domingo, 28 de fevereiro de 2010
“CENÁRIOS – V MOSTRA DE TEATRO DE LOULÉ”
De 5 de Março a 18 de Abril, o Concelho de Loulé acolhe um dos mais importantes eventos ligados ao teatro na região algarvia. Trata-se do “CENÁRIOS – V Mostra de Teatro de Loulé”, uma iniciativa que conta com a participação de sete grupos (três profissionais e quatro amadores) que irão levar a arte dramática às onze freguesias do Concelho, através de peças concebidas especificamente para este evento.
A componente pedagógica é outro dos destaques desta Mostra, que pretende também incutir no público o gosto pelo teatro enquanto uma das mais importantes manifestações artísticas.
Esta Mostra de Teatro arranca no dia 5 de Março, às 21h30, no Convento de Stº António, com a apresentação da peça “CAL”, pelo Teatro da Terra (Centro de Criação Artística de Ponte de Sôr). Trata-se da segunda produção do grupo, que percorre três contos de José Luís Peixoto extraídos do livro homónimo (“A velha Carlota”, “A idade das mãos”, “O homem que está sentado à porta”). O Teatro da Terra, apoiando-se no universo singular de José Luís Peixoto, constrói um espectáculo onde o imaginário corresponde ao local onde esta estrutura se decidiu fixar, e que tem como protagonista a actriz Maria João Luís.
No dia 7, às 21h00, na ASCA, Almancil, e dia 14, às 14h30, na Casa do Povo de Alte, é a vez do Grupo de Teatro Arte de Viver da Universidade Sénior de Loulé apresentar o “Auto do Ti Jaquim”. Trata-se de uma encenação de José Teiga, baseada na obra do poeta Aleixo, e que pretende homenagear todos os mestres de saberes que ainda exercitam os seus ofícios e todos os que povoaram as aldeias e vilas, com a sua criatividade, e assim enriqueceram o tecido económico e social deste vasto concelho de Loulé.
Dirigido às escolas, nos dias 11 (às 10h00 e às 14h00) e 12 de Março (às 10h45 e às 14h30), no Centro Paroquial de Loulé, a companhia Tea-Atrito leva a cena “O Homem não é um Macaco”.
Recentemente criado na freguesia de Alte, o grupo Ao Luar Teatro apresenta a 13 de Março, pelas 15h30, no Grupo Desportivo Ameixialense, “Por entre Valados”. Tendo a serra como pano de fundo, o uso de máscaras tradicionais portuguesas, música ao vivo, o espectáculo convida a uma viagem simpática aos mistérios encerrados no imaginário dos lugares comuns. A peça volta a estar em cena a 28 de Março, às 21h00, no Centro Social e Cultural Parragilense, e a 3 de Abril, pelas 15h30, no Centro de Dia de Benafim.
O TAL- Teatro Análise de Loulé, repente nesta Mostra de Teatro, apresenta no dia 13 de Março, pelas 21h00, na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, “Senhor de Nenhures”. A peça transporta-nos para uma estética muito particular, inspirada no trabalho de Roberto Vidal Bolaño, autor maior da língua Galega, num drama profundo através de um texto intemporal que alcança e discute os dramas e a opressão humana nas suas mais variadas vertentes.
Este grupo de Loulé traz ao CENÁRIOS uma outra peça: “Na Pensão ‘Luar do Cadoiço’”. O espectáculo vai estar em cena a 20 de Março, pelas 15h30, no Centro Paroquial da Tôr, e pelas 15h30m, e no dia 28, à mesma hora, no Centro Comunitário de Vale Silves.
O Teatro Amador de Quarteira sobe ao palco nos dias 21 de Março, pelas 15h30, no Centro Comunitário da Nossa Senhora da Conceição (Barranco do Velho), e dia 10 de Abril, pelas 21h00, na Sociedade Recreativa de Vale Judeu, com o espectáculo de revista “Salve-se quem puder”.
Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março, às 17h30, o Mercado Municipal de Loulé vai ser palco de uma Maratona de Teatro com os grupos Teatro Análise de Loulé, Teatro Amador de Quarteira e Teatro Arte de Viver.
Finalmente, no encerramento do programa do CENÁRIOS, dia 11 de Abril, pelas 21h30, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve apresenta no Mercado Municipal de Loulé o espectáculo “A Cova dos Ladrões”.
Refira-se que todos os espectáculos têm entrada livre, à excepção da peça inaugural, apresentada pelo Teatro da Terra, no Convento de Stº António, cujo preço de entrada é de 5 euros.
Na parte pedagógica desta Mostra de Teatro, os músicos Rui Baeta e Ruben Alves vão coordenar o atelier “A Voz Cantada no Teatro Musical II”, que se realiza nos dias 10,11,17 e 18 de Abril, no Palácio Gama Lobos (Ginásio dos Espanhóis), das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30. No dia 18 de Abril, às 21h00, tem lugar uma audição final com apresentação do atelier, em local a designar