terça-feira, 21 de junho de 2011

Mendes Bota comentou a eleição de Assunção Esteves para a presidência da Assembleia da República

PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Mendes Bota, deputado do PSD e presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens do Conselho da Europa, congratulou-se hoje com a eleição de Assunção Esteves para a presidência da Assembleia da República.

“Hoje, foi um dia de referência para todos aqueles que defendem o acesso das mulheres aos lugares de maior representatividade na sociedade, seja na política, seja na economia, seja nas instituições sociais. Nunca, na história da democracia portuguesa, uma mulher tinha ascendido por mérito próprio e pela força do sufrágio ao segundo cargo na hierarquia do Estado. Mas isto deve-se também à coragem reformadora de que Pedro Passos Coelho tem dado mostras. Barrada a inovação de fazer eleger um independente para tal cargo, logo surgiu este facto novo, agora concretizado, de fazer eleger uma mulher com provas dadas. Depois de formar um governo reduzido, de juventude madura e com uma forte componente emanada da chamada “sociedade civil”, Pedro Passos Coelho não pára de surpreender.

Há uma transição geracional, nas vontades e nos actos. A eleição de Assunção Esteves representa o derrubar de um preconceito e um contributo para uma verdadeira igualdade entre homens e mulheres. A tradição já foi.”