma receita original que inclua figo, amêndoa, mel, laranja ou alfarroba. O vencedor receberá um prémio monetário no valor de € 1500,00 e verá o seu doce ser comercializado por todas as pastelarias e doçarias do concelho.
Estudo revela que ida às compras é principal finalidade de utilização automóvel na Europa
54% dos jovens europeus declaram utilizar o automóvel todos os dias, contra 64% da população total europeia. Tanto para os jovens (70%), como para a população total (75%), a ida às compras é a primeira finalidade de utilização do automóvel. Já em Portugal o lazer é o primeiro motivo apontado entre os jovens para o uso do carro. São dados revelados na 5.ª edição do Caderno Automóvel do Observador Cetelem.
Na Polónia, a proporção de jovens que utilizam, principalmente, o automóvel para ir às compras ultrapassa mesmo os 80%. As diferenças são, todavia, mais ou menos acentuadas conforme os países. Se o Reino Unido é um dos países onde os jovens têm menor acesso ao automóvel, o Observador Cetelem revela que é neste país, que se regista a menor diferença entre os jovens e a população total. Os jovens britânicos que têm acesso a um automóvel conduzem diariamente. Os jovens alemães pelo contrário, registam uma menor utilização diária, sendo a diferença de utilização entre os indivíduos com menos de 30 anos e a população total de 25%. Esta diferença reflecte o fraco nível de acesso ao automóvel observado na Alemanha.
Uma situação idêntica em todos os países é o facto de entre os indivíduos com menos de 30 anos, o nível de utilização do automóvel ser inferior ao verificado em média pelo conjunto das pessoas de todas as idades. Portugal destaca-se do conjunto por ser o país onde a percentagem de indivíduos, que utilizam carro pelo menos uma vez por dia, ser a mais elevada (65% entre os jovens e 73% entre a população total).
O lazer é o segundo motivo apontado, com uma utilização ligeiramente mais acentuada entre os indivíduos com menos de 30 anos (67% contra 66% da população total). Este motivo é mais apontado pelos jovens alemães (76%), belgas (74%) e franceses (72%). As deslocações casa-trabalho surgem em terceiro lugar na utilização do automóvel na Europa (54% entre os jovens). A França e o Reino Unido, e, a uma menor escala, Portugal e Bélgica, destacam-se dos seus vizinhos, registando entre os jovens uma maior tendência para utilizar o automóvel nas deslocações para o trabalho do que a registada em média pela população total. Nalguns países, como a Alemanha, a Espanha ou a Polónia, o motivo “saídas de fim-de-semana” ultrapassa o motivo “deslocações casa-trabalho”.
Da análise do Observador Cetelem destaca-se ainda o número de indivíduos que utilizam o automóvel nas suas deslocações até ao local de estudos que em Portugal é superior à média europeia (14% contra 9% dos europeus); os jovens franceses e britânicos estão entre os que menos utilizam o automóvel para essa finalidade.
As análises económicas e de mercado, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.
UALG: Núcleo de Actividades Subaquáticas comemora 20 anos
O Núcleo de Actividades Subaquáticas da Universidade do Algarve (NAS) apresenta a Semana Subaquática de 22 e 25 de Fevereiro, no âmbito das comemorações do seu vigésimo aniversário. Com esta iniciativa, o NAS pretende salientar a importância do meio marinho, divulgando a prática subaquática e apresentando o trabalho desenvolvido pelos vários centros de investigação.
A Semana Subaquática decorrerá no Campus de Gambelas, está aberta à comunidade académica e ao público em geral e contará com a participação especial dos alunos do Ensino Primário da Escola de Montenegro. São diversas as actividades programadas, de entre as quais se destacam baptismos de mergulho, um ciclo de palestras e exposições de fotografia.