terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Campanha de esterilização com resultados positivos


Nos finais de Outubro e em Novembro, a Câmara Municipal de Olhão promoveu a esterilização de 148 felinos, dos quais 106 fêmeas e 42 machos. Tratou-se de uma campanha de combate aos animais errantes existentes no concelho, que contou com o apoio de vários organismos de defesa dos animais e dos veterinários privados da cidade olhanense.
De acordo com o veterinário municipal de Olhão, Pedro Rego, “se tivermos em conta que, em média, cada fêmea poderia ter, pelo menos, uma ninhada de 4 gatos, poderemos deduzir que serão menos 424 novos gatos errantes, com todas as consequências que lhe são inerentes”.

Tendo em conta a actual problemática dos animais errantes, particularmente ao nível das consequências da sua reprodução descontrolada, foi decidido pela Câmara de Olhão promover a campanha de esterilização de felinos errantes. Foi a primeira iniciativa do género realizada no concelho e decorreu nos dias 25 e 28 de Outubro e 2, 4 e 8 de Novembro de 2010.
A campanha contou com o envolvimento da LOOA (Liga Olhanense dos Amigos dos Animais) e, principalmente, da ADAPO (Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão), que foi responsável por identificar e seleccionar as colónias de felinos a intervir e por coordenar as recolhas dos mesmos. Através dos contactos estabelecidos pelo Município, a campanha contou também com a colaboração pro bono de várias estruturas médico-veterinárias privadas que exercem a sua actividade no concelho, através da colaboração dos clínicos e assegurando o material cirúrgico necessário (pinças, tesouras, porta-agulhas, etc.).
Os bons resultados obtidos levam os serviços veterinários da autarquia a pensar já em novas acções deste tipo.