terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Tavira: Grande participação no Encontro Internacional sobre Aquacultura Sustentada organizado em Portugal
Balanço positivo, no final do evento internacional dedicado à Aquacultura Costeira Sustentada, organizado pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), na passada semana, em Tavira.
O Workshop Internacional contou com a presença de 125 participantes de toda a Europa e também do Egipto entre investigadores, aquacultores, estudantes, entidades oficiais e dois especialistas da Comissão Europeia que deram o seu valioso contributo nesta área. Foram divulgados os resultados obtidos no âmbito do projecto SEACASE - Sustainable Extensive and Semi-intensive Aquaculture Production in Southern Europe, bem como os últimos avanços científicos e técnicos realizados nesta temática pela comunidade científica internacional.
As principais conclusões apontaram no sentido da manutenção dos sistemas de extensivos e semi-intensivos de produção que apesar de poderem ser financeiramente menos rentáveis que os sistemas intensivos criam outras mais-valias sociais, patrimoniais e ambientais. Um estudo sócio-económico realizado no âmbito do projecto SEACASE, aponta que a longo prazo é mais vantajoso para a sociedade investir nesta actividade económica e assim manter os ecossistemas costeiros funcionais (em termos de biodiversidade, herança cultural, paisagem, etc.) do que deixá-los ao abandono e tentar recuperá-los dentro de alguns anos. Foram realçados os melhoramentos técnicos que poderão ser directamente aplicados pela indústria incluindo os sistemas multi-tróficos integrados que associam vários métodos de produção, e incluem diversas espécies de fauna e flora minimizando os impactos ambientais. Estiveram igualmente em foco as características nutricionais e a qualidade alimentar dos produtos provenientes de sistemas não-intensivos, bem como os códigos de boas práticas e sistemas de certificação para o sector.
O encontro internacional foi precedido por um Workshop Nacional cujo tema, Policultivo - o caso de estudo português, fomentou um produtivo debate sobre a criação de valor acrescentado nos produtos de aquacultura semi-intensiva e a problemática da crise neste sector, que em Portugal está baseado em sistemas extensivos e semi-intensivos bastante vulneráveis às flutuações do mercado. Entre as cerca de 100 pessoas presentes contou-se a afluente participação de aquacultores nacionais e espanhóis, investigadores, alunos e vários quadros da Direcção Geral das Pescas e Aquicultura.
O PROJECTO SEACASE
No projecto SEACASE (www.seacase.org), que agora termina, participaram 12 instituições, entre Centros de Investigação e Universidades, de cinco países do Sul da Europa: Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia. Durante os três anos de duração, o projecto sempre privilegiou a colaboração com a indústria o que se traduz em várias parcerias alcançadas em todos os países envolvidos. Este projecto estudou um vasto leque de sistemas de aquacultura extensiva e semi-intensiva apontando como prioridades a valorização destes métodos de produção, o desenvolvimento de ferramentas eficazes para o aumento da competitividade e da produtividade, permitindo conduzir a uma melhor rentabilidade da aquacultura extensiva e semi-intensiva.
O sucesso dos eventos realizados teve por base a importância crescente da indústria da Aquacultura no mundo e a procura de soluções, pelos aquacultores, para os problemas que o sector enfrenta. Assiste-se a uma crescente aproximação entre os investigadores e a indústria, onde predomina a partilha de informação, experiências e conhecimento técnico. Prevê-se que a colaboração entre os vários intervenientes no sector seja cada vez mais frequente e frutífera a fim de promover o desenvolvimento da Aquacultura. Iniciativas como estas são seguramente um valioso contributo nesse sentido.