terça-feira, 7 de junho de 2011

47 ATLETAS E 11 COLECTIVOS DISTINGUIDOS NA GALA DO DESPORTO LOULÉ CONCELHO

O Cine-Teatro Louletano viveu ontem uma noite em que as estrelas do desporto louletano brilharam ainda mais. Pela primeira vez na história do Município, a Câmara de Loulé tomou a iniciativa de homenagear os atletas que se destacaram no panorama nacional, nas modalidades que representam, durante a época a 2009/2010.

Edil Serúca Emídio fez intervenção calorosa

Casa Cheia
O jornalista e comunicador algarvio Neto Gomes e a actriz louletana Victoria Guerra foram os apresentadores desta festa que pretendeu também mostrar dinâmica da actividade desportiva do Concelho, dos seus clubes, equipas e atletas, bem como o ecletismo que constitui uma imagem de marca para este grande Município.

Victória Guerra e Neto Gomes
O primeiro painel da noite foi o dos Desportos Motorizados e Radicais, no qual foram distinguidos os atletas nas modalidades de BMX, Karting e Mini-Motocross. Carolina Martins (Moto Clube de Quarteira “Asas da Cidade”), Campeã Nacional de Iniciados, João Cabanita (Moto Clube de Quarteira “Asas da Cidade”), Campeão Nacional de Cadetes, e Dário Piedade (Moto Clube de Quarteira “Asas da Cidade”), Campeão Nacional de Elites, foram os premiados na área do BMX.
Já no que diz respeito ao Karting, o único distinguido foi o jovem Tomás Apolónia, Campeão Nacional Individual.
Fábio Guerreiro (Clube Motard de Quarteira) subiu ao palco para ser homenageado na qualidade de Campeão Nacional de Mini-Motocross.

Moto Clube de Quarteira Asas da Cidade
Atletismo, BTT, Ciclismo, Tiro e Triatlo foram as modalidades inseridas nos Desportos Outdoor – I. No Atletismo, o destaque foi para a Campeã Nacional de Disco e Peso da 3ª Divisão, Vanessa Martins (Clube Desportivo de Quarteira).
Já o BTT foi uma das modalidades que teve mais atletas louletanos a sagrarem-se campeões nacionais. Nesta noite subiram ao palco do Cine-Teatro nove atletas do Clube BTT Terra de Loulé: Diogo Neves (Campeão Nacional Escolas BTT Benjamim), Daniela Campos (Campeã Nacional Escolas BTT Benjamim), Inês António (Campeã Nacional Escolas BTT Iniciados), Pedro Melo (Campeão Nacional Escolas BTT Infantis), Daniel Viegas (Campeão Nacional Estrada Infantis), Rodrigo Serafim (Campeão Nacional Escolas BTT Juvenis), Carlos Cabrita (Campeão Nacional XCM/XCO Veterano C), Rui Moreira (Campeão Nacional Escolas BTT Sprint, Média, Longa H17) e Ana Rita Gomes (Campeão Nacional ORI BTT Sprint, Média, Longa).

BTT Terra de Loulé
Modalidade de destaque no contexto desportivo concelhio, o Ciclismo foi representado nesta noite por André Penedo (Centro Ciclismo de Loulé), Campeão Nacional Estrada em Ciclismo Adaptado. Este foi, de resto, um momento para enaltecer também o papel de integração social que esta modalidade confere.
Já na área do Tiro, o Campeão Nacional Fosso Olímpico (Tiro com Armas de Caça), José Faria (Clube de Tiro de Loulé), subiu ao palco para receber o galardão.
Na modalidade Triatlo, o Louletano Desportos Clube, que nesta noite assinalou o seu 88º aniversário, viu serem homenageados pela Autarquia Nuno Neves, Campeão Nacional Triatlo 30-34, David Caldeirão, Campeão Nacional Triatlo 35-39 e Carlos Cabrita, Campeão Nacional Triatlo 55-59.

Nos Desportos Outdoor – II, pretendeu a Autarquia premiar os distinguidos no Golfe, Petanca e Ténis.
Num Concelho que integra no seu território os melhores campos de golfe da Europa e do mundo, os golfistas têm todas as condições para a prática da modalidade. Exemplo disso são os atletas que ontem foram distinguidos pela sua prestação em termos nacionais: Ricardo Gouveia, Campeão Nacional Absoluto, e Gonçalo Pinto e Daniel Silva, Campeões Nacionais Pares, todos do Clube de Golfe de Vilamoura.

Clube de Golfe de Vilamoura
A Petanca foi outra das modalidades que mais atletas trouxe a esta festa. Os Campeões Nacionais de Doublete, Mário Fernando e Abdoulaye Diol, do Clube Desportivo Recreativo Quarteirense, representados nesta cerimónia pelo presidente e vice-presidente do clube, foram os primeiros distinguidos nesta área.
Seguiu-se a subida ao palco dos atletas do Clube Petanca (Escola de Loulé): Hugo Dores (Campeão Nacional Mão-a-Mão e Campeão Nacional Triplete) e Ramiro Garcia e José Brito (Campeões Nacionais Triplete).

Petanca
Finalmente, no Ténis, Nuno Delfino, da Academia de Ténis Jim Stewart, na qualidade de Campeão Nacional de Veteranos +40 Campeão Nacional de Pares e Misto Veteranos +35 encerrou este painel.
Nos Desportos Aquáticos, o Louletano voltou a destacar-se no que diz respeito à Natação, com a Campeã Nacional 200 Livres, 50, 100 e 200 Costas em Piscina Curta, 50 e 100 Costas em Piscina Longa, Cátia Martinheira, e os Campeões Nacionais Estafetas 4X200m livres em Piscina Longa Bernardo Moreira, Nuno Quintanilha, Luis Estanislau, Ricardo Filipe.

Louletano Desportos Clube - Natação
Já na Vela, o CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura veio confirmar o prestígio na modalidade. Margarida Morais, detentora do título de Campeão Nacional Classe Lazer 4.7, foi a única a subir ao palco.
Boxe, Ginástica e Karaté foram as modalidades integradas na categoria Desporto Indoor. A Juventude Sport Campinense deu ao país dois campeões nacionais – Micael Gonçalves, na categoria <81 Kg, e Abel Matinhos, na categoria <70 Kg
Na modalidade de Ginástica, uma das que mais vitórias tem dado ao Concelho de Loulé, os premiados foram André Albano (Associação Pais e Amigos da Ginástica de Loulé), Campeão Nacional Duplo Individual e Campeão Nacional Duplo Equipas; André Fernandes (Associação Pais e Amigos da Ginástica de Loulé), Campeão Nacional Duplo Equipas e no Campeonato Mundial 1º por Equipas e 3º Individual; Márcio Correia (Associação Pais e Amigos da Ginástica de Loulé), Campeão Nacional Duplo Equipas; Naomi Theodoris (Ginástica Clube de Loulé), Campeã Nacional Trampolim; Carlos Sousa e Luís Afonso (Louletano Desportos Clube), Campeões Nacionais Ginástica Acrobática Juniores; Fábio Viegas e Rita Nascimento
(Louletano Desportos Clube), Campeões Nacionais de Ginástica Acrobática Juniores; e Inês Martins (Louletano Desportos Clube), Campeã Nacional Trampolim Individual.
Inês Sousa, do Louletano, detentora do título de Campeã Nacional 50 Kg foi a atleta distinguida no Karaté.
Para finalizar a Gala, e já com a presença de todo o executivo municipal em cima do palco, foram homenageados doze colectivos/equipas: No Atletismo, o Centro Desportivo de Quarteira, Campeão Nacional Colectivo – Marcha (Escalão Iniciadas); no BMX, o Moto Clube de Quarteira “Asas da Cidade”, Campeão Nacional Colectivo; no BTT, o Clube BTT Terra de Loulé, que é a maior escola de BTT da Europa, com o título de Campeão Nacional Escolas de BTT e Campeão Nacional Ori BTT distância longa em H-17; no Futebol, o Internacional Clube de Almancil, Campeão Nacional 2ª divisão Juniores; na Ginástica, a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, Campeão Nacional Mini Trampolim 2010; no Golfe, o Clube de Golfe de Vilamoura, Campeão Nacional por Equipas; na Pesca Desportiva, o Clube Náutico e Pesca Desportiva de Quarteira, Campeão Nacional II Divisão; no Ténis, a Academia de Ténis Jim Stewart, Campeão Nacional II Divisão por equipas em Veteranos + 35 anos; no Tiro, o Clube Tiro de Loulé, Campeão Nacional por equipas em Fosso Olímpico; e no Triatlo, o Louletano Desportos Clube, campeão nacional Equipas Seniores Masculinos e Campeão Nacional Equipas Seniores Femininos.

Incentivo do autarca

No seu discurso, Seruca Emídio, presidente da edilidade, deixou uma palavra especial não só aos atletas, técnicos e dirigentes, mas também aos familiares dos homenageados. “Em boa hora a Câmara tomou a iniciativa de organização desta Gala. Era um momento que se impunha e que, por vicissitudes várias, não tinha sido possível ainda organizar. Mas é extremamente gratificante verificar a riqueza humana e também o prestígio que o desporto no Concelho tem atingido de há muitos anos a esta parte”, sublinhou.
O autarca reportou-se ainda às várias vertentes em que a Autarquia apoia os clubes e os seus atletas. “Além da manutenção e construção das infra-estruturas, que são sempre insuficientes, uma vez que há sempre um maior número de praticantes, damos apoio com contratos-programa aos clubes. São alguns milhões de euros que o Município gasta anualmente com estes apoios”, disse, referindo que esta é uma situação que nem sempre acontece nos outros municípios portugueses.
O responsável da Câmara falou ainda do papel destes campeões na projecção da imagem do próprio Concelho e no exemplo que constituem junto dos mais novos. Nessa medida, reiterou o apoio aos clubes e falou da necessidade de união de esforços entre as entidades públicas, patrocinadores e o próprio movimento associativo. “Só todos juntos poderemos proporcionar as melhores condições na projecção dos nossos atletas e, dessa forma, demarcarmo-nos no panorama nacional e, porque não dizê-lo, no panorama internacional”, concluiu.