quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Olhão participa na iniciativa Plantar Portugal e sensibiliza alunos para a preservação ambiental
Durante esta semana, entre 23 e 26 de Novembro, a Câmara de Olhão participa na campanha de reflorestação nacional, denominada Plantar Portugal. Todas as escolas básicas do concelho estão a receber novas árvores, plantadas com a ajuda dos alunos, ao mesmo tempo que são incentivados à preservação ambiental.
“As árvores são importantes para o ambiente porque libertam oxigénio”, “as árvores são essenciais para termos melhor qualidade de vida”, “não as podemos pisar nem partir”… As opiniões dos alunos das escolas básicas do concelho de Olhão, ouvidas durante a iniciativa Plantar Portugal que está a decorrer esta semana no concelho de Olhão, são unânimes. As crianças estão sensibilizadas para a preservação do ambiente e isso mesmo tem sido testemunhado tanto pelo presidente da Autarquia, Francisco Leal, como pelo vice-presidente e vereador da Educação António Pina e pelo vereador do Ambiente, António Camacho.
Reflorestar e sensibilizar as crianças é o objectivo desta acção nacional à qual a Câmara de Olhão aderiu desde a primeira hora. As crianças, para além de ficarem responsáveis pelas árvores plantadas em cada escola (um aluno de cada turma ou uma turma apadrinham) participam também no cultivo e aprendem a tratar das mesmas. “Temos de ver quando é necessário regar ou fazer outro tipo de tratamento”, diz uma criança, entusiasmada com a iniciativa que decorre na escola.
O presidente, o vice-presidente e o vereador do Ambiente da Câmara de Olhão, que têm marcado presença nas várias escolas onde as plantações têm ocorrido, têm chamado a atenção para a importância do momento: “Assegurem que ninguém danifique as árvores. Para além destas, temos de plantar mais para termos um concelho mais arborizado”, disse o presidente da Câmara Municipal durante uma das acções de plantação.
Já o vice-presidente e o vereador do Ambiente, noutra escola, falaram das características das árvores a plantar – alfarrobeiras, ciprestes, pinheiros e chorões – e dos cuidados a ter com as mesmas. “Agora vamos cuidar destas árvores”, garantem os alunos das escolas básicas de Olhão.