

Como já vem sendo tradição, a Panda Security encerra o ano de 2009  publicando o anuário dos códigos maliciosos que mais se destacaram ao longo  deste ano, pelos mais diversos motivos. 
 Mais do que um mero ranking das ameaças com maior propagação ou maior número  de infecções, a Panda seleccionou aquelas que, pela utilização de engenharia  social ou pelos efeitos visíveis nos computadores, se demarcaram nos últimos  meses. Como tal, algumas das mais conhecidas ameaças deste ano (como o Koobface)  encontram-se ausentes desta lista.
 O mais problemático
 Não há dúvidas de que o Conficker.C foi o vírus mais odiável dos últimos 12  meses. Surgiu pela primeira vez em 31 de Dezembro de 2008, e passou o ano a  causar sérias infecções, tanto em empresas como em utilizadores particulares. A  natureza astuta e persistente deste código malicioso atribuiu-lhe o primeiro  lugar no nosso ranking. 
 O mais ilusório
 Apesar de não fazer referências ao famoso feiticeiro da ficção, as mensagens  do Samal.A têm tudo a ver com magia. Ao infectar um computador, mostra a  mensagem “Ah ah you didn't say the magic word” e o cursor pisca aguardando que o  utilizador introduza uma palavra. A verdade é que independentemente do que se  introduza, após três tentativas é mostrada a frase “Samael has come. This the  end”, e o computador é reiniciado.
 O mais vingativo
 Ainda não sabemos quem é o verdadeiro destinatário desta vingança, mas o  DirDel.A espalha a sua vingança pelos utilizadores infectados, substituindo  progressivamente pastas das diferentes directorias com cópias de si mesmo. O  worm é distribuído num ficheiro com o nome Vendetta.exe, com o típico ícone de  pastas do Windows.
 O mais viajado O trojan Sinowal.VZR 
 infectou milhares de computadores disfarçado de bilhetes de avião  supostamente adquiridos pelos utilizadores. 
 O mais multi-facetado
 Falamos do Whizz. Após infectados, os computadores emitem uma série de  “bips”, o ponteiro do rato move-se incontrolavelmente por todo o ecrã, e o  tabuleiro da unidade de CD/DVD abre-se e fecha-se contínuamente, enquanto o ecrã  é “decorado” com uma coluna de barras. 
 O mais bisbilhoteiro
 O Waledac.AX engana as suas vítimas afirmando tratar-se de uma aplicação  gratuita para ler mensagens de SMS dos telemóveis de terceiros. Ideal para os  que pretendem espiar os seus parceiros. Talvez por isso tantos utilizadores se  tenham tornado vítimas desta inteligente ameaça. 
 O mais afectivo
 O BckPatcher.C coloca-se no topo desta categoria, ao modificar a imagem de  fundo do ambiente de trabalho para uma imagem onde se lê “virus kiss 2009”
 Os mais hipocondríacos
 Não podiamos deixar de mencionar o WinVNC.A e o Sinowal.WRN que lançaram o  pânico em torno da Gripe A de modo a enganar os utilizadores e infectar os seus  sistemas. 
 O mais incompetente
 O Ransom.K é um trojan que encripta documentos nos computadores infectados,  exigindo 100 dólares de resgate para os libertar. No entanto o seu criador,  provavelmente por falta de experiência, incluiu um erro de programação que  permitia aos utilizadores libertar os ficheiros com uma simples combinação de  teclas. 
 O mais enganador
 Este ano, o vencedor desta categoria é o FakeWindows.A que infecta os  utilizadores fazendo-se passar por um processo de activação de licença do  Windows XP.
 O mais festivo
 O Banbra.GMH chega num promissor e-mail com fotografias de festas Brasileiras  (com dançarinas incluídas)… Quem consegue resistir?
msn