terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Portimão: Humor a estrear no Solrir




Herman José, Fernando Mendes, Nilton e Fernando Pereira estreiam os seus mais recentes espectáculos na 5ª edição do Festival de Humor Solrir, a maior montra nacional do humor português, a decorrer entre 1 e 4 de Janeiro, no Portimão Arena, em Portimão.
A primeira noite dedicada ao riso tem como anfitriões Nilton e Martim, com o espectáculo “Maria Amélia”, apresentado pela primeira vez ao vivo no palco do Solrir. A banda que nasceu no programa “5 para a Meia-Noite”, da RTP 2, e que começa todos os temas com a frase “Esta é uma história triste”, promete contar tristes mas bem humoradas histórias e convidar o público a entoar os “clássicos” “Vladimir não vás ao Lidl”, “Porca2” e “Barbie tu és badalhoca”, entre muitas outras músicas.
Também a 1 de Janeiro, os inesquecíveis Vasco Santana, António Silva, Max, Camilo de Oliveira, Ivone Silva, Raul Solnado, Nicolau Breyner e Herman José, sobem ao palco das gargalhadas na voz de Fernando Pereira, com o espectáculo “Os humores da minha vida”.
Nesta divertida produção não faltam, também, os temas que mais popularizaram o humor deste artista como “Ao Domingos os Namorados”, “Por Amar a Manuela”, “Dar ao Stick”, o famosíssimo “Rock da Miquelina” e o hilariante “blues” ecológico do Ti Manel Alentejano, a célebre história de mosquitinhos e borboletinhas às voltas “Nos Afilamentos das Alâmpadas”.
A 2 de Janeiro, Herman José faz o balanço humorístico do ano em “One (Her)man Show”. O criador de “O Tal Canal” regressa ao palco do Portimão Arena, desta vez acompanhado pela viola e pelos muitos e inseparáveis heterónimos.
No dia seguinte, o grupo portimonense de teatro Boa Esperança estreia o sketch da revista “Aqui não há crise”, a anteceder a actuação do “Rouxinol Faduncho”, Marco Horácio.
A encerrar estes dias de humor e boa disposição, Fernando Mendes apresenta o “Especial Ano Gordo”, uma “gorda” surpresa para começar com gargalhadas um ano “magro”.
O Solrir é uma iniciativa do município de Portimão que se realizou, pela primeira vez, em 2007 e, desde então, tem vindo a ser uma forte aposta na programação de Ano Novo da cidade.
Esta edição conta com algumas novidades, incluindo um passe especial para os quatro dias de espectáculo e uma sala destinada a crianças, que são acompanhadas por monitores enquanto os pais assistem aos espectáculos (serviço sem qualquer custo adicional).