segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
VR Stº. António: PS quer ver implementado Contrato Local de Segurança
Importante garantir que VRSA e Monte Gordo sejam destinos seguros
"O PS quer ver implementado o Contrato de Segurança Local assinado pelo presidente da câmara de Vila Real de Santo António (VRSA), no dia 1 de Junho de 2009, de forma a garantir a segurança de bens e pessoas e transmitir para o exterior uma imagem de destino seguro", assume o PS local, através de nota de imprensa, que transcrevemos:.
"O facto é que, apesar de assinado há mais de um ano o protocolo com o Ministério da Administração Interna, onde se previa ser definida a estratégia, nos 60 dias seguintes, e os respectivos planos de acção locais por forma a promover a segurança e prevenir a criminalidade, nada foi feito até ao momento.
O PS está preocupado com as ocorrências havidas em VRSA e Monte Gordo e entende que impõem uma necessidade de reforçar o policiamento de proximidade na via pública e junto de grupos de risco como seja escolas e terceira idade de forma a promover o sentimento de segurança, objectivos estratégicos do Contrato Local de Segurança.
O PS exorta o executivo municipal a agir com urgência para sanar esta lacuna colocando-se à sua inteira disposição para colaborar nas acções necessárias para restabelecer o clima de tranquilidade cidadã no concelho vila-realense.
O PS considera ainda fundamental a articulação das políticas se segurança municipal com as forças vivas do concelho, designadamente com as forças policiais, as instituições locais e as pessoas de relevada importância que estão identificadas com estas matérias.
Os Contratos Locais de Segurança concretizam um instrumento fundamental no reforço da segurança e na confiança das populações, através da articulação entre forças de segurança, município e os anseios da população através do desenvolvimento de programas de policiamento de proximidade e no envolvimento das comunidades", conclui o documento dos socialistas de VR ST. António.