segunda-feira, 8 de novembro de 2010
4º Encontro de Coros Ibéricos – Cidade de Faro
No próximo dia 20 de Novembro decorrerá na capital algarvia o 4º Encontro de Coros Ibéricos – Cidade de Faro.
Pelas 21h30, sobem ao palco do Auditório do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina o Coral Polifónico Padre José Mirabent da Isla Cristina, o Coral Polifónico de Alter do Chão, o Coral Ciudad de Benalmádena e o coro anfitrião, o Grupo Coral Ossónoba.
Durante todo o dia, os coros participantes farão pequenos concertos de rua pela zona baixa da cidade.
Esta é mais uma iniciativa do Grupo Coral Ossónoba que visa promover a troca de experiências e culturas entre coros portugueses e os vizinhos espanhóis.
Em 2006, a cidade de Faro conheceu este encontro e já conta com quatro edições. Na sua génesis tinha como objectivo intercalar, de dois em dois anos, com o Algarve – Festival Internacional de Coros, mas, desde 2008 que se realiza todos os anos.
Com entrada gratuita, o 4º Encontro de Coros Ibéricos – Cidade de Faro conta ainda com o patrocínio da Câmara Municipal de Faro e Ministério da Cultura e o apoio das Juntas de Freguesia da Sé e S. Pedro de Faro, assim como de diversas empresas.
Futebol - Distrital da 2ª. Divisão: SANTALUZIENSE, 1 – OS ESTOMBARENSES, 1
PERDER OPORTUNIDADES, NÃO DÁ PARA GANHAR
Logo no início da primeira parte e até aos quinze minutos, a equipa da casa meteu-se no meio campo adversário, andou à roda da baliza, mas das oportunidades criadas tudo passou ao lado ou acabou nas mãos do guarda-redes Bruno. Os visitantes sacudiram a pressão mas não criavam oportunidades de golo. O intervalo foi um alívio.
Logo aos quatro minutos da segunda parte, Nuno Guerreiro, na marcação de uma falta cometida pelo guarda-redes Bruno, rematou a contar. As duas equipas passaram a jogar a meio campo com um ou outro contra-ataque, mas sem resultados práticos, até que aos trinta minutos, Davide repôs a igualdade no marcador. A partir dai, o jogo caiu e quando o apito do árbitro se fez ouvir, foi como que um até que enfim! O Santaluziense, só empatou por culpa própria e desiludiu o muito público que presenciou a partida.
Arbitragem sem qualquer comentário.
Geraldo de Jesus
FICHA TÉCNICA
Campo: Santaluziense
Árbitro: Nuno Rodrigues
SANTALUZIENSE: Wilson, Nuno Guerreiro, Santos (Bruno, 45’), Macedo, Rodrigo, Mauro, Jhon, Viriato, Fábio Romeira, Nuno (Vitinha, 70´)
Treinador: Professor Edgar Costa
ESTOMBARENSES: Bruno, Cabrita (Nuno Martins, 70’), Rui Costa, Jacques, Miguel, Rodney, Diogo (Ruben, 60’), Helinho, Leandro, Davide e Rocheta
Treinador: Carlos Mourinho
Ao intervalo: 0 – 0
Marcadores: Nuno Guerreiro (49’) e Davide (75’)
Disciplina - Amarelos: Rodrigo (29’), Davide (45+1’), Bruno (47’), e Cabrita (57’)
VRSA é a primeira Cidade Ibérica na organização "Cidades Europeias contra a droga"
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou ontem a Declaração que eleva o Concelho a “Cidade Europeia Contra a Droga”.
Esta Declaração foi desenvolvida de acordo com o Programa Internacional das Nações Unidas para o controlo das drogas, que tem como objectivo principal proporcionar, a todos os que necessitam, tratamento e aconselhamento para este problema. Para tal, é importante estabelecer uma cooperação entre os serviços sociais, as organizações, os serviços de saúde e a polícia para que se consiga concretizar a principal medida preventiva que é o de levar as pessoas a deixarem de se seduzir pela droga.
Estes objectivos só poderão ser atingidos levando a cabo algumas medidas que são importantes para o sucesso desta intervenção, como a importância do reforço do papel da família na resistência à droga; na criação de programas preventivos nas escolas e nos lugares de trabalho; no desenvolvimento de actividades anti-droga para os jovens; na reabilitação dos toxicómanos em estado avançado e no apoio à investigação e avaliação da mesma.
O apoio no combate à droga e à toxicodependência tem sido uma preocupação constante no Município de Vila Real de Santo António, uma vez que em muitas situações esta dependência está associada a situações de pobreza provocada pela crise económico-financeira actual que atinge todas as sociedades, com consequências ao nível do desemprego, criando situações de extremas dificuldades para as pessoas, famílias e até empresas.
Foi neste sentido que a CMVRSA criou em 2009 a AGARRA – Agência de Combate à Crise e hoje assina esta Declaração, comprometendo-se uma vez mais a criar medidas de apoio aos cidadãos que por motivos vários necessitam de ajuda para uma vida melhor.
“É com sentido de responsabilidade e preocupação por uma sociedade melhor, que assinei hoje a Declaração “Cidade Europeia Contra a Droga”. Enquanto Presidente e cidadão deste Município, tenho a obrigação de ajudar a construir e fazer crescer este Concelho de forma segura e atractiva, tendo sempre em mente as pessoas que nele habitam”, refere Luís Gomes, Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.
Acrescenta, ainda, “que a importância desta Declaração é acima de tudo para poder partilhar experiências com outras cidades europeias, retirar os aspectos positivos e trazer para Vila Real de Santo António as práticas desenvolvidas por outros cidadãos preocupados e interessados num Mundo melhor”.
IV Festival de Órgão Faro 2010 já começou
Após o primeiro concerto por um jovem talento de 26 anos, o Festival de Órgão prossegue com mais um concerto, desta vez, na Igreja do Carmo (Faro) com o organista Daniel Oliveira e com a soprano Susana Duarte, no dia 13 Novembro, às 21h30.
O concerto contempla um programa musical do século XVII e XVIII, com especial enfoque para compositores portugueses como António Carreira, Carlos Seixas, João Rodrigues Esteves. O património musical internacional estará marcado pelos compositores J.S.Bach, G.F. Haendel, Francesco Gasparini, entre outros.
Daniel Oliveira é licenciado em Musicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem actuado em vários pontos do país como organista e cravista, apresentando-se como solista ou em colaboração com vários agrupamentos. Tem frequentado vários cursos de aperfeiçoamento e Masterclasses de Órgão e Cravo, com várias personalidades internacionais, e estuda regularmente em Madrid música espanhola para órgão com o organista Roberto Fresco. É actualmente organista titular do Órgão histórico da Igreja da Misericórdia em Torres Vedras e organista assistente da Basílica da Estrela em Lisboa.
Susana Duarte Licenciou-se em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com Elsa Saque e também com Nuno Vieira de Almeida, Olga Prats e Stephen Bull, e em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Concluiu também o mestrado em Artes Musicais (Lied e Oratória). Interpretou vários papéis em óperas de G. Menotti, Kurt Weil, Mozart e Purcell. Tem realizado recitais com os pianistas Francisco Sassetti, Ana Jacobetty, Helder Marques e Nuno Vieira de Almeida.Tem colaborado com as Voces Caelestes e é membro do Coro Gulbenkian. Conquistou o 3º prémio no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi em 2005.
Programa
06 Nov 2010 - 21h30 - Igreja da Sé
João Segurado
13 Nov 2010 - 21h30 - Igreja do Carmo
Daniel Oliveira + voz soprano
(Susana Duarte)
20 Nov 2010 - 21h30 - Igreja do Carmo
Edite Rocha
27 Nov 2010 - 21h30 - Igreja da Sé
Luca Antoniotti
Organização
Associação Cultural Música XXI
Direcção Regional de Cultura do Algarve
Câmara Municipal de Faro
Associação de Boxe do Algarve Organiza Campeonatos Regionais
Badminton - Atletas do Clube Algarvio Pedro Martins - Telma Santos / Ouro na Republica Dominicana - Prata em Porto Rico
Telma Santos
Pedro Martins
Os atletas da ACD da Che Lagoense Pedro Martins e Telma Santos competiram de 29 a 31 de Outubro em Santo Domingo, na Republica Dominicana em mais uma prova pontuável para o Ranking Mundial e ambos venceram de forma brilhante as provas de Singulares Homens e Singulares Senhoras.
Pedro Martins, esteve imparável e não cedeu um único set.
No primeiro jogo venceu com o Neo-zelandês Bjorn Seguin por 21-9, 21-11, nos ¼ de final o Espanhol Ernesto Velasquez por 21-8, 21-9, nas meias finais o Eslovaco Michal Matejka por 21-17, 21-14 e na final o 56º do Ranking Mundial o guatemalteco Kevin Cordon por 21-10, 21-13.
Telma Santos, logo no primeiro jogo venceu a Espanhola Sandra Chirlaque por 21-6, 21-10, nos ¼ de final a Americana Karyn Cecilia Velez por 21-13, 21-7, na ½ final a Germânica Nicole Grether, 41º do Ranking Mundial por 21-18, 20-22, 21-14 para na final vencer a Italiana Agnese Allegrini por 21-15, 22-20.
Nos dias 5, 6 e 7 de Novembro estes atletas que representam o clube Algarvio, competiram em San Juan, Porto Rico, prova que se desenvolveu debaixo de uma elevada temperatura, criando dificuldades adicionais aos atletas.
Telma Santos iniciou a prova vencendo a Mexicana Vitória Montero por 2-0, para defrontar e vencer em seguida, a Canadiana Alex Bruce também por 2-0.
Nos ¼ de final Telma Santos defrontou a Italiana Agnes Allegrini, atleta que tinha encontrado e vencido, na final da República Dominicana, mas que desta vez, não foi possível.
Pedro Martins, iniciou a competição vencendo o Peruano António de Vinatea por 2-0, para no 2º jogo, que durou mais de uma hora, defrontar e vencer o Norte-Americano de origem Malaia Sattswat Pongnairat por 2-1.
Pedro nos ¼ de final defrontou e venceu o Indonésio Adytia Elango Raheen por 2-0, nas meias-finais, venceu o Norte-Americano Arnold Setiadi também por 2-0 e na final, defrontou de novo um Indonésio desta vez naturalizado Italiano Wisnnnu Putro e cedeu a partida por 2-0.
Com a pontuação obtida nestas provas Internacionais Pedro e Telma, voltam a subir no Ranking Mundual e reforçam seguramente os lugares que agora ocupam, Pedro Martins o 56º e Telma Santos o 69º.
Andebol: NACIONAL DA 3ª. DIVISÃO – ZONA SUL: G C Odivelas - 22 / Vela de Tavira – 39
Vladimir melhor marcador da equipa
CLUBE DE VELA DE TAVIRA FOI “PASSEAR” A ODIVELAS
No passado sábado, a equipa principal do C. Vela de Tavira, descolou-se a Odivelas para defrontar a equipa local. Segundo o Professor Hélder Leal, treinador da equipa, esta jogou descontraída e vai ganhando confiança, devido aos bons resultados obtidos. “Na primeira parte a equipa atacou bem, mas não defendeu bem e ao intervalo o resultado era-nos favorável por 19-16, diferença que não se justificava.
Na segunda parte, apesar do Nuno ter estado bem, coloquei na baliza o Flávio Fernandes que não tem jogado, por lesão e considero que foi o melhor jogador em campo. Quanto aos melhores marcadores o Vladimir, marcou 9 golos, Duarte Ribeiro, 8 e o Carlos Abraúl, 7. Foi a oportunidade de fazer rodar alguns jogadores menos utilizados e a diferença poderia ter sido maior.
Na próximo sábado, dia 13 de Novembro, pelas 17 horas a contar para a 7.ª Jornada, recebemos a equipa do Lagoa e contamos ter ainda maior número de espectadores”
Na formação, as equipas do Clube de Vela vão tendo bons resultados, fruto de um planeamento que tem vindo a ser seguido e dos quais destacamos:
- Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos – 5.ª Jornada –
Vela de Tavira - 47 / CCR Alto Moinho – 13
1.º Classificado
- Campeonato Nacional de Juniores Masculinos – 5.ª Jornada –
A C Lacobrigense - 36 / Vela de Tavira – 37
2.º Classificado
- Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos – 4.ª Jornada –
C N Guadiana – 29 / Vela de Tavira – 51
1.º Classificado
Geraldo de Jesus