quinta-feira, 27 de maio de 2010
Homenagem aos Ballets Russes com estreia mundial no Algarve
O Teatro das Figuras, em Faro, recebe nos próximos dias 28, 29 e 30 de Maio uma justa homenagem aos Ballets Russes e ao seu criador Sergei Diaghilev, com a apresentação de três coreografias de referência da companhia russa – Sagração da Primavera, As Bodas e Fauno – interpretadas pela Companhia Nacional de Bailado. Os espectáculos assinalam o centenário dos Ballets Russes, que influenciaram as formas do ballet contemporâneo e marcaram profundamente a história da dança.
Sagração da Primavera, uma estreia mundial absoluta do coreógrafo espanhol Cayetano Soto, é uma das mais importantes obras sinfónicas do século XX e foi composta entre 1912 e 1913 por Igor Stravinsky para a companhia dos Ballets Russes, de Sergei Diaghilev. Criticada na estreia pela ousadia da composição e do bailado, é ainda hoje provocadora mas reconhecida como surpreendente pelo público e pelos críticos. Cayetano Soto pretende reinterpretar a composição de Stravinsky integrando o tema do sacrifício humano.
As Bodas, na versão original de Bronislava Nijinska, é “uma das mais estranhas e inesperadas obras apresentadas por Diaghilev. Tudo se conjugou para surpreender e avassalar o espectador: a música de Stravinsky de uma excepcional violência e de uma alucinante beleza; o tema que se baseava no ritual que acompanhava as cerimónias de casamento na velha Rússia; os cenários de Gontcharova de uma severidade pouco habitual, a coreografia de Nijinska geométrica e contrastante (...)”, nas palavras do crítico e historiador André Schaikevitch.
Fauno encerra o programa e é uma coreografia de Vasco de Wellenkamp, a partir do tema que inspirou o bailarino russo Nijinsky para a sua criação de “Prelude a l'apres-midi d'un faune". Com música de Débussy, aborda a dualidade homem/animal dessa figura mítica.
As actuações da Companhia Nacional de Bailado integram-se no programa “Allgarve’10” e nas comemorações do centenário da República.
Além do bailado, o programa “Allgarve’10” sugere também arte, desporto, animação de rua, novo circo, gastronomia e música, num calendário que se prolonga pela primeira vez até Novembro e que inclui um número recorde de cerca de 90 eventos.
Contando com um investimento global superior a 4 milhões de euros, este programa de valorização turística tem por objectivo reforçar a região algarvia como destino turístico de qualidade, proporcionando experiências que marcam aos turistas e aos residentes e complementando a oferta tradicional de Sol e Mar - característica da época alta - com cultura, actividades e animação por todo o ano.