terça-feira, 19 de janeiro de 2010

UAlg e SEF assinam protocolo para avaliação e monitorização do sistema RAPID


Ontem, dia 19 de Janeiro, teve lugar a assinatura de mais uma adenda ao Protocolo de Colaboração Científica e Técnica entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Universidade do Algarve (UAlg) para a avaliação e monitorização do Sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (RAPID), no âmbito do projecto Fronteira Electrónica. A formalização desta colaboração decorreu na sala de reuniões da Reitoria, localizada no 1.º piso do Edifício da Biblioteca no Campus de Gambelas.
Na sequência do trabalho desenvolvido desde 2007 pelo Laboratório Empresarial da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg no âmbito do projecto Fronteira Electrónica, o SEF solicita de novo a colaboração das professoras e investigadoras Isabel Leiria e Margarida Moura para uma terceira fase de avaliação e monitorização do sistema RAPID.

Esta colaboração entre o SEF e a UAlg contará com o apoio da Frontex – Agência Europeia de Fronteiras e do Joint Research Center (JRC), envolvendo ainda a colaboração da VisionBox, a empresa nacional fornecedora da solução tecnológica portuguesa RAPID.

O estudo a executar será realizado pela Prof.ª Isabel Leiria e pela Prof.ª Margarida Moura, contando ainda com a participação de alunos de Engenharia Informática e de Engenharia Electrónica e Telecomunicações.

O RAPID é o primeiro sistema de controlo de fronteiras electrónico com reconhecimento facial e sem necessidade de qualquer outro registo – só é necessário o passaporte electrónico –, tendo sido concebido pelo SEF e desenvolvido pela empresa portuguesa VisionBox. O RAPID foi instalado em fase experimental no Aeroporto de Faro em Abril de 2007 e entrou em pleno funcionamento em Junho do mesmo ano. Vocacionado para proceder ao reconhecimento de passageiros de fora do Espaço Schengen, o RAPID está já em funcionamento nos aeroportos internacionais do País e em vários aeroportos europeus.