terça-feira, 19 de janeiro de 2010
“Jardim Zoológico de Cristal”de Tennessee Williams no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão
A Companhia ao Cabo Teatro apresenta no dia 23 de Janeiro a peça de Tennessee Williams “Jardim Zoológico de Cristal”, num espectáculo marcado para as 21h30 no Grande Auditório Nuno Mergulhão do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.
Com encenação de Nuno Cardoso e interpretação de Maria do Céu Ribeiro, Micaela Cardoso, Luís Araújo e Romeu Costa, a peça apresenta uma família em crise que, nas palavras do encenador, “é um arquétipo de toda a fome escondida, de tudo o que está por detrás das persianas: esta família somos nós”.
O texto do dramaturgo norte-americano, intitulado no original “The Glass Managerie”, aborda a desadequação entre expectativas e possibilidades concretas, falando das fragilidades e incertezas da vida, como se fossem vidro.
O enredo gira em torno de quatro personagens: Tom Wingfield é um aspirante a poeta que trabalha num armazém de sapatos para sustentar a mãe Amanda e a irmã Laura, única família que lhe restou após o desaparecimento do pai; tímida e afastada do mundo, Laura é o centro das angústias de Amanda que, após várias tentativas de integrar a filha e de desviar a atenção exclusiva que dedica à colecção de animais de cristal, chega à conclusão que a única solução é o casamento; é neste contexto que Jim O’Connor entra na vida da família, irrompendo na acção como sinal de esperança, potencial motor de transformação, mas acabando por desaparecer nas trevas.
Os bilhetes para o espectáculo, apoiado pela Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, custam 10 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO de terça a sexta-feira entre as 14h00 e as 19h00, e no dia de espectáculo das 14h00 às 21h30. Titulares do Passaporte Sénior, Cartão Jovem Municipal, Cartão Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência e jovens até 35 anos beneficiam de 50% de desconto. Informações e reservas: 282 402 475 / 961 579 917.