quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

MAI FAZ VISITA DE TRABALHO AO ALGARVE - 22 e 23 de Janeiro


O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, desloca-se ao Algarve, nos próximos dois dias, para uma visita de trabalho que abrange todas as áreas do Ministério e na qual também participam o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Conde Rodrigues, a Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, e o Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco.
A visita tem início na sexta-feira, às 12h00, nas instalações da Direcção Regional do SEF, em Faro, com a sessão de apresentação do Balanço e Estratégias do SEF no Algarve. Na ocasião, será feito um balanço da actividade desenvolvida pelo SEF! , será apresentado um novo equipamento a utilizar no trabalho de fiscalização e serão conhecidas acções futuras a desenvolver pelo SEF, no quadro da prevenção e do incremento dos níveis de segurança na região.
Às 15h00, será apresentado o Estudo do Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve, na Universidade do Algarve. Este estudo, coordenado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, tem como objectivo o conhecimento aprofundado dos riscos, de forma a prevenir e atenuar os riscos colectivos em caso de acidentes graves ou catástrofes, nomeadamente através do desenvolvimento de um plano especial de emergência.
Segue-se uma visita às instalações das forças de segurança, em Lagos (PSP), e em Vila do Bispo (GNR). Às 20h30, haverá um jantar de trabalho no Governo Civil de Faro com o Gabin! ete Coordenador de Segurança Distrital, na qual participar&aacu te; também o Secretário-Geral Adjunto do Sistema de Segurança Interna, Intendente Paulo Lucas.
No sábado, às 10h30, realiza-se em Tavira uma sessão dedicada à Segurança no Algarve, na qual intervém o Ministro da Administração Interna e o presidente da Câmara Municipal de Tavira. Às 13h00, a deslocação do Ministério da Administração Interna ao Algarve termina com um almoço de trabalho para o qual foram convidados todos os presidentes de Câmara do Algarve.

GNR DETÉM QUATRO CONDUTORES



Quatro condutores foram detidos durante o dia de ontem, 20 de Janeiro, na sequência de várias acções de fiscalização rodoviária que a Guarda Nacional Republicana desenvolveu em vários pontos do Algarve.
Um cidadão português por desobediência qualificada por se recusar efectuar teste de álcool durante uma acção de fiscalização rodoviária desenvolvida pela GNR de Aljezur, também pela GNR de Monchique, foram detidos dois cidadãos portugueses, um por condução sob efeito do álcool, acusando uma (TAS) de 1,63 g/l e outro cidadão português por condução ilegal de veículo de duas rodas.
Também, a GNR de Tavira deteve um cidadão de nacionalidade romena por condução de ciclomotor por condução ilegal. Todos os detidos serão presentes a Tribunal, para aplicação das respectivas medidas de coacção

Ministra do Trabalho garante novos apoios em 2010


No seu discurso na Assembleia da República, Helena André especificou que o Governo tem quatro objectivos claros para 2010: salvar todos os empregos viáveis que for possível salvar; criar tantos empregos quanto for possível; proteger os desempregados e caminhar para um novo pleno emprego, com menos empregos precários e com menor segmentação dos mercados de trabalho.
“São estes objectivos que estruturam e vão continuar a organizar a resposta política do Governo às dificuldades com que se confrontam os cidadãos, as famílias e as empresas”, sublinhou a ministra do Trabalho, lembrando que “ainda assim, estamos felizmente longe da situação da Letónia, da Espanha, da Eslováquia ou mesmo da Irlanda”.
No seu discurso, referiu que “quer o Governo anterior, quer o actual Governo, actuaram rapidamente e de forma adequada, usando os recursos de que o país dispõe para apoiar os trabalhadores e as empresas neste período muito difícil que estamos a atravessar” e em consequência dessas medidas, foi possível apoiar, manter emprego e “criar de novas oportunidades para 310 mil pessoas”.
Referindo-se ao novo pleno emprego, isto é, à criação duma nova articulação virtuosa entre o económico, Helena André sublinhou também o prolongamento do subsídio social de desemprego, a redução do prazo de garantia para o acesso e melhores condições para para acesso ao subsídio social.
msn

Casos de gripe diminuem


Na semana de 11 a 17 de Janeiro, foram observados nos serviços de saúde 3.451 doentes com sintomas de gripe, independentemente da confirmação laboratorial dos vírus em causa, revelou ontem o Ministério da Saúde, referindo que, neste período, verificou-se uma desaceleração no que se refere ao número de novos casos.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição da gripe estendeu-se a quase todo o território do Continente, mantendo-se, no entanto, heterogénea.No último dia da semana em referência (domingo), estavam internados 34 doentes, dos quais 4 em Unidades de Cuidados Intensivos.

No mesmo período registaram-se 6 óbitos, sendo de 94 o total acumulado de óbitos (este total contabiliza óbitos ocorridos nas semanas anteriores mas reportados esta semana). Nesta semana foram notificados clusters em 3 escolas da Região Autónoma da Madeira.
fonte: msn

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Jack Soifer apresenta obras no Algarve



«Como sair da crise – Algarve e Alentejo» e «O futuro do Turismo», duas obras com a inconfundível marca de Jack Soifer, a ter lugar dia 29 de Janeiro às 17h30 no auditório da ERTA, em Faro. A sessão contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
«Como sair da crise – Algarve e Alentejo», edição prefaciada por Emílio Rui Vilar e
Miguel Anacoreta, é apresentado pelo presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), Vítor Neto.
«O futuro do Turismo», publicação coordenada por Francisco Dias, Luis Ferreira e Jack
Soifer, é comentado pelo presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas.
Jack Soifer é consultor internacional sénior especializado em Turismo, colaborador regular de publicações periódicas e autor de obras fáceis de ler, divertidas e práticas. Em «Como sair da crise – Algarve e Alentejo» e «O futuro do Turismo» indica os melhores atalhos para sair da crise e conhecer o sucesso empresarial.

10º Congresso da Água realiza-se este ano no Algarve, e conta com a parceria da Águas do Algarve, SA



Este Congresso é actualmente considerado como um dos mais importantes encontros realizados em Portugal, contando com uma média de 400 participantes, realiza-se de 22 a 24 de Março próximo, no Hotel Pestana Alvor Praia, Algarve.
O lema seleccionado para este Congresso "Marcas d'Água", procura recordar algumas das marcas mais relevantes de uma história comum vivida pelo Homem e entrecruzá-las com as histórias pessoais de cada um de nós. Todas elas deixaram Marcas d'Água e serão essas marcas que nos levarão a aprender, e a fazer melhores opções em relação à Pegada Ecológica que queremos minimizar neste nosso Planeta Terra, em termos de recursos hídricos.
Este Congresso é actualmente considerado como um dos mais importantes encontros realizados em Portugal no âmbito da temática associada à Gestão dos Recursos Hídricos, e que conta com uma média de 400 participantes, quer nacionais quer internacionais, muito em particular oriundos do Brasil e de outros países cuja língua oficial é o português.
Destaca-se que este ano o Congresso começa precisamente no Dia Mundial da Água que se comemora no dia 22 de Março, sendo uma data que não passando despercebida, é marcada por acções diversas em todo o mundo, que pretendem levar à reflexão, enfatizando as questões relacionadas com este BEM tão precioso que é a água.
Neste Congresso, são abordadas questões nas diversas temáticas no âmbito dos recursos hídricos que de uma forma transversal, atravessam as comunidades técnicas, cientificas, administrativas e empresariais, bem como o público em geral.
O Congresso contempla 4 visitas técnicas, sendo nestas estão incluídas 3 visitas às instalações da Águas do Algarve, SA , a saber:

Visita 1: Visita ao Perímetro de rega do Alvor, com aproveitamento hidroeléctrico e estação de bombagem do enxugo e Visita às Termas de Monchique.
Visita 2: Visita à barragem de Odelouca e túnel de ligação ao Funcho; ETA de Alcantarilha.

Visita 3: Visita ao Rio Arade Hidráulica Fluvial e navegabilidade do Rio Arade; ETAR da BoaVista;

Visita 4: Visita a Moluscicultura, Central de depuração, Viveiros e recursos vivos da Ria Formosa no Caíque «Bom Sucesso» ; Hidrologia do Algarve Central ao Por do sol na Cruz da Assumada.

A Águas do Algarve, SA estará também presente neste Seminário com apresentação de várias comunicações.
O 1º Boletim do Congresso poderá ser visualizado em www.aguasdoalgarve.pt e em http://www.aprh.pt/congressoagua2010/index.html. O 2º Boletim, será disponibilizado na primeira semana de Fevereiro.

Águas do Algarve: Entrega de Prémios aos vencedores do Concurso de Fotografia Ambiental





No âmbito da 1ª Edição do Concurso de Fotografia Ambiental – A Água Tesouro da Humanidade promovido pela Águas do Algarve, SA, vai ter lugar no próximo dia 02 Fevereiro, no Pequeno Auditório do Teatro das Figuras, com início às 18.00 horas, a Cerimónia de entrega de prémios aos 10 melhores classificados. Nesta Cerimónia estará também patente uma exposição com todas as fotografias que foram apresentadas a concurso, num total de 399. Recorde-se que todas estas imagens foram captadas no Algarve, enaltecendo ainda mais a nossa Região.A I Edição de Concurso de Fotografia Ambiental já tem vencedor
São 2.100 euros que serão distribuídos pelos vencedores desta I Edição do Concurso, promovido pela Águas do Algarve, SA
Foi perante um júri atento que na passada sexta feira, dia 15 de Janeiro, se procedeu à análise de todas as fotografias enviadas a concurso.
Foram momentos, que embora gratificantes foram também muito difíceis devido à excelência dos trabalhos apresentados a concurso.
Num total de 85 concorrentes, sendo que 2 destes foram desclassificados por incumprimento do regulamento, a Águas do Algarve SA, recebeu um total de 399 fotografias, de excelente qualidade, todas elas com imagens captadas no nosso Algarve.
Neste momento já temos seleccionados os nossos vencedores, muito embora todos os participantes estejam também de parabéns.

Tavira: Encontro Internacional sobre Aquacultura Sustentada


Decorre esta semana em Tavira um evento internacional dedicado à Aquacultura Costeira Sustentada, organizado pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) que coordena o Projecto Europeu SEACASE– Sustainable Extensive and Semi-intensive Aquaculture Production in Southern Europe (www.seacase.org).

O Workshop Internacional realiza-se nos dias 20 e 21 de Janeiro e visa divulgar os resultados obtidos no âmbito do projecto, bem como sintetizar os últimos avanços científicos e técnicos realizados nesta temática pela comunidade científica internacional. O evento é dirigido a investigadores, aquacultores, estudantes, entidades oficiais e a todos os interessados na problemática da Aquacultura e contará com mais de 120 participantes de toda a Europa e também do Egipto.


O encontro internacional é precedido por um Workshop Nacional cujo tema, Policultivo - o caso de estudo português, pretende promover um debate alargado sobre a criação de valor acrescentado nos produtos de aquacultura semi-intensiva. São esperadas cerca de 100 pessoas, com grande participação de aquacultores nacionais.

No projecto SEACASE, que agora termina, participaram 12 instituições, entre Centros de Investigação e Universidades, de cinco países do Sul da Europa: Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia. Durante os três anos de duração, o projecto sempre priveligiou a colaboração com a indústria o que se traduz em várias parcerias alcançadas em todos os países envolvidos. Este projecto estudou um vasto leque de sistemas de aquacultura extensiva e semi-intensiva apontando como prioridades a valorização destes métodos de produção, o desenvolvimento de ferramentas eficazes para o aumento da competitividade e da produtividade, permitindo conduzir a uma melhor rentabilidade da aquacultura extensiva e semi-intensiva.

Realçamos a importância da realização de eventos como este numa área em forte expansão em todo o mundo e cujo potencial em Portugal está sub-explorado. Esta iniciativa visa, além da divulgação do trabalho científico junto dos seus pares, promover uma maior aproximação entre os investigadores e a indústria, onde se espera que predomine a partilha de informação e experiências realizadas nos diferentes países e entre os vários sectores participantes.

GNR atenta à fiscalização de trânsito e prevenção da criminalidade violenta




O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana desenvolveu ontem, 19 de Janeiro de 2010, na sua área de jurisdição, uma operação de fiscalização de trânsito e prevenção da criminalidade violenta, na qual se efectuou um total de 13 autos de contra-ordenação ao Código da Estrada e algumas detenções. Nesta operação estiveram empenhados 56 militares da GNR, dois inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e mais dois binómios para detecção de droga.
Destas detenções, foi uma por permanência ilegal em território nacional, uma por desobediência e três por condução sob efeito do álcool, com (TAS) entre 1,38 e 3,38 g/l respectivamente, todos os detidos foram notificados a estarem presentes no Tribunal Judicial de Loulé.
Ainda ontem na ZA do Destacamento Territorial de Portimão, nomeadamente na área de jurisdição do Posto de Aljezur e Portimão foram detidos três cidadãos de várias nacionalidades por condução sob efeito do álcool, com (TAS) entre 1,72 e 2,27 g/l. Também na área dos Postos de Lagoa e Vila Real de S. António, foram detidos mais 2 cidadãos também de várias nacionalidades com uma (TAS) entre 1,79 e 1,93 g/l. Todos os detidos serão presentes a Tribunal, para aplicação das respectivas medidas de coacção.

80 estudantes séniores participaram em aula sobre aneurismas da aorta



A campanha Aorta é Vida esteve ontem na Universidade do Algarve para a Terceira Idade, em Faro, para mais uma sessão de esclarecimento acerca da importância da prevenção dos aneurismas da aorta. O objectivo foi divulgar os principais riscos e formas de prevenção de uma doença que não apresenta sintomas e que afecta a população acima dos 65 anos.
O orador da sessão, Gil Marques, cirurgião vascular do Hospital Garcia de Orta, destacou “a importância do rastreio do aneurisma da aorta na população idosa, através da realização de uma ecografia abdominal, um exame simples e que pode diminuir o número de mortes por ruptura dos aneurismas.”
Para o médico estas sessões têm uma importância vital “porque promovem a informação junto de um público mais susceptível de sofrer um aneurisma.” O Dr. Gil Marques frisou que “82 por cento dos homens portugueses com mais de 65 anos desconhece a doença e 89,3 por cento não consegue identificar os comportamentos e factores de risco associados aos aneurismas da aorta.”
A campanha Aorta é Vida vai continuar a percorrer as universidades séniores do país. A próxima sessão decorrerá na Academia dos Saberes de Loures, no dia 26 de Janeiro, pelas 16h.
A participação nas aulas é gratuita e está aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas através do site da campanha em www.aortaevida.com ou através do email geral@aortaevida.com
O aneurisma da aorta abdominal consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo, e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita. Menos de 50 por cento dos pacientes em ruptura do aneurisma chegam vivos ao hospital. Estima-se que 80 milhões de pessoas, na Europa, com 60 ou mais anos, estejam em risco de ter um aneurisma da aorta abdominal, cuja ruptura é fatal em 80 por cento dos casos.

Câmara de Faro: VISITA A OBRAS E A EQUIPAMENTOS NO CONCELHO



A Câmara Municipal de Faro promove, no próximo dia 23 de Janeiro (Sábado), uma visita a obras e a equipamentos no concelho que será acompanhada pelos membros que compõem a Assembleia Municipal, directores de departamento e chefes de divisão da Autarquia.

Esta visita insere-se no âmbito da política de proximidade que este executivo está a promover. Pretende-se, desta forma, que os dirigentes da Câmara Municipal e os responsáveis políticos travem conhecimento mais aprofundado da realidade do concelho para ficarem munidos de mais e melhores instrumentos de decisão. Um outro objectivo é criar espírito de equipa e sentido institucional entre o Executivo e os dirigentes. Estas visitas realizam-se de dois em dois meses.

PROGRAMA DA VISITA:

09:15 – Saída da garagem municipal
09:20 – ETAR Nascente (Salgados – Rio Seco)
Informação geral sobre o seu funcionamento
09:50 – Creche municipal da Penha
Empreitada em fase final
10:20 – Pavilhão Desportivo
11:00 – Apresentação do Plano de Pormenor do Guilhim e do projecto geral do outlet
11:30 – Terreno municipal no Medronhal – plano em curso
12:00 – Centro hípico de Montenegro

Teatro: "D. Quixote e Sancho Pança Atravessam o Universo "




O VATe - Serviço Educativo apresenta o espectáculo "D. Quixote e Sancho Pança Atravessam o Universo " no próximo dia 25 de Janeiro, às 10h00 para os alunos da Escola EB1 Malhão e às 14h30 para os alunos da Escola EB1/JI de Algoz. O Autocarro do Teatro estará estacionado junto à Escola EB23 de Algoz onde os alunos se deslocarão para assistir ao espectáculo que tem a duração de 30 minutos, e é seguido do atelier “Vamos brincar ao Teatro – Os Cavaleiros Andantes”. A partir das personagens do espectáculo “D. Quixote e Sancho Pança atravessam o Universo” são construídas com os alunos marionetas de vara e criadas novas histórias.

Trata-se de uma adaptação das aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança adaptadas por Deodato Inácio à linguagem infantil, num espectáculo de manipulação de bonecos.
Como muitos criadores de génio, Cervantes escreveu para se divertir. Os pensadores e os eruditos criaram depois o Quixotismo que tem atravessado as épocas, as culturas, os continentes. Atravessará o universo? Decerto que sim. O universo onde a vida visível esteja de acordo com o entendimento do homem. No universo da vida invisível, não se sabe; no estado actual da ciência ainda não se sabe.
A dupla, D. Quixote e Sancho Pança, vai e vem ao sabor dos combates, desafiando as cada vez mais sofisticadas armas do Mal com outras ainda mais sofisticadas: um raio que sai da mente e do coração.
O texto, a encenação e a construção dos bonecos ficou a cargo de Deodato Inácio, a interpretação é de Carla Dias e Jeannine Trévidic e a operação de luz e som de Luisa Gonçalves.

Apoio ao emprego perde 73,5 milhões numa semana


Na semana passada, o governo anunciou um pacote de 490 milhões de euros para as medidas do programa "Iniciativa Emprego 2010". Mas no plano enviado aos parceiros sociais, já só aparecem 416,5 milhões. A CGTP defende uma "avaliação rigorosa" da iniciativa, que fracassou em 2009: a execução dos apoios desenhados por Vieira da Silva e Sócrates ficou abaixo dos 50%.
Segundo o "Diário de Notícias", a diferença de cerca de 73,5 milhões deve-se à revisão do custo da medida que prevê "requalificar" cinco mil licenciados (que passa de 65 milhões de euros para 6,5 milhões) e das verbas para os contratos Emprego-Inserção (de 53 milhões para 40 milhões). O custo do financiamento da prestação dos desempregados, orçado em 1,5 milhões de euros, também desaparece do documento agora proposto.
O total das verbas finais destinadas a este conjunto de medidas é inferior ao do ano passado em 164 milhões de euros. Mas as centrais sindicais e os representantes do patronato lembraram o fracasso da execução da "Iniciativa Emprego 2009": dos 580 milhões de euros anunciados pelo Governo, só foram efectivamente aplicados 260 milhões.
Uma das medidas que ilustra o fracasso do programa é o apoio à contratação de desempregados de longa duração. Os apoios do governo às empresas apenas permitiram a contratação de 1300 pessoas nestas condições, cerca de 11% do previsto pelo Governo.
O líder da UGT, João Proença, lamentou que as medidas aprovadas no plano Iniciativa Emprego 2010 não tinham sido "previamente discutidas" e que a discussão sobre a execução de 2009 não tenha sido "mais aprofundada". "Uma página com dados não é um relatório de avaliação. Era necessário que estes valores viessem acompanhados nomeadamente das metas que o Governo pretendia alcançar", disse.
A ministra do Trabalho reconheceu a fraca execução das medidas no ano passado e promete uma campanha mais "agressiva" em 2010.
msn

Níveis de insolvência judicial crescem 60% em 2009


No quarto trimestre de 2009 foram registados 1.366 novos processos de insolvência em Portugal, o que representa um ligeiro agravamento de 8% face aos valores do final do terceiro trimestre. Esta é uma das conclusões da Área de Administração de Riscos da Crédito Y Caución, que acompanha de perto as insolvências judiciais publicadas em Diário da República.
O agravamento consecutivo dos níveis de insolvência empresarial começou no primeiro trimestre de 2009 e a partir do segundo trimestre manteve-se em cerca de 1.300 processos trimestrais.
Em 2009 totalizou-se quase 5.000 processos de insolvência, o que traduz um aumento de 60% em relação ao período homólogo. O agravamento deste indicador, em 2009, registou-se em todos os sectores, excepto na sector dos Brinquedos. O sector dos Serviços registou o maior crescimento, 128%, convertendo-se no sector mais afectado em termos de insolvências judiciais: em cada três empresas que entram em processo de insolvência, uma pertence a este sector. Na Construção, segundo sector mais afectado por este tipo de processos, o crescimento foi mais moderado situando-se nos 29%. Outros sectores representativos, como o Têxtil e a Alimentação/Distribuição, registam uma tendência idêntica.
Foram ainda identificadas as tendências importantes de evolução no curto-prazo das insolvências. Efectivamente, em sete dos 17 sectores analisados regista-se uma diminuição das insolvências judiciais registadas. Em qualquer caso, os níveis de insolvência trimestral ainda se situam acima dos mil processos, estando, assim ,muito longe dos níveis de 2008. “Este quadro apresenta contornos preocupantes pois, na globalidade de todos os processos de insolvência, estaremos seguramente a falar de créditos incobráveis na ordem dos milhares de milhões de Euros com impactos muito significativos na tesouraria das empresas.
De acordo a nossa experiência e conhecimento de mercado , a média das dívidas recuperadas em processos de insolvência é somente de 5%, temos uma noção mais clara da importância de as empresas se protegerem relativamente a estes impactos e neste particular realçar o papel que o Seguro de Crédito tem desempenhado na sustentabilidade de muitas das empresas afectadas por alguns desses processos”, refere Paulo Morais, Director da Crédito y Caución para Portugal e Brasil.
msn

Secretário de Estado da Administração Local elogia boa gestão financeira da Autarquia de Alcoutim



O Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, veio hoje a Alcoutim homologar o contrato-programa da reconstrução e remodelação do Edifício Paços do Concelho. O contrato, entre a Administração Central, representada pela Directora-Geral das Autarquias Locais e o Presidente da Comissão e Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, e a Câmara Municipal de Alcoutim, representada pelo Presidente da Câmara Municipal, estabeleceu que o Edifício, que tem um investimento ilegível de 649.660,00 euros, será comparticipado em 50%, ou seja, 324.830,00 euros.
No seu discurso, Francisco Amaral realçou a saída do Algarve do Objectivo 1, por ter sido considerada pela União Europeia uma região rica, à semelhança de Lisboa e Vale do Tejo. “Isto representa uma perda significativa de ajudas comunitárias”, referiu o Presidente, acrescentando que “curiosamente, a Andaluzia foi considerada uma região carenciada” e que ainda não sabe “que contas foram realizadas para se chegar a esta conclusão”. O autarca agradeceu ao Secretário de Estado a sua presença e a vontade expressa de ajudar Alcoutim, sublinhando que a Câmara Municipal só tem realizado obras de grande envergadura quando estas são comparticipadas, “tem sido o nosso lema: há dinheiro faz-se obra. Não há, não se faz”, concluiu.
José Junqueira elogiou a gestão financeira saudável do Município de Alcoutim, agraciando toda a equipa executiva e acrescentando que “é uma gestão municipal exemplar para todos os municípios do país”. No seu discurso, José Junqueira enobreceu o facto do Municipio de Alcoutim ter sido o primeiro a abdicar da totalidade do seu IRS em prol dos munícipes e frisou que apesar das “finanças limitadas”, a
autarquia alcouteneja tem uma “gestão equilibrada”, não clamando por isso por uma nova lei das finanças locais, como outros o fazem. O governante salientou ainda que a autarquia, embora pobre, paga aos seus fornecedores e construtores “numa média de cinco dias”, o que não acontece em muitas outras.
A obra de reconstrução e remodelação do Edifício Paços do Concelho deverá começar dentro de poucos dias e será finalizada no prazo de um ano.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Supertaça de Andebol Portimão 2010envolve escolas e instituiçõesde acolhimento de crianças


Primeira acção de formação nacional para promover a modalidade junto de portadores de deficiência motora

A Supertaça de Andebol Portimão 2010, que decorre no Portimão Arena entre 21 e 24 de Janeiro, integra uma forte componente pedagógica e de solidariedade social, com visitas dos andebolistas a algumas escolas e diversas instituições de acolhimento de crianças do concelho de Portimão, fazendo ainda parte do programa a primeira acção de formação nacional de andebol em cadeira de rodas, agendada para o dia 23.

A sessão de abertura desta acção terá lugar no auditório do Portimão Arena a partir das 09h30, seguindo-se actividades teóricas e práticas, destinadas a instituições para cidadãos com deficiência e outras organizações associativas e escolares, com o apoio do Município de Portimão, Governo Civil de Faro e Associação Parasport.

Às 15h30 vai ser assinado um protocolo entre a Federação de Andebol de Portugal (FAP), o Comité Paralímpico de Portugal e a Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes, relativo ao projecto de inclusão social “Andebol 4 All”, enquanto às 17h30 terá lugar uma demonstração prática de andebol em cadeira de rodas, variante destinada a pessoas com deficiência física que tenham comprometimento de membros inferiores, lesão medular, amputação, sequela de poliomielite ou outras disfunções que as impeçam de correr, saltar e pular.

No período em que decorre a Supertaça de Andebol Portimão 2010, as seis equipas participantes irão a escolas de Portimão, Lagoa e Lagos, visitando ainda o serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e instituições de solidariedade social, como o Lar da Criança de Portimão, a Catraia e o Lar Bom Samaritano, conforme programa em anexo.

A Supertaça de Andebol Portimão 2010, cujo vencedor terá garantida a participação na Challenge Cup de 2010/2011, é uma organização conjunta entre a FAP e a Câmara Municipal de Portimão.

“Jardim Zoológico de Cristal”de Tennessee Williams no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão


A Companhia ao Cabo Teatro apresenta no dia 23 de Janeiro a peça de Tennessee Williams “Jardim Zoológico de Cristal”, num espectáculo marcado para as 21h30 no Grande Auditório Nuno Mergulhão do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Com encenação de Nuno Cardoso e interpretação de Maria do Céu Ribeiro, Micaela Cardoso, Luís Araújo e Romeu Costa, a peça apresenta uma família em crise que, nas palavras do encenador, “é um arquétipo de toda a fome escondida, de tudo o que está por detrás das persianas: esta família somos nós”.

O texto do dramaturgo norte-americano, intitulado no original “The Glass Managerie”, aborda a desadequação entre expectativas e possibilidades concretas, falando das fragilidades e incertezas da vida, como se fossem vidro.

O enredo gira em torno de quatro personagens: Tom Wingfield é um aspirante a poeta que trabalha num armazém de sapatos para sustentar a mãe Amanda e a irmã Laura, única família que lhe restou após o desaparecimento do pai; tímida e afastada do mundo, Laura é o centro das angústias de Amanda que, após várias tentativas de integrar a filha e de desviar a atenção exclusiva que dedica à colecção de animais de cristal, chega à conclusão que a única solução é o casamento; é neste contexto que Jim O’Connor entra na vida da família, irrompendo na acção como sinal de esperança, potencial motor de transformação, mas acabando por desaparecer nas trevas.

Os bilhetes para o espectáculo, apoiado pela Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, custam 10 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO de terça a sexta-feira entre as 14h00 e as 19h00, e no dia de espectáculo das 14h00 às 21h30. Titulares do Passaporte Sénior, Cartão Jovem Municipal, Cartão Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência e jovens até 35 anos beneficiam de 50% de desconto. Informações e reservas: 282 402 475 / 961 579 917.

MARCHA-CORRIDA DE PECHÃO “AMENDOEIRAS EM FLOR”


Numa iniciativa da Junta de Freguesia de Pechão decorre, já no próximo domingo, 24 de Janeiro, a VIIª edição da Marcha-Corrida de Pechão “Amendoeiras em Flor”.
A concentração está prevista para as 8h30 na zona desportiva de Pechão, onde se aguardam cerca de 800 participantes vindos de todos os concelhos do Algarve, e a partida terá início às 10h00.
A autarquia tem preparado algumas surpresas com muita música e animação para receber os marchantes e dois percursos alternativos por caminhos e trilhos de terra batida, de 5 e 10km, por alguns dos lugares mais simbólicos da freguesia, onde se poderá usufruir da bela paisagem das amendoeiras em flor. Durante o percurso haverá um ponto de abastecimento, onde serão oferecidas laranjas do Algarve e água a todos os participantes.
Esta iniciativa integra o Programa de Marchas do Instituto do Desporto de Portugal – I.D.P. e conta com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, Bombeiros Municipais, Clube Oriental de Pechão, Grupo Motard de Pechão e GNR

Tavira: Apresentado “Cruzeiro – Estadias e Amores”, um livro do Dr. Jorge Correia




Na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, foi apresentado o novo livro, do tavirense, Dr. Jorge Correia, cuja receita, por vontade expressa do autor, reverterá a favor da Associação de Estudantes da Escola Secundária, de que é patrono, e do Centro Cultural e Desportivo da Câmara Municipal de Tavira, criado por ele, quando foi presidente da Câmara Municipal de Tavira.
NA BIBLIOTECA MUNICIPAL ÁLVARO DE CAMPOS
- Apresentado “Cruzeiro – Estadias e Amores”, um livro do Dr. Jorge Correia
O presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, falou sobre a obra e das qualidades do insigne médico tavirense e daquilo que ele representa na sociedade civil local.
O livro foi apresentado por Ana Cristina Simão Matias, coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária, Dr. Jorge Correia, que contou com a participação de uma aluna na leitura de textos.
Sobre a obra, o autor disse ao Algarve Press:
- Eu sou um amante de viagens e também já fiz alguns cruzeiros. Eu entendo que todos os livros têm uma função cultural. Além da história, se não metesse como se fez País a Argentina. Como se fez País os Estados Unidos, por exemplo. Em duzentos e cinquenta anos fez-se o maior País do mundo. É o gosto de saber como é que o País se forma. Nós, desde 1140 temos estes anos todos e os Estados Unidos têm duzentos e cinquenta anos.
- Já visitou os destinos que retrata, no livro?
- Conheço, mas não vou fazer a história da parte cultural de cada País. O que quis pôr em evidência, foi como se fez País.
- Sobre Tavira. O que conta da sua terra?
- Da minha terra é muito especial. É uma terra saudável sobre todos os aspectos. A população é muito gentil. É educada, porque em Tavira viveram noutros tempos, as melhores famílias que havia no País. Tinham educação e respeito e eles aprenderam. O povo de Tavira é um povo especial e no Algarve sabe-se disso. Gosta desta coisa da literatura. Além disso tem o “bafo de Deus”. Tem vinte e tal igrejas. Eu gosto de escrever. Não há nenhum sítio em especial. De vez enquanto lembro-me de fazer uma coisa destas. Não é o primeiro livro, há vários. É do conhecimento que tenho dos outros povos e faço a relação sem ninguém se aperceber disso. São desabafos íntimos. Quanto a escrever outro livro. A memória já leva um bocado de tempo a pensar. Talvez ainda faça um…
 
Geraldo de Jesus
 

Taekwondo do Farense colecciona vitórias


O 1º Regional de Combates de Taekwondo, realizou-se nos dias 9 e 10 de Janeiro, no Pavilhão do Sporting Clube Farense e contou com o apoio do clube.

A secção da modalidade do Faresse continua a coleccionar bons resultados, classificando-se por equipas no segundo lugar.

Classificações dos atletas do Sporting Clube Farense:

Infantis – Galo: 2º Classificado - Pedro Grade (TKD S.C.Farense)
Junior - Semi-médio: 1º Classificado - Rafael Baguinho (TKD S.C.Farense)
Sénior – Médio: 1º Classificado – Erik Sigbrandt (TKD S.C.Farense)
Sénior – Pesado:
3º Classificado – Paulo Ferreira (TKD S.C.Farense) / 3º Classificado – Marcelo Matoso (TKD S.C.Farense)
Junior – Pluma:
1º Classificado – Rebeca Baguinho (TKD S.C.Farense)

O Grupo de Teatro Improviso comemora 10 anos no IPJ



Nos dias 27 e 28 de Janeiro, pelas 21h30, o Grupo de Teatro Improviso da Escola Secundária Tomás Cabreira apresenta a peça Amor@etc.com, no âmbito das comemorações dos dez anos da sua existência, no auditório da Direcção Regional do Algarve do IPJ.

O Grupo de Teatro Improviso, da Escola Secundária Tomás Cabreira, formou-se em Janeiro de 1999, com a designação de Grupo de Expressão Dramática e Teatro Improviso. Trabalha temas, ideias e textos literários, através de jogos de improvisação inspirados no sistema de jogos teatrais de Viola Spolin e nas técnicas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal.

Ao longo destes dez anos, o Grupo de Teatro Improviso adaptou, criou e encenou oito peças de teatro e oito performances. Participou e organizou vários Encontros de Teatro Escolar, a nível regional e nacional envolvendo, aproximadamente, duzentos jovens adolescentes que, através do Grupo de Teatro Improviso, puderam ter acesso a uma formação artística orientada para uma cidadania activa, através da linguagem do teatro.

O grupo apresenta-nos a peça Amor@etc.com da seguinte forma:

“Uma peça que tem como matriz estética e social o complexo mundo da comunicação cibernáutica. Há fome e excessos de comunicação. Na Rede, cada personagem inventa o seu jogo de amor. As regras são virtuais, mas às vezes, é clique à primeira vista. Não há público, nem privado. Das razões aos afectos, tudo está em rede. É preciso comunicar, sempre. Apenas o trágico questiona a nossa vida em breves momentos. “

Para conhecer o trabalho deste Grupo venha ao IPJ, nos dias 26 e 27 de Janeiro e participe na comemoração dos seus 10 anos de existência.

UAlg e SEF assinam protocolo para avaliação e monitorização do sistema RAPID


Ontem, dia 19 de Janeiro, teve lugar a assinatura de mais uma adenda ao Protocolo de Colaboração Científica e Técnica entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Universidade do Algarve (UAlg) para a avaliação e monitorização do Sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (RAPID), no âmbito do projecto Fronteira Electrónica. A formalização desta colaboração decorreu na sala de reuniões da Reitoria, localizada no 1.º piso do Edifício da Biblioteca no Campus de Gambelas.
Na sequência do trabalho desenvolvido desde 2007 pelo Laboratório Empresarial da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg no âmbito do projecto Fronteira Electrónica, o SEF solicita de novo a colaboração das professoras e investigadoras Isabel Leiria e Margarida Moura para uma terceira fase de avaliação e monitorização do sistema RAPID.

Esta colaboração entre o SEF e a UAlg contará com o apoio da Frontex – Agência Europeia de Fronteiras e do Joint Research Center (JRC), envolvendo ainda a colaboração da VisionBox, a empresa nacional fornecedora da solução tecnológica portuguesa RAPID.

O estudo a executar será realizado pela Prof.ª Isabel Leiria e pela Prof.ª Margarida Moura, contando ainda com a participação de alunos de Engenharia Informática e de Engenharia Electrónica e Telecomunicações.

O RAPID é o primeiro sistema de controlo de fronteiras electrónico com reconhecimento facial e sem necessidade de qualquer outro registo – só é necessário o passaporte electrónico –, tendo sido concebido pelo SEF e desenvolvido pela empresa portuguesa VisionBox. O RAPID foi instalado em fase experimental no Aeroporto de Faro em Abril de 2007 e entrou em pleno funcionamento em Junho do mesmo ano. Vocacionado para proceder ao reconhecimento de passageiros de fora do Espaço Schengen, o RAPID está já em funcionamento nos aeroportos internacionais do País e em vários aeroportos europeus.

Apresentação pública do livro “A Mordaça Inglesa” de Gonçalo Amaral


O autor Gonçalo Amaral irá apresentar o seu novo livro “A Mordaça Inglesa” na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, no dia 27 de Janeiro, Quarta-feira, pelas 18h00, numa iniciativa do Rotary Clube de Tavira.

Segundo a nota de imprensa da autarquia tavirense, "este é um livro onde o ex-inspector da Polícia Judiciária, que acompanhou o início do caso Maddie McCann, conta a história da perseguição dos pais da menina e da justiça inglesa contra a publicação do seu primeiro livro sobre o caso: "Maddie: a verdade da mentira", que foi retirado das livrarias e sobre o qual pende um processo dos McCann contra o ex-inspector".

A apresentação será conduzida por Ana Cristina Simão Matias, coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia – Tavira, e, no final, dará lugar a uma sessão de autógrafos.

Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social em Tavira




No passado dia 17 de Janeiro, Domingo, a Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena dos Santos André, deslocou-se a Tavira numa visita de trabalho que incluiu a assinatura de um protocolo e o lançamento de um novo complexo social.
A visita teve início com a cerimónia de assinatura do alargamento do Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI), entre o Instituto de Segurança Social, IP (Centro Distrital de Faro) e a Âncora – Associação Centro Comunitário de Santa Luzia, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tavira.
Este protocolo de cooperação pressupõe que a associação Âncora desenvolva acções de acompanhamento dos beneficiários do RSI, de forma a garantir a sua inserção e progressiva autonomia. Em 2007, data de assinatura do protocolo, esta instituição recebeu de financiamento 93.600,00€ para o acompanhamento de 100 famílias.
Tendo em consideração os resultados positivos obtidos através do mesmo, foi assinada a renovação por mais 2 anos, sendo que o Centro Distrital de Segurança Social irá assegurar o financiamento de 16.078,84 €, que irá beneficiar 250 agregados familiares de todas as freguesias do concelho.
Em seguida, decorreu a cerimónia de lançamento da 1.ª Pedra e celebração do auto de consignação da empreitada de construção da creche “o Bambino” e “Lar de Santa Marta” – Centro Social e Paroquial de Santa Maria, na Urbanização da Pegada.
Este equipamento insere-se no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), que tem como objectivo consolidar e desenvolver a rede de equipamentos sociais, reforçando a protecção social das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência.
Este centro inter-geracional, a instalar numa parcela de terreno cedido pela Câmara Municipal de Tavira, terá uma área de construção de cerca 2.700 m2 e representa um investimento no valor de 2.199.500,00€, e irá acolher 40 idosos, e 66 crianças em 5 salas (2 berçários, 1 sala dos 12 aos 24 meses e 2 salas dos 24 aos 36 meses). A obra tem um prazo de execução de 18 meses.

MINISTRA DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL e BISPO DO ALGARVE
- No lançamento da 1ª. Pedra do Centro-gerecional “O Bambino” e “Lar de Santa Marta”


O Pe. Dinis Faísca, pároco de Tavira e Presidente da direcção, começou por referir que o Centro-gerecional da Quinta da Pegada “não é um projecto de uma direcção. É uma obra de uma Instituição, o Centro Paroquial e Social de Santa Maria, uma Instituição particular de solidariedade social, que pretendemos seja sentida de todos e por todos os tavirenses, como uma obra que desde 1989 dá apoio aos idosos que na impossibilidade de passarem os últimos dias junto daqueles que muito amam, estão integrados na grande família da Instituição.
Temos em lista de espera cento e cinquenta pessoas, o que representa o drama de outras tantas famílias. É, neste contesto que surge esta estrutura. Numa sociedade onde o risco da exclusão sénior é elevado, um Centro-gerecional aproxima gerações e educa no respeito e cuidados dos mais idosos. O financiamento vai ser de 45% do programa Pares, 30% da Câmara Municipal de Tavira e os restantes 25% pela Instituição. Nós, dinheiro não temos, mas temos a determinação, a vontade de trabalhar e confiamos nas instituições públicas e na boa vontade de todos, para juntos pormos em funcionamento este Centro que esperamos estar daqui a 18 meses a inaugura-lo”.
D. Manuel Neves Quintas, Bispo do Algarve, referiu a coragem da actual direcção ao assumir a herança da anterior direcção, certo de que vai responder a uma carência urgente. “Além das entidades, contais também com o apoio das comunidades paroquiais de Tavira que certamente sabereis envolver no apoio a este projecto. Apraz-me registar que esta e outras obras semelhantes, ligadas à Igreja do Algarve, são a expressão da sua missão evangelizadora, concretizada no anuncio do Evangelho, na pessoa na condição humana, sabendo que estamos a contribuir para o bem comum.
A acção social da Igreja é a resposta dos seus membros à condição de que não podemos amar a Deus se não amarmos o irmão que vemos e lhe proporcionamos as condições para que tenha uma vida digna. A minha presença aqui, quer significar também todo o apoio que de mim pode esperar esta direcção”.
O Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, começou por referir ser aquela uma obra muito importante para Tavira, para o concelho e para a zona Sotavento do Algarve. “Vai dar uma resposta, porque estamos necessitados de apoio às famílias, quer em Lares, quer em Centros de Dia e apoio domiciliário. Vamos ter aqui muitos postos de trabalho, cerca de quarenta, e um investimento – esta é a candidatura que maior investimento recebe no Algarve, no programa Pares -. Nós, queremos agora, é construir. O Pe. Dinis pode estar certo, de que não ficará a dever nada a ninguém, porque o Município de Tavira, que são estas pessoas que aqui estão, lideradas por mim, nunca lhe faltará com o apoio financeiro para que a obra acabe. O que nós queremos é que esta obra não tenha paragens”.
A Ministra Maria Helena dos Santos André, (…) “com esta obra estão a contribuir para que a capacidade de Tavira, relativamente a Lares de Idosos, possa ultrapassar largamente aquilo que é a média nacional. Temos de nos regozijar por este facto. Temos uma recomendação da União Europeia, para atingirmos no final deste ano 33% de cobertura nesta área. Tavira, nesta matéria, ficará no final do programa Pares, com uma taxa de cobertura de 65,7%. Os níveis da qualidade de vida, não só dos utentes, mas também das famílias e, não nos podemos esquecer que numa sociedade moderna o papel da família é fundamental e nuclear, mas também implica que ela tenha a capacidade de responder a obrigações redobradas. Temos cada vez mais, uma entrada massiva das mulheres no estado de trabalho e isso é um sinal positivo de desenvolvimento económico e social das sociedades, mas temos de criar condições para que com essa entrada da mulher, no mundo do trabalho e com o assumir de novas responsabilidades, possa haver uma melhor partilha entre as responsabilidades no emprego e as responsabilidades na sociedade.
Por isso, os equipamentos sociais, têm a obrigação de criar condições, para que possa haver uma verdadeira oportunidade tanto, no que diz respeito ao apoio à infância, como no apoio aos idosos.
E, para finalizar, uma palavra de encorajamento; mão à obra, espero que a obra se faça da melhor forma”.
O Centro-gerecional, tem uma área de construção de cerca de 2.700 m2, representa um investimento no valor de 2.199.500,00€, e irá acolher 40 idosos e 66 crianças em 5 salas (2 berçários, 1 sala dos 12 aos 14 meses e 2 salas dos 24 aos 36 meses).
A obra tem um prazo de execução de 18 meses.

Geraldo de Jesus

C. Marim lança Plano Plurianual de Investimentos 2010





As obras de Conclusão da Estrada Municipal Altura/Furnazinhas, do Subsistema – Central de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgotos – 1ª Fase e o Reperfilamento da Avenida Poente de Castro Marim absorvem a maior fatia do Orçamento para 2010.
Numa conjuntura de crise económica do país, com reflexos negativos na vida das autarquias, que se consubstancia na perda de receitas arrecadadas no progressivo decréscimo das verbas do Orçamento Geral do Estado a transferir para os Municípios, a Assembleia Municipal aprovou a proposta de orçamento do executivo para 2010.
O Plano Plurianual de Investimentos do Município de Castro Marim atinge o valor de € 30.725.977, com o investimento a fixar-se nos € 16.498.486, o que equivale a 54% do orçamento aprovado, espelhando de forma categórica o dinamismo alcançado no concelho nos últimos anos, assim como as políticas proactivas empreendidas pela Câmara Municipal nos domínios da sociedade e da cultura.
As Grandes Opções do Plano (GOP) estabelecem, numa linha de coerência que tem vindo a ser trilhada, como prioridades as funções sociais, o saneamento básico, as acessibilidades, o ordenamento do território e a cultura, que garantem a maior fatia do orçamento com € 13.488.470, representando mais de 81,7% do investimento total.

Abastecimento de Água e Saneamento Básico
Nos últimos anos, o abastecimento de água e saneamento básico têm merecido um enfoque especial na acção do executivo, o que faz com que o concelho disponha, neste sector, de uma taxa de cobertura superior a 80%, e que tenha a maior fatia do orçamento para 2010, nomeadamente 4,8 milhões de euros.
Numa altura em que se encontram em fase de conclusão as redes de abastecimento de água, drenagem e tratamento de esgotos em nove localidades das freguesias do Azinhal e Odeleite, a Câmara Municipal tem em análise as propostas para a construção da 1ª fase do Subsistema Central, que vai permitir levar água de qualidade e esgotos às localidades do interior do concelho, como Piçarral, Sentinela, Murteira de Cima, Murteira de Baixo, Portela Alta de Cima, Portela Alta de Baixo, Quebradas, Corujos, Casa Branca e Choça Queimada, com investimento de 2,1 milhões de euros.
Ainda neste domínio, refira-se a construção da rede de abastecimento de água aos lugares de Malhão, Monte do Eucalipto e Maravelha, e o saneamento básico na Urbanização Poço dos Peixes no Azinhal, obras em curso, que orçam os 890 mil euros. Outra obra igualmente importante, a executar brevemente, é a construção da Estação e Conduta Elevatória de Bernarda na freguesia de Altura.

Acessibilidades
Hoje, a modernização e a qualificação das vias de comunicação são factores essenciais ao crescimento e desenvolvimento económicos.
O executivo afectou 4,1 milhões de euros do orçamento para o campo das comunicações viárias. Depois de ter sido operada uma verdadeira revolução na rede viária municipal, as Grandes Opções do Plano prevêem para 2010 a conclusão da Estrada Municipal Altura-Furnazinhas, numa extensão de 34 Km, com a construção do Troço Eira Verde-Monte Novo/Furnazinhas, que inclui a edificação de uma Ponte sobre a ribeira de Odeleite, na localidade de Fortes, com o custo de 1,7 milhões de euros. A par de outras, serão construídas duas obras muito significativas no sector das comunicações: o reperfilamento da Avenida Poente de Castro Marim (E.M. 125-6), e a nova Ponte sobre a Ribeira do Rio Seco/Várzea das Canas.

Ordenamento do Território
O ordenamento do território desempenha, cada vez mais, um papel decisivo nas acções de planeamento e estratégias municipais para o desenvolvimento local, incluindo a valorização e crescimento dos centros urbanos. No capítulo do Ordenamento do Território ao qual o orçamento atribui 3 milhões de euros, a Câmara Municipal tem em estudo um conjunto de projectos essenciais ao desenvolvimento sustentável do concelho, dos quais se destacam o Plano de Pormenor da Área de Negócios do Sotavento Algarvio (ANESA); a Revisão do Plano Director Municipal; as infra-estruturas da Urbanização Lupamar e a requalificação e valorização da Frente de Mar entre a Praia da Alagoa/Altura e a Praia do cabeço/Verde.

Cultura
Não obstante o elevado investimento que tem vindo a ser feito na área da cultura, com a requalificação e recuperação do património histórico e a construção de equipamentos culturais no concelho, a Câmara Municipal continua a apostar fortemente neste sector com o objectivo de tornar mais sólidas as bases sócio-culturais, de forma a transformar Castro Marim num pólo cultural de eleição. Para isso, muito contribuem as obras em desenvolvimento, como a construção do Centro Interpretativo do Sal de Castro Marim; o Núcleo Museológico de Odeleite ou a recuperação e consolidação do troço da muralha do Forte de S. Sebastião de acesso ao Castelo, as quais beneficiam da fatia de 1,3 milhões de euros do orçamento conferido à cultura.

Habitação
No âmbito da política de habitação social definida pela Câmara Municipal, estão em construção os últimos oito apartamentos no lote 6 da Urbanização das Laranjeiras em Altura, financiados pelo programa PROABITA do Instituto Nacional de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), destinados a instalar mais alguns agregados familiares, num de investimento de 385 mil euros.
As Grandes Opções do Plano para 2010, no que às actividades mais relevantes se refere, continuam a atribuir uma importância nuclear às políticas sociais e culturais, numa linha de coerência com aquilo que o executivo têm vindo a fazer nesta matéria.
Assim, e no momento em que os mais desfavorecidos passam por sérias dificuldades financeiras, a Câmara Municipal prossegue o programa de recuperação de habitações degradadas, o apoio às IPSS’s do concelho com a construção do Lar e Centro de Dia de Altura, a construção do Centro comunitário de Odeleite, a construção da Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, as operações às cataratas e o programa de apoio a pessoas com deficiências auditivas.
Ao nível da Protecção civil e luta contra incêndios, é de salientar a assinatura de um Protocolo de colaboração com os Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.
No plano cultural e desportivo, destacam-se acções como a realização do evento “Dias Medievais em Castro Marim”, o Programa Férias Activas, a atribuição de bolsas de estudo e os apoios às associações e clubes do concelho, através da assinatura de Contratos-Programa.

Bairro da Liberdade em Sagres: Conflito com cerca de 30 anos chega ao fim


No próximo dia 22 de Janeiro, 94 famílias residentes no “Bairro da Liberdade” em Sagres, vão, finalmente, ver o seu sonho realizado após 30 longos anos de espera, com assinatura da escritura da tomada de posse do terreno onde estão edificadas as suas habitações.
A concretização deste processo é o resultado do esforço desenvolvido pelo autarca Adelino Soares que, passados 3 meses da tomada de posse, chegou acordo com o empresário Sousa Cintra, proprietário dos terrenos onde foram construídas cerca de 47 habitações.
Naquele espaço de tempo, o autarca conseguiu fazer o que os seus antecessores não fizeram ao longo de cerca de 7 mandatos. Isto é, houve falta de sensibilidade política para solucionar este problema que envolve o interesse de 94 famílias, uma vez que também as escrituras dos terrenos pertencentes à Câmara Municipal ainda não foram realizadas.
A solução encontrada não foi mais do que o cumprimento da deliberação de 23 de Setembro de 1976 da Câmara Municipal, onde toma posse administrativa dos imóveis necessários ao inicio das construções e onde foi aprovado por unanimidade o loteamento da Cooperativa de Habitação Económica “A Liberdade dos Trabalhadores do Concelho de Vila do Bispo”, também conhecido por “Bairro da Liberdade”, tendo sido deliberado ainda licenciar a construção dos fogos a levar a efeito no referido empreendimento.
Do referido acordo resultou um protocolo onde estão definidos os termos da permutação relativamente à cedência do terreno onde foram construídas as habitações, pertencente ao empresário Sousa Cintra, bem como a compensação, pela permuta efectuada entre as duas partes em 1974.
A cedência dos terrenos tem por fim a instalação do Bairro da Liberdade em Sagres, que carece da operação urbanística de loteamento a promover pela Câmara Municipal para posteriormente proceder-se à realização das escrituras do terreno para a posse dos cooperantes.
Segundo este acordo, o empresário Sousa Cintra cede à Câmara Municipal 15.800,0 m2 de terreno e em contrapartida a Autarquia cede-lhe um lote de terreno com a área de 926,20m2 sitiado no “Bairro da Liberdade” e a isenção de cedências de espaços destinados a Equipamentos de Utilização Colectiva até que se esgote o total da área cedida, ou seja, a autarquia não recebe do empresário Sousa Cintra as cedências devidas perante a lei aquando das novas operações urbanísticas, dado que está a recebe-las na área onde está implantado o Bairro da Liberdade
Este Protocolo de Permuta que permitiu a resolução deste conflito entre a Câmara Municipal e o empresário Sousa Cintra foi aprovado em Reunião de Câmara de 15 de Dezembro de 2009, por maioria, com os votos contra dos Vereadores do PSD e do MDI, Gilberto Viegas e José de Deus, respectivamente, tendo sido assinado a 23 de Dezembro.

Vereadores do PS-Faro sobre a INAUGURAÇÃO DA 2.ª CRECHE DO PROGRAMA PARES EM FARO


Os Vereadores do Partido Socialista (PS-Faro) tomam posição sobre a inauguração da segunda creche do Programa PARES, em Faro, e avançam "proposta de venda de imobiliário propriedade do Municipio e que se ancontra devoluto, como forma da Câmara Municipal assegurar os compromissos assumidos com as IPSS's do Concelho".
Foi este fim-de-semana inaugurada a segunda das seis creches previstas para Faro no Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), estabelecido pelo anterior Executivo da Câmara Municipal de Faro em parceria com Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho e com o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Refira-se que apôs a conclusão destes equipamentos a taxa de cobertura do Concelho de Faro na área de creche será de 52%, um valor muito acima da meta da Carta de Barcelona (33%) estabelecida pelos países membros da União Europeia.
Ao todo o Concelho de Faro viu aprovadas pelo Programa PARES 11 novas respostas sociais, correspondentes a 6 Creches, 1 Jardim-de-Infância, 1 Lar de Idosos, 2 Centros de Dia e 1 Lar e Residência Autónoma para pessoas com Paralisia Cerebral, tendo a Câmara Municipal assumido 35% do investimento, sendo o restante assegurado pela Segurança Social e pelas próprias Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Neste sentido, os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Faro propuseram à actual maioria municipal a venda de imobiliário devoluto (nomeadamente terrenos e imóveis abandonados no centro da cidade), como forma de a Câmara Municipal cumprir os compromissos financeiros assumidos com as Instituições Particulares de Solidariedade Social na execução destes equipamentos e simultaneamente, contribuir para a reabilitação de edifícios propriedade do Município que se encontram actualmente abandonados no Centro Histórico.

Faro: Câmara reúne com associações




A Câmara Municipal de Faro promoveu, nos passados dias 15 e 16 de Janeiro, sessões com as associações desportivas, culturais e sociais do concelho, com a finalidade de expor o quadro financeiro precário da edilidade e estabelecer fórmulas de atribuição de subsídios assentes em parâmetros claros, transparentes e que eliminem a arbitrariedade.

A Câmara Municipal de Faro torna público que a estas instituições se encontram por liquidar 3,7 Milhões de Euros, fruto do incumprimento dos protocolos em vigor, o que, para além de ferir a credibilidade da autarquia que deve agir com boa-fé, sentido institucional e assegurando o interesse público, prejudica gravemente a estruturação das actividades das associações e põe em causa a sua sobrevivência.

O apoio às instituições privadas que prosseguem fins públicos nos domínios sociais, desportivos e culturais é um dever do Município. Vamos cumpri-lo. Pugnamos por instituições empreendedoras e responsáveis que emerjam como um repositório de energias e realizações a bem dos munícipes. Nesse sentido, serão atribuídas verbas no respeito escrupuloso pela lei e tendo em conta as actividades desenvolvidas e a sua avaliação. Vamos pagar a tempo e horas, mas atribuiremos apenas aquilo que podemos pagar. Não faremos promessas vãs.

Deste modo, todas as injustiças serão corrigidas: tratar igual o que é igual e diferente o que é diferente é um princípio estruturante de relacionamento que vamos doravante observar. Por conseguinte, à luz da lei, não faremos transferências para pagar vencimentos dos colaboradores das associações, nem permitiremos que se perpetue o pagamento de água e luz a uns e não a outros.

Saudamos a compreensão das associações, dando nota pública, apesar dos constrangimentos financeiros, da disponibilidade da Câmara para colaborar no domínio financeiro, logístico e organizativo, para que as associações assegurem a prossecução do seu labor com o mérito e sentido de serviço público que as tem honrado.