Numa iniciativa da Câmara Municipal de Tavira, decorreu de 7 a 22 de Maio, o 8º. Festival de Gastronomia do Mar, no qual participaram os restaurantes, 4 Águas, Aladino, Albacora, Alfarroba, Doca, Mouraria, Ponto de Encontro, Portas do Mar, Rive Gauche, de Tavira e, Casa do Abade, Casa do Polvo “Tasquinha”, Vale del Rei e Vincent, de Santa Luzia.
A entrega dos diplomas foi feita no Hotel da Porta Nova, tendo o Presidente do Município, Jorge Botelho, dado os parabéns aos participantes, garantindo que o evento vai ter continuidade. “É bom para a nossa terra. Trás movimento e turistas. Vocês têm de procurar novas receitas e desta forma contribuem para a boa gastronomia do concelho”.
O Edil, disse-nos que teve oportunidade de falar com um conjunto de empresários e que a iniciativa é para continuar. “Porque houve mais vendas, mais movimento de pessoas e movimentou a economia local. Por outro lado reforça a candidatura de Tavira a Património da Humanidade para a Dieta Mediterrânica. Porque esta experiência e estas apostas na gastronomia também marcam como referência de destino turístico. Tavira tem praia, sol e mar, tem serra e barrocal tem a gastronomia tradicional, o que é de manter”.
Sobre o Verão 2011, em Tavira, referiu-nos que “as pessoas vão gostar. Vamos gastar menos cerca de 35% do que em 2010. Temos menos receitas, temos de gastar menos. O programa vai ser diversificado, os que nos visitam vão ter oportunidade de assistir a bons espectáculos. Vamos dar oportunidade – já o fizemos o ano passado e resultou - às bandas locais. Há jovens que precisam de um bom palco, porque têm valor e é isso que lhes vamos proporcionar. Tavira continua a ser o oitavo destino turístico e queremos manter essa classificação”.
Geraldo de Jesus