quarta-feira, 9 de junho de 2010
Município de Vila do Bispo volta hastear Bandeira Azul
No próximo dia 16 de Junho, o município de Vila do Bispo vai hastear 9 Bandeiras Azuis e uma Bandeira “Praia Acessível – Praia para todos”.
A cerimónia está marcada para as 10h00, na Praia do Burgau, seguindo-se as restantes praias galardoadas; Cabanas-Velhas, Salema, Zavial, Ingrina, Martinhal, Mareta, Castelejo e Cordoama com a Presença de representantes da Câmara Municipal, PNSACV, Capitania do Porto de Lagos e da ARH.
A candidatura a este galardão apresentado pela autarquia é voluntário e representa um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente pela Comissão Europeia da Bandeira Azul às praias portuguesas que cumpram um conjunto de critérios respeitantes á informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços.
A Praia da Salema viu-lhe também ser atribuído o galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”. Esta distinção prova que a praia cumpre os requisitos necessários para receber utentes com dificuldades de mobilidade, ou seja: acesso pedonal; estacionamento ordenado e reservado; de um acesso à zona de banhos; de passadeiras no areal; de instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso; de serviços de primeiros socorros e de nadadores-salvadores com formação especifica.
Trata-se de uma distinção que representa o esforço do concelho em melhorar as infra-estruturas e serviços de apoio aos veraneantes, eliminando as barreiras arquitectónicas nos equipamentos colectivos e na via pública.
A Campanha da Bandeira Azul da Europa iniciou-se em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE, conta com o apoio da Comissão Europeia e tem como objectivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes.
Refira-se que desde 2007 que a Câmara Municipal de Vila do Bispo não se candidatava a este galardão.