sábado, 18 de dezembro de 2010
Projecto da UAlg distinguido com Fundo EDP Biodiversidade
O projecto Findkelp, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), acaba de ser distinguido com o Fundo EDP Biodiversidade 2010. Este projecto foi um dos quatro seleccionados e vai agora receber um prémio de 35 mil euros.
“Findkelp – As florestas do fundo do Mar” é a designação do projecto escolhido de entre os 35 concorrentes ao Fundo EDP Biodiversidade 2010. O projecto está em curso desde 2008 e é tema de doutoramento na Universidade do Algarve, por Jorge Assis, supervisionado por Ester Serrão e Filipe Alberto no CCMAR. Tem como objectivo promover um espaço de estudo sobre as florestas marinhas de algas castanhas gigantes (kelp) e as espécies que delas dependem, ao longo da costa Portuguesa de modo a promover o seu conhecimento e conservação.
O projecto debruça-se sobre a monitorização do estado de conservação, e a compreensão dos processos que afectam a persistência, das florestas marinhas de Portugal, recorrendo a abordagens de ecologia e genética de populações.
Ester Serrão explica de uma forma mais concreta os objectivos do projecto FindKelp, “que incluem descobrir o estado actual das florestas marinhas de Portugal, o seu papel na manutenção da biodiversidade associada, o porquê do seu desaparecimento de algumas regiões, que factores influenciam a sua persistência e interligação entre manchas de floresta marinha, como repovoar as zonas desaparecidas e ainda sensibilizar a comunidade em geral para a sua importância e propor medidas de gestão para a sua conservação”.
O projecto tem muitos colaboradores, incluindo cientistas internacionais da Universidade da Califórnia e da Universidade de Paris, e conta com a participação activa de muitos voluntários, promovendo a participação pública, e a divulgação científica ao público geral.
Este fundo será uma importante contribuição para a realização das tarefas deste projecto, que inclui intensas campanhas de trabalho de campo e trabalho laboratorial, assim como para materiais de divulgação ao público.
O mesmo projecto recebeu também este ano a menção honrosa do prémio BES-Biodiversidade.