domingo, 28 de fevereiro de 2010

El-Jadida e Albufeira afirmam cooperação



Cônsul de Marrocos no Algarve promoveu aproximação entre Cidades. El-Jadida, antiga Mazagão, é uma das mais importantes cidades turísticas de Marrocos

Albufeira e El-Jadida continuam a trabalhar na aproximação das suas comunidades. A jornada de trabalho que decorreu no passado dia 19 de Fevereiro incluiu ainda a ratificação do Acordo de Cooperação e uma visita a alguns pontos daquela cidade marroquina.


Albufeira e a cidade marroquina de El-Jadida continuam a trabalhar na definição de um programa de cooperação conjunta. Sob a égide do consulado de Marrocos no Algarve, liderado por José Alberto Alegria, a delegação de Albufeira que visitou a cidade marroquina incluiu a presença do Presidente da Câmara, Desidério Silva e do Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa.

Desporto, Educação, Cultura, Ambiente, Transportes Urbanos e Turismo foram alguns dos temas aflorados na jornada de trabalho que juntou as principais forças vivas da comunidade urbana de El-Jadida. O encontro serviu também para ratificar o Acordo de Cooperação entre ambos os municípios e para as apresentações oficiais entre os autarcas das duas cidades, uma vez que El Jadida elegeu recentemente novo Presidente da Comunidade Urbana.

A comitiva de Albufeira teve ainda oportunidade de visitar alguns dos pontos mais importantes da cidade, com destaque para o Teatro Municipal – o mais antigo de Marrocos - o Estádio Municipal – utilizado pelo DH Jadida, actual líder do campeonato marroquino de futebol – ou a zona histórica – local com profunda influência lusitana.

Refira-se que El-Jadida, antiga Mazagão, é uma das mais importantes cidades turísticas de Marrocos e tem diversas características que a aproximam ao concelho de Albufeira. El-Jadida é conhecida pela ligação a Portugal, sendo que a chamada “Cidade Portuguesa” - parte integrante do seu núcleo histórico - está considerada uma das 22 maravilhas de origem portuguesa no Mundo. Actualmente, o Turismo encontra-se em franca expansão, com o golfe, o sol e mar, a gastronomia e o património a constituírem mais-valias para a região.