quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Museu do Trajo de São Brás de Alportel em tese de Doutoramento
Fausto Roberto Poço Viana, docente da Universidade de São Paulo, defendeu recentemente a sua tese de Doutoramento na Universidade Lusófona em Lisboa. A investigação pretendeu juntar argumentos de sustentação ao processo de criação do Museu do Teatro da Cidade de São Paulo. Para tal o investigador percorreu alguns países europeus onde visitou os principais museus de moda, teatro e indumentária: o Victoria and Albert Museum de Londres, o Museu del Traje de Madrid, o Centre National du Costume de Scène em Moulins, França, o Palais Galliera em Paris e os Museus Nacionais do Traje e do Teatro em Lisboa. A estes “monstros sagrados do traje europeu”, Fausto Viana juntou ainda os Museus do Traje de Viana do Castelo e de São Brás de Alportel.
Ao longo do seu trabalho, Fausto Viana tece considerações surpreendentes acerca do Museu do Trajo de São Brás de Alportel que considera “a grande surpresa da pesquisa e um ponto de viragem na sua própria forma de ver o mundo da museologia” referindo ainda que este foi “fundamental na elaboração do projeto” do Museu do Teatro da Cidade de São Paulo. “O Museu do Traje de São Brás de Alportel versus monstros sagrados do traje europeu: um caso de sucesso”, assim refere o autor ao museu algarvio.
O autor encontrou em São Brás de Alportel um modelo inovador de gestão, inspirado na Museologia Social, assente na contenção de recursos e com elevados índices de intervenção social, que o levou a considerar que “nenhuma das instituições visitadas superou o pequeno Golias do Algarve”.