A Marina de Portimão acolhe entre 22 e 26 de Junho doze das melhores tripulações de vela do mundo, que vão participar na Portimão Portugal Match Cup, etapa portuguesa do World Match Racing Tour, um dos eventos de topo da modalidade.
Esta importante competição, que se realiza pelo 8º ano consecutivo em Portugal, serve de treino e apuramento para a Taça América, tendo o mesmo formato, regras, juízes e skippers e sendo composta por nove etapas que decorrem em três continentes (Europa, América e Ásia).
O dinamarquês Jesper Radich, os australianos Torvar Mirsky e Peter Gilmour, os suecos Johnie Berntsson e Björn Hansen, os franceses Damien Iehl e Mathieu Richard, o britânico Ian Williams, o italiano Francesco Bruni, o finlandês Olli-Pekka Lumijärvi, o neozelandês Reuben Corbett e o português Álvaro Marinho são alguns dos skippers de referência, liderando as suas equipas numa prova que tem o reconhecimento da Federação Internacional de Vela como “special event”.
Para Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão, “ao acolher este evento de grande projecção, o município reforça o seu protagonismo no que toca às provas desportivas de mar, não só pelas condições naturais da costa, como por todas as infra-estruturas e facilidades que proporcionamos aos velejadores. Por isso, estamos a cumprir a nossa vocação marítima, da qual emana um decidido investimento na náutica de recreio e lazer, assim como a forte aposta em sermos porto seguro para provas de vela com elevado prestígio mundial”.
A etapa portuguesa do World Match Racing Tour é organizada pela Portimão Sun Sailing Team Academy, tendo como principais patrocinadores a EDP, o Programa Allgarve’11 e o Município de Portimão.
Inaugurada há precisamente um ano, a Portimão Sun Sailing Team Academy, que tem como parceiros o Iate Clube da Mariana de Portimão e a Marina de Portimão, constitui uma plataforma de grande qualidade para a promoção da modalidade, promovendo ao mais alto nível a possibilidade aos velejadores de treinarem, ao mesmo tempo que desenvolve programas de formação e incentivo para empresas.
“A Academia encontrou em Portimão condições ideais para se constituir como plataforma de formação, dispondo de uma frota - única no mundo - de seis barcos Swedish Match 40, que representam a última geração em tecnologia e design e que são capazes de realizar performances espectaculares, o que também permitirá a expansão da modalidade de match race em Portugal e o surgimento de novos talentos”, refere Justino de Sá Machado, presidente da Sun Sailing Team.
Segundo o mesmo responsável, “é ainda objectivo atrair velejadores, sobretudo do norte da Europa, que procuram um clima ameno ao longo de todo o ano e que em Portimão dispõem de um campo de regatas único e uma grande diversidade de apoio aos praticantes, contribuindo desta forma para o desenvolvimento do turismo nacional”.