quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Jornada “Manuel Teixeira Gomes, Portimão e a República” reúne investigadores de prestígio
10 de Dezembro – Museu de Portimão - Inscrições abertas até 3 de Dezembro
Encontram-se abertas até ao dia 3 de Dezembro as inscrições para a importante jornada marcada para 10 de Dezembro no Museu de Portimão que terá dois grandes momentos subordinados à temática “Manuel Teixeira Gomes, Portimão e a República”, a abordar por vários investigadores de renome, numa iniciativa integrada nas Comemorações Nacionais do 150º Aniversário de Manuel Teixeira Gomes e no programa do Dia da Cidade de Portimão, que se assinala a 11 de Dezembro.
Esta jornada, de entrada livre, incluirá o colóquio “Manuel Teixeira Gomes, Luz e Sombra no Horizonte Incerto” e a apresentação do livro “Portimão e a Revolução Republicana”, ambos coordenados pelo professor José Tengarrinha.
O colóquio terá lugar a partir das 09h00 e destina-se a promover o conhecimento de um período crucial da história de Portugal e das profundas transformações económicas, sociais, políticas e culturais que o país sofreu com a implantação da República, bem como o seu contexto internacional, no primeiro quartel do século XX.
Este importante encontro científico destina-se igualmente a aprofundar o conhecimento da acção política, diplomática e cultural do sétimo presidente da República, que também foi um distinto escritor.
O programa do colóquio inclui intervenções de Fernando Rosas, investigador e presidente do Instituto de História Contemporânea do Departamentos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), Maria João Raminhos Duarte, coordenadora do departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola E.B. 2,3 Engº Nuno Mergulhão, Duarte Ivo Cruz, professor do Ensino Superior e escritor, Isabel nobre Vargues, professora auxiliar de nomeação definitiva na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Fernanda Rollo, vice-presidente do Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL, António Ventura, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mostaka Zekri, professor no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e António Valdemar, presidente da Academia Nacional de Belas Artes.
O livro “Portimão e a Revolução Republicana”, uma obra de investigação original reunindo o contributo de investigadores de história de Portugal e regional, revela o impacto do ideário republicano e da revolução no município, no plano económico, social, político e cultural. Com prefácio de José Tengarrinha, a obra integra contributos originais de António Ventura, Maria João Raminhos Duarte, Luís Vidigal, Artur Barracosa Mendonça, Valdemar Coutinho e Alberto Piscarreta.