segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Vereador da Solidariedade Social inicia visitas a instituições do concelho
A acção social tem, actualmente, um papel incontornável na nossa sociedade e, claro, no nosso concelho”. A frase é do vereador com o pelouro da Solidariedade Social e Família na Câmara Municipal de Olhão, António Camacho, que na passada sexta-feira iniciou um conjunto de visitas que se prolongam até meados de Fevereiro, às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) de Olhão.
A primeira visita às IPSS aconteceu na Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) da Fuseta, onde o vereador António Camacho, assim como a chefe de Divisão dos Assuntos Sociais da Autarquia, Helena Calé, encontraram o que consideraram ser “um bom exemplo do que se pode fazer em termos de solidariedade social no concelho”.
A instituição, que acolhe 40 crianças no Jardim Infantil, 35 na Creche e 21 no ATL, tem como principal projecto para 2011 a construção de uma creche de raiz com todas as condições para albergar 66 crianças em seis salas. O projecto já foi aprovado, terá a ajuda de fundos comunitários e custará cerca de um milhão de euros, revelou a presidente da delegação da Cruz Vermelha da Fuseta, Francisca Ferreira. Outros projectos para 2011 são a aposta no voluntariado, a realização de formação e workshops para gerir o orçamento familiar, o transporte de idosos e o crescimento da Loja Social, que já ajuda mais de 130 famílias daquela freguesia.
“Trabalhar em conjunto, só assim é que as coisas funcionam”, fez questão de referir Francisca Ferreira ao vereador da Câmara Municipal de Olhão, secundada pelos seus ‘braços direitos’ e igualmente membros da Comissão Executiva da instituição, José Brito e Vânia Rodrigues. “Apostamos em técnicos, o que tem os seus custos”, fez questão de frisar Francisca Ferreira, destacando que esta aposta é um dos factores de sucesso da delegação da Fuseta da CVP. No total, são 39 os funcionários que dão o melhor de si a este projecto ganhador.
Para além das restantes instalações, que foram adaptadas ao longo do tempo, sempre com benefícios para os utentes do espaço, o vereador António Camacho ficou a conhecer a cantina do Centro Comunitário da instituição, onde são servidas diariamente cerca de 150 refeições – mais de uma centena aos alunos do 1º ciclo, com o apoio da Autarquia – e que as principais receitas chegam da Segurança Social, do aluguer de algumas salas para acções de formação ou das mensalidades pagas pelos pais das crianças que frequentam o espaço. Os técnicos promovem também actividades lúdicas para a população, sobretudo os mais idosos, apostando na interacção das ‘suas’ crianças com essa faixa etária.
António Camacho ouviu Francisca Ferreira, José Brito e Tânia Rodrigues falarem das dificuldades que sempre surgem num projecto deste tipo e das soluções encontradas, conheceu por dentro a instituição e elogiou o que viu, prometendo o apoio possível da Autarquia ao projecto. Deixou também palavras de confiança para o futuro: “Tenho esperança de que o concelho de Olhão se afirme em contra-ciclo relativamente àquilo que está a acontecer no País: novos projectos estão a surgir, que significam mais postos de trabalho e melhores condições de vida para as populações do nosso concelho, entre elas, as da Fuseta”, desse António Camacho no final da visita, depois de ter conhecido a Loja Social, onde a CVP da Fuseta distribui aos mais carenciados roupas e alimentos.
“Fiquei muito agradado com o que vi. Só conhecendo é que podemos agir sobre os problemas e a Rede Social também se efectiva com estes contactos mais próximos Estamos a pensar noutros processos para agilizar parcerias e acompanhar a par e passo as instituições do concelho”, referiu o autarca, anunciando a continuidade das visitas a todas as IPPS do concelho, que se realizarão todas as sextas-feiras, até 18 de Fevereiro.
Seguem-se as visitas às associações Vida Abundante, Tempus, Nossa Senhora das Candeias, Solidariedade Social dos Professores, delegações de Moncarapacho e de Olhão da CVP, Centro Social Nossa Senhora do Carmo, Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho, Centro de Bem-Estar Social Nossa Senhora de Fátima, Sociedade São Vicente de Paulo (Conferências de Quelfes e de Olhão), Santa Casa da Misericórdia de Olhão, Grupo de Bem-Fazer Celeiro de Amor e Associação Verdades Escondidas.