quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Câmara de Portimão corta na iluminação e animação de Natal e festejos da Passagem de Ano
Câmara de Portimão corta na iluminação e animação de Natal e nos festejos da Passagem de Ano,
mas reforça o apoio social
No âmbito do Plano Municipal de Contenção da Despesa, vem a Câmara Municipal de Portimão tornar público um conjunto de medidas tomadas e relacionadas com a quadra festiva que se avizinha.
Face à crise económica e financeira que o país atravessa e perante a necessidade de contenção de despesas, a Câmara Municipal de Portimão decidiu reduzir substancialmente o investimento que tem vindo a fazer nesta altura do ano, da seguinte forma:
Iluminação de Natal
Foi decidido garantir a instalação de símbolos de Natal na Alameda da Praça da República, em Portimão, e em cada uma das duas restantes freguesias do concelho e iluminar as fachadas das igrejas. Esta medida implica um investimento de cerca de 20.000 euros, o que significa uma redução de aproximadamente 80 por cento dos valores investidos em 2010.
Refira-se, no entanto, que caso as associações de comerciantes e/ou empresários entendam financiar a iluminação de algumas artérias da cidade, a autarquia compromete-se a suportar os custos de consumo à EDP, os licenciamentos que estiverem em causa e o apoio logístico à respectiva instalação.
Animação de Natal
Neste domínio, refira-se que a autarquia manifestou o seu acordo e disponibilidade financeira para que possam decorrer algumas iniciativas na Alameda da Praça da República, ao abrigo da Carta Compromisso assinada entre a Câmara de Portimão e a UAC – Associação de Desenvolvimento de Portimão Pró-Comércio, nomeadamente um mercadinho temático sobre colecionismo e antiguidades, a Stock Out de Inverno, uma feira de artesanato e uma degustação de chás e doces tradicionais de Natal. A autarquia suportará os encargos relativos à concretização destas acções, estimados em 17.900 euros.
Por seu turno, os alunos do curso de Design do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes vão decorar os vidros das montras de lojas que se encontram devolutas na zona comercial de Portimão, com o intuito de minimizar o impacto negativo provocado pelas mesmas.
Passagem de Ano
Por outro lado, a Câmara de Portimão não organizará os festejos da Passagem de Ano nos termos das edições anteriores, encontrando-se previsto um fogo de artifício simbólico e animação em diversos pontos do município através de grupos locais. No entanto, caso os empresários e/ou comerciantes encontrem meios de financiamento para a realização destes eventos, com programas de reconhecida qualidade, a edilidade garantirá os licenciamentos necessários e o respectivo apoio logístico.
Reforço do apoio social
Parte das verbas resultantes da redução de despesa agora decidida será aplicada no financiamento das iniciativas assumidas e no reforço do apoio à distribuição de cabazes de Natal aos mais carenciados do município.
Filipe Santos Bi- Campeão da Europa, 1 Prata e um Bronze
Terminado o Campeonato da Europa DSISO - Coimbra 2011, que reuniu nadadores de toda a Europa portadores de Síndrome de Down, os resultados dos nadadores algarvios que representaram a selecção nacional não poderia ter sido melhor.
Filipe Santos nadador da O2 - Portimão foi Campeão da Europa nos 400 Livres e 200 Mariposa. Foi ainda medalha de Prata nos 50 Livres e Bronze nos 200 Livres.
O atleta já tinha tido uma boa prestação no Campeonato do Mundo de Taiwan 2010 onde consegui a 4ª posição nos 200 Livres e 200 Mariposa. Agora o nadador de Portimão conseguiu ser o melhor nadador português ao conseguir subir ao pódio nas quatro provas que nadou.
O atleta de Loulé, José Vieira sagrou-se Campeão da Europa nos 200 Bruços e foi Prata nos 100 e 50 Bruços.
Foi um Campeonato cheio de emoções fortes, numa prova onde a organização está de parabéns.
Para o próximo ano o Campeonato do Mundo será em Itália e ambos os atletas vão desde já trabalhar para conseguirem estar presentes e, quem sabe, trazer novas alegrias para Portugal.
Montenegro Solidário com os que mais precisam
Montenegro Solidário com os que mais precisam dinamiza Campanha de recolha de Roupa e de Alimentos.
Um pequeno gesto que pode fazer muita diferença. Ajude quem precisa!
O Natal é uma época em que o espírito de solidariedade prevalece para tentar ajudar o próximo e melhorar a vida das pessoas que mais precisam.
Conscientes das dificuldades dos cidadãos mais necessitados da Freguesia de Montenegro, a Junta de Freguesia está a organizar uma Campanha de Recolha de Roupa e de Alimentos que consiste na recolha de produtos alimentares de primeira necessidade (leite, papas, cereais, azeite, arroz, et.), roupa para qualquer idade ou género, produtos de higiene ( fraldas, toalhetes, etc.), mantas e edredons, brinquedos, livros, etc.
Fica a faltar apenas a contribuição de cada um de nós e assim dar conforto ao Natal de quem mais precisa. Para ajudar poderá dirigir-se à Junta de Freguesia de Montenegro, entre as 9H00 e as 17H00, e fazer a sua entrega. Os produtos e materiais recolhidos serão criteriosamente distribuídos por famílias carenciadas residentes na Freguesia de Montenegro.
QUINZENÁRIO ALGARVE PRESS ESTÁ ON-LINE
Leia mais uma edição do quinzenário ALGARVE PRESS On-Line, com destaque para "Cabo Verde Na Confraria dos Cavalheiros da Tábua Quadrada" e as Portagens na Via do Infante, entre muitos outros assuntos da actualidade Algarvia e Andaluza. Em www.algarvepress.net Clique EM CONSULTAR EDIÇÕES ELETRÓNICAS, No canto superior direito do jornal.
Conferência em Faro: Em nome das artes ou em nome dos públicos?
CONFERÊNCIA SOBRE MEDIAÇÃO CULTURAL - SÁBADO 10, DOMINGO 11 DE DEZEMBRO, no Instituto Português da Juventude (IPJ), Faro.
De que modo as práticas artísticas contemporâneas, os centros culturais, os teatros e os museus estão a lidar com as exigências e as necessidades dos seus públicos? A emancipação dos públicos é verdadeiramente promovida ou é sobre a falta dela que se constrói a mediação cultural na actualidade? Que grau de partilha e de participação é solicitado aos públicos espectadores? É a interpretação do público uma forma de completar o objecto artístico? E onde começa a prática artística com comunidades e termina a mediação cultural? É o mediador cultural um agente isento e transparente ou a sua presença condiciona a interpretação dos objectos?
Sem deixar de indagar mas sem respostas à vista, a organização convida profissionais cujo dia-a-dia toca nestas questões para, em conjunto com o público, reflectirem sobre a importância e a validade da mediação cultural.
E porque acredita na riqueza da comunicação sem rede, o público poderá ser o verdadeiro participante deste evento, preenchendo-o com debates abertos, mesas redondas, workshops e ainda um novo modelo de interacção entre os participantes: as speed meetings.
ORADORES:
Antimuseo | António Branco (Universidade do Algarve) | GAM (Grupo para a Acessibilidade nos Museus) | ICOM-CECA (Comité para a Educação e Acção Cultural do ICOM) | João Carrolo (Teatro Municipal de Faro) | João de Brito (LAMA) | Maria Acaso Lopez-Bosch (Pedagogias Invisíveis) | Manobras no Porto | Raquel dos Santos Arada (Culturgest) | The Dialogue Project
Inscrições com nome, idade, profissão e contacto telefónico para producao.lama@gmail.com
A conferência acontecerá em inglês, espanhol e português. Sem tradução simultânea.
Será emitido um certificado de presença para todos os participantes.
46% faz as compras de Natal duas semanas antes
A grande maioria dos consumidores portugueses faz as suas compras de Natal até um mês antes do Natal: 36% afirma que o faz com um mês de antecedência, 46% fá-lo duas semanas antes e 12% uma semana antes. São nas semanas que antecedem o Natal que se verifica o maior volume de consumo. Estes dados foram revelados pelo Observador Cetelem que apresentou, recentemente, um estudo sobre as intenções de compra para o Natal 2011.
Ainda na análise do planeamento das compras de Natal, destaca-se o facto das mulheres iniciarem as compras com maior antecedência que os homens. Enquanto 43% das mulheres começa a preparar o Natal com um mês de antecedência, 51% dos homens fá-lo duas semanas antes. Esta análise mostra ainda que são os indivíduos do sul (56%) e do Porto (52%) que mais optam por fazer as compras duas semanas antes. As regiões do país com maior planeamento são a zona norte e o centro, onde 42% e 44% dos inquiridos, respectivamente, iniciam as compras até um mês antes.
«O facto da maior parte dos consumidores portugueses iniciar as suas compras de Natal até duas semanas antes, justifica-se pelo facto de ser nesta altura que a maioria recebe o subsídio de Natal. Como sabemos 82% dos consumidores revelou que recorre ao subsídio de Natal para fazer as comprar presentes e como tal, é natural que só o façam depois de o receber», afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Um dado também a destacar deste estudo do Observador Cetelem é o facto de 25% dos inquiridos afirmar que costuma esperar pelas promoções e saldos após o Natal para fazer algumas compras de Natal. Percentagem que chega aos 30% nos indivíduos entre os 25 e os 34 anos.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.
C.A.S.A. de Natal Solidária nas Escolas
O C.A.S.A. Centro de Apoio ao Sem- Abrigo, Instituição de Solidariedade Social (IPSS), que na sua Delegação de Faro apoia diariamente cerca de 800 pessoas carenciadas com alimentação, vestuário e outros produtos de primeira necessidade, tendo como principal objectivo levar a cabo acções de solidariedade social a favor dos mais carenciados, decidiu pôr em campo, até ao próximo dia 9 de dezembro, uma Iniciativa para angariar Géneros Alimentares, não só para continuar o trabalho diário de ajuda aos mais carenciados, como também para oferecer Cabazes de Natal a cerca de 500 famílias das mais carenciados da sociedade farense, dando-lhes um Natal Especial.
Esta Iniciativa, denominada “C.A.S.A. de NATAL SOLIDÁRIA nas ESCOLAS”, apela à solidariedade de toda a Comunidade Escolar do Concelho de Faro para que neste Natal sejam Solidários.
Nesse sentido, com o Patrocínio da Direcção Regional de Educação do Algarve e a adesão e apoio de todas as Escolas do Concelho de Faro (escolas do ensino básico, escolas C+S, Secundárias, Universidade do Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e Colégios Privados), o CASA está a levar a cabo, até 9 de dezembro, uma campanha de angariação de géneros alimentares para os carenciados do concelho.
Os Alunos, Professores e toda a comunidade Farense são convidados a aderir a esta campanha, doando géneros alimentares e produtos de higiene nas Boxes Solidárias existentes em cada Escola.