terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Charolas: A "Força da Tradição" continua em São Brás de Alportel



O Programa de valorização “Charolas, a Força da Tradição” regressa a São Brás de Alportel para dar as boas vindas ao Ano Novo, ao som de uma das mais antigas tradições da cultura popular algarvia.
A iniciativa cabe à Câmara Municipal de São Brás de Alportel e conta com a colaboração da Associação Cultural Sambrasense, do Grupo Desportivo e Cultural de Machados e da Charola da Mesquita, com o objectivo de valorizar esta tradição e levar os acordes da tradição um pouco por todo o concelho.
O primeiro dia do ano assinala o início deste programa, com o tradicional encontro de Charolas, na Sede do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, pelas 21h00. Os cantares populares dedicados ao Deus Menino continuam no domingo, dia 2, na Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, onde por mais um ano a actuação de vários grupos de charolas complementa mais uma eucaristia, num espectáculo recheado de memórias musicais que conduzem os seniores são-brasenses a uma viagem ao passado.
No dia de Reis, dia 6 de Janeiro, a partir das 21h00, o Cine-Teatro São Brás abre as portas aquele que é já o 28.º Encontro de Charolas de São Brás de Alportel, promovido pela Associação Cultural Sambrasense, que nesta edição conta com a participação de 6 grupos de charolas e janeiras, provenientes de toda a região algarvia: os grupos da terra - Charola de Machados e Charola da Mesquita, Charola do Grupo Etnográfico de Quelfes, Charola do Clube Desportivo do Montenegro, Charola da Mocidade União Bordeirense e ainda o Grupo da Tradição de Paderne.
As Charolas de Machados e Mesquita voltam ao palco do Mercado Municipal no sábado, dia 8, pelas 10h30, para mais um animado espectáculo ao som dos instrumentos típicos da região como o acordeão, a pandeireta, os ferrinhos, o tambor e a viola.
Durante a tarde, os grupos charoleiros fazem uma digressão pelo concelho, para encerrar em festa mais uma edição do Programa “Charolas, a Força da Tradição” levando a alegria dos cantares ao Deus Menino aos diversos sítios e locais do município de São Brás de Alportel.