terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Portimão: O Bando apresenta no TEMPO a peça infantil “Afonso Henriques”
Considerado o melhor espectáculo para a infância e juventude
O Teatro O Bando leva à cena a peça para crianças “Afonso Henriques”, que será apresentada a 29 e 30 de Janeiro no Grande Auditório Nuno Mergulhão do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.
Co-produzido com o Teatro Nacional D. Maria II e considerado o melhor espectáculo para a infância e juventude pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro em 1983, procura despertar o espírito crítico das crianças, a partir de um poema épico de tradição oral e de crónicas da idade media.
O encenador João Brites idealizou um retrato do primeiro rei português, com suas glórias e vicissitudes, suas conquistas e suas derrotas, numa interpretação a cargo de Ana Brandão, Guilherme Noronha, Miguel Jesus, Nicolau Brites e Sara de Castro.
O argumento passa por diversas fases da vida de D. Afonso Henriques, desde uma criança que herda um pedaço de terra lá para os lados de Astorga e que em adolescente aprisiona a mãe e se faz adulto, tornando-se um guerreiro que mata, saqueia e contesta as ordens papais. Conquistador temível que, em nome do reino de Deus ataca sempre de surpresa, acaba por se transformer num velho friorento que se liberta das mãos dos castelhanos e morre aprisionado nas memórias e imagens de todos nós.
No dia 29 vão ter lugar, às 9h30 e às 14h00, dois espectáculos dirigidos especificamente às escolas de Portimão, enquanto no dia seguinte, às 16h00, “Afonso Henriques” pode ser visto pelas famílias, custando 2,50 euros os bilhetes para crianças dos 6 aos 12 anos e 5 euros os ingressos para adultos.