segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

REMODELAÇÃO DO CINE-TEATRO LOULETANO INAUGURADA NO DIA DA CIDADE


No próximo 1 de Fevereiro, Loulé assinala o 23º aniversário de elevação a cidade. A Câmara Municipal traçou um programa de comemorações com várias inaugurações, mas em que o grande destaque vai para a abertura do Cine-Teatro Louletano, após profundas obras de remodelação.
As actividades arrancam pelas 10h30, no Mercado Municipal, com a apresentação do projecto de renovação do Largo de S. Francisco. Técnicos municipais e elementos do executivo vão explicar as intervenções que serão levadas a cabo neste espaço da cidade.
Pelas 11h30 é a vez da inauguração da reabilitação da Ponte dos Álamos, na Ribeira do Cadoiço.
Um dos momentos importantes destas comemorações é a inauguração da Oficina/Museu do Carnaval, na Zona Industrial de Loulé. Trata-se de um espaço com duas componentes distintas: a oficina de trabalho artístico e de todo o material produzido no Carnaval mas também noutros eventos que se realizam no Concelho; e uma área de exposição permanente, com elementos que marcaram a história do corso louletano ao longo de mais de 100 anos de existência.
Às 12h30, serão também inaugurados os novos circuitos do TUL – Transportes Urbanos de Loulé, com a realização do percurso entre a Zona Industrial de Loulé e o centro da cidade. Refira-se que os TUL passam a ter duas linhas, com percursos reduzidos em termos de horário (20 minutos em vez dos actuais 45 minutos).
Na parte da tarde, às 15h00, é inaugurada a Creche da “Nova Terra”, na Urbanização Vale de Rãs. Trata-se de um equipamento social de apoio à primeira infância, construído no âmbito do Programa PARES, numa parceria entre a Câmara Municipal de Loulé e a Segurança Social, e que vai ter capacidade para albergar 66 crianças (duas salas de berçário para 16 bebés, dois espaços para 30 crianças dos 24 aos 36 meses e dois espaços para 20 crianças dos 12 aos 24 meses).
Pelas 17h00, as atenções centram-se na inauguração da obra de remodelação do Cine-Teatro Louletano, o momento alto das comemorações do Dia da Cidade. Com as intervenções efectuadas nesta sala de espectáculos, o Cine-Teatro passará a ser um espaço moderno mas que mantém a essência do edifício, sem grandes alterações estruturais. Para além da renovação do palco e reforço da segurança na zona dos balcões, as grandes alterações dizem respeito à inovação técnica, nomeadamente em termos de acústica e iluminação. Este foi um dos mais importantes investimentos na área cultural por parte da edilidade e cujo valor ascendeu a 3,5 milhões de euros.
As comemorações do aniversário de elevação de Loulé a cidade encerram com um concerto de Mário Laginha, que acontece pelas 21h30, no “novo” Cine-Teatro Louletano.