No dia 11 de Junho, a partir das 16h e até às 00h, a Biblioteca Municipal de Castro Marim recebe a I Mostra de Teatro Escolar do Baixo Guadiana. O espectáculo é feito pelos mais pequenos e mostra o que de melhor se faz no teatro infanto-juvenil no território.
A produção da mostra está a cargo da parceria Jornal do Baixo Guadiana, «TeaTroTeca» [Grupo de Teatro Escolar EB 2.3 Castro Marim] e Contrato Local de Desenvolvimento Social da Odiana, «+ Inclusão». Conta ainda com o apoio do Rotary Clube de VRSA e da autarquia castromarinense.
O repertório é de luxo e bastante diversificado. O Grupo de Teatro do Oprimido do Algarve - do Núcleo Paulo Freire da Universidade do Algarve traz da parte da tarde, a partir das 16h, um workshop, mais tarde, pelas 18h, terá lugar a tertúlia do JBG sob a temática «A experiência de representar».
A mostra de Teatro envolve cerca de 80 alunos, entre os 6 e os 18 anos, e pretende motivar para a arte cénica e para a formação de públicos.
De recordar que a «TeaTroTeca», que lançou o repto para a mostra teatral, esteve no 31 de Maio, em Lisboa, no Teatro Maria Matos, para a final de «Uma Aventura Literária...2011». O grupo da vertente teatro saiu vencedor e arrecadou três primeiros prémios, entre eles o primeiro prémio geral e primeiros prémios nas categorias de «Melhor Espectáculo» e «Melhor Actor».
Para além dos apoios acima referidos que se mostraram determinantes para a produção do evento, esta Mostra conseguiu angariar junto de empresários locais alguns patrocínios. Foi o caso da gráfica «AHP», localizada em Monte Gordo e do «Atelier de Moldura, AJV Pereira» da Zona Industrial de Vila Real de Santo António.
“Em tempos de crise só assim faz sentido; em parceria numa comunhão de esforços para levar por diante iniciativas que são estruturantes para o melhor desenvolvimento da comunidade”, afirma a organização em jeito de agradecimento.