quinta-feira, 27 de maio de 2010
Artur Rêgo quer conhecer realidade das empresas municipais algarvias
O deputado do CDS-PP, eleito pelo Algarve, Artur Rêgo, quer saber a situação real das empresas municipais que existem na região e, para obter essas respostas, enviou um requerimento aos dezasseis municípios do distrito de Faro.
O deputado quer saber quais as empresas em que as autarquias têm participação e qual a percentagem dessa participação. O deputado centrista quer ainda conhecer os resultados líquidos entre 2005 e 2009 das empresas municipais ou outras entidades em que as câmaras tenham participação e também o número e identificação dos actuais administradores, bem assim como a sua remuneração líquida.
O deputado considera que “a criação de empresas municipais e a participação dos municípios em empresas transformou-se num dos mais graves problemas do país”. Artur Rêgo diz ainda que “perante a inoperância dos serviços municipais e a incapacidade dos seus dirigentes para os renovarem, foi impulsionado a criação deste novo modelo de gestão em quase todas as áreas e estas empresas, que usam dinheiros públicos, e privados estão, muitas vezes, acima do controlo do Estado e dos seus mecanismos de fiscalização”.