Nas noites de 12, 23 e 28 de Junho, Quarteira volta a celebrar os Santos Populares com o tradicional desfile das Marchas em representação das mais características ruas e bairros da cidade.
Este ano, a Avenida Marginal de Quarteira vai encher-se com o colorido e alegria de oito marchas. A Fundação António Aleixo e os seus pequenos marchantes apresentam como tema “A Fundação pintou uma Flor”. No ano em que “As Florinhas de Quarteira” comemoraram as Bodas de Prata, o seu desfile terá como mote “Os 25 Anos das Florinhas”. Segue-se a Marcha da Rua Vasco da Gama, com “As Maravilhas de Portugal”, a Marcha da Rua Gago Coutinho, com “O Amor da Varina e do Pescador”, a Marcha da Rua do Outeiro, com “A Sardinhada Algarvia” e a Marcha de Vilamoura com “As Pérolas do Algarve”. O desfile encerra com duas das mais emblemáticas Marchas: a da Rua da Cabine, que nos traz o tema “Marcha Portuguesa”, e a da Rua do Pinheiro, com “Cais dos Marinheiros”.
Vestidos a rigor, com trajes típicos especialmente confeccionados para a ocasião, centenas de marchantes prestam homenagem a Stº António, S. João e S. Pedro naquele que é um dos mais importantes cartazes turísticos da região. Em destaque vão estar também as tradições desta antiga vila piscatória que vive uma ligação muito especial com a faina do mar.
O início dos desfiles está marcado para as 21h00. Todas as marchas participantes farão três actuações: em frente à Praceta Joaquim Agostinho, em frente ao jardim e Bombeiros e no final do Calçadão Nascente.
Este ano, a organização promove no local animação musical, com os artistas Luís Guilherme (dias 12 e 28) e Tony das Favelas (dia 23). E no Largo das Cortes Reais, a partir das 21h30, nas noites de 13, 24 e 29, decorre um baile.
Paralelamente às marchas, a animação vai ser uma constante por toda a cidade e o cheiro a sardinha e a manjerico irão invadir as ruas da cidade por estes dias. Para além do desfile, a gastronomia – as sardinhas assadas, as febras, o pão com chouriço, o caldo verde e o vinho tinto – e as festas populares constituem razões mais do que suficientes para que milhares de pessoas visitem Quarteira durante os Santos Populares. Mas a tradição manda ainda que se saltem as fogueiras e se queime alcachofra.
Ao longo dos anos, a APROMAR - Associação Promotora das Marchas Populares de Quarteira tem sido a grande responsável pela estrutura que está por detrás do desfile. Mas é de destacar o esforço, a dedicação e o bairrismo das pessoas envolvidas neste evento, desde a organização, coreografia e confecção dos trajes típicos, o que tem contribuído, ao longo dos anos, para o sucesso dos Santos Populares de Quarteira.
O evento tem ainda a parceria da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira.